Buscar

Aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1732 - PSICO. NAS ORGANIZ. 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
		1-Para desenvolver competências nas pessoas para que as tornem mais produtivas, criativas, e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais é necessário as empresas investirem cada vez mais em:
	
	
	
	
	Recrutamento
	
	
	Desenvolvimento
	
	
	Processo de Seleção
	
	
	Avaliação de desempenho
	
	 
	Treinamento
		2-A Seleção de Pessoal é o processo de escolher e filtrar entre os candidatos recrutados aqueles com maiores probabilidades de se ajustar aos cargos vagos. O instrumento mais utilizado em um processo seletivo é
	
	
	
	
	a) Análises grafológicas
	
	
	c) Teste informatizado
	
	 
	b) Dinâmica de grupo
	
	
	d) Teste de personalidade
	
	 
	e) Entrevista
		3-A seleção de pessoas constitui, para o meio corporativo, a chance de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem a esses objetivos. A técnica mais utilizada é:
	
	
	
	
	Testes de simulação de desempenho
	
	 
	Entrevistas
	
	
	Grafologia
	
	
	Testes objetivos
	
	
	Avaliação de desempenho
	
	4-Assinale a alternativa que corresponde a uma vantagem de se promover o Recrutamento Interno no processo de captação/provimento de pessoas nas organizações:
	
	
	
	
	Promove mudanças na cultura organizacional vigente.
	
	 
	Incentiva o planejamento de carreira e, consequentemente, estimula a motivação
	
	
	Enriquece o capital intelectual com a inclusão de variadas competências.
	
	
	Define o grau de contribuição de cada funcionário para os resultados da empresa.
	
	
	Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho.
		5-Assinale as alternativas corretas : 1- ( ) As organizações atualmente, não requerem, qualificação e atualização da mão de obra para operar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo e em constante mutação. 2- ( ) Pode-se classificar como Treinamento toda e qualquer atividade que vise a qualificação, formação ou aperfeiçoamento dos funcionários 3 - ( ) A seleção de pessoas constitui, a impossibilidade de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. 4 - ( ) Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem aos objetivos pretendidos pela mesma, estando entre as mais utilizadas: as entrevistas, os testes para medida de conhecimentos, simulação de desempenho, entre outros.
	
	
	
	 
	2, e 4
	
	
	1 e 2
	
	
	3, 1,4
	
	
	1, 4,2,
	
	 
	4 e 3
		6-Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
	
	
	
	
	Apenas a II está correta;
	
	
	Apenas a III está correta;
	
	
	I e IV estão corretas.
	
	 
	III e IV estão corretas;
	
	 
	Apenas a I está correta;
		7-As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. Assinale a única resposta certa relacionada ao conceito de entrevista do tipo não diretiva:
	
	
	
	
	acionada quando o entrevistado apresenta dificuldades em responder a perguntas fechadas. Basicamente a entrevista não-diretiva faz uso de perguntas comportamentais, o que revela as condições emocionais e técnicas do entrevistado para ocupar um cargo vago.
	
	
	a melhor técnica a ser utilizada nos processos de seleção para cargos gerenciais e de diretoria. O entrevistador neste tipo de entrevista se baseia em uma listagem de assuntos a questionar e colhe as respostas ou informações do candidato aleatoriamente.
	
	 
	aquela que faz uso de um roteiro de perguntas aberto. Esta entrevista pode também assumir uma variedade de formas, como escolha simples, escolha múltipla, etc. Apresenta a vantagem de proporcionar ao entrevistador a descontração, o que faz com que o entrevistado tenha a oportunidade de trazer à tona característica de personalidade que não conseguiriam ser observadas em outros tipos de entrevista.
	
	 
	totalmente livre não especificando nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada.
	
	
	a que determina o tipo de respostas desejadas, mas não especifica as questões, ou seja, deixa totalmente livre as perguntas a serem feitas, dando a sensação para o candidato que o encontro da entrevista nada mais é do que uma conversa informal.
		8-(Fonte: FCC ¿ 2010 ¿ TRT) Entre os principais testes de seleção estão os testes de conhecimento que normalmente são:
	
	
	
	
	indicados para identificar aspectos permanentes e consistentes do comportamento de uma pessoa.
	
	 
	os únicos que indicam de forma clara e precisa a presença de um padrão de comportamento que garantirá o sucesso ou não do candidato na execução do trabalho que pretende realizar na empresa.
	
	 
	escritos e avaliam conhecimentos específicos ou habilidades, como capacidade de articulação do pensamento e do raciocínio.
	
	
	utilizados para avaliar o potencial intelectual, comportamentos específicos e certos traços de personalidade dos candidatos.
	
	
	recomendados para verificar atitudes, como as relacionadas aos cargos de natureza operacional ou de produção.

Outros materiais