Buscar

TEORIA DA HISTÓRIA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA DA HISTÓRIA
	Avaliação Parcial: CEL0496_SM_201801250911 V.1 
	Aluno(a): MARCIO RODRIGUES DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201801250911
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 06/10/2018 19:27:48 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201804174638)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o título correto do tratado histórico escrito por Tucídides e que é definido pela tradição como o segundo texto do gênero historiográfico.
		
	
	Poética.
	 
	História da Guerra do Peloponeso.
	
	Histórias.
	
	Ideologia Alemã.
	
	Retórica.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201801948557)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como sabemos, o conhecimento histórico é o resultado do trabalho desenvolvido pelo historiador, que opera com modelos científicos que chamamos de "paradigmas". Assinale, entre as opções apresentadas abaixo, aquela que apresenta exemplos de paradigmas históricos que nasceram no século XIX.
		
	
	O logos socrático, a antropologia levi-straussiana, a história social francesa.
	 
	O positivismo, o historicismo e o marxismo.
	
	O logos socrático, o marxismo, a história social francesa.
	
	A antropologia levi-straussiana, o marxismo, o positivismo.
	
	O logos socrático, o positivismo, a história social francesa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201801948555)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao examinar a história do conhecimento histórico nas primeiras décadas do século XX, é possível perceber a busca pela interdisciplinaridade, que consiste no diálogo entre as mais diversas áreas do conhecimento. Assinale, entre as opções apresentadas abaixo. aquela que apresenta o nome da escola histórica que priorizou a interdisciplinaridade.
		
	
	O historicismo francês.
	
	A Escola de Frankfurt.
	
	A antropologia social inglesa.
	
	O historicismo germânico.
	 
	A Escola dos Annales.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201801293799)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir.
I Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos.
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa baseados em testemunhos orais.
São corretas APENAS as características:
		
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201801962732)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual assertiva abaixo não está correta:
		
	
	A história dos Annales com a sua interdisciplinaridade permitiu que a história pudesse apropriar-se das ferramentas das outras disciplinas para desenvolver e analisar melhor seu objeto de estudo.
	 
	A história econômica nunca foi muito bem vista dentro dos Annales, que desde o início queria fortalecer a história oficial dos Estados.
	
	A economia diz respeita à produção, circulação e consumo de riquezas em uma determinada sociedade.
	
	A história econômica foi durante grande parte do século XX uma abordagem hegemônica dentro da história social proposta pelos annales.
	
	A economia só se tornou uma esfera específica do mundo social após o advento do capitalismo. Mesmo nas sociedades capitalistas, a economia não é completamente opaca e imune às influências das outras atividades sociais, políticas e culturais. Por isso, é fundamental o diálogo da história econômica com a história social.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802004989)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Trata-se de uma abordagem historiográfica que nasceu em meados do século XX e que propôs a análise histórica quantitativa. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome dessa proposta.
		
	
	História cultural.
	
	História social.
	
	História das mentalidades.
	 
	História serial.
	
	História política.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201802359555)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir de fins da década de 1960, a História Política passou por um processo de atualização, levando ao surgimento de uma Nova História Política. Sobre esta corrente, é correto afirmar:
		
	
	A Nova História Política voltou-se para a retomada do estudo dos chamados ¿Grandes Homens¿, representantes democráticos do Estado de Direito.
	
	A expansão da Nova História Política foi determinada, no nível mundial, pelo crescimento da esfera do Estado e sua ação na economia a partir da década de 1970.
	
	O campo da Nova História Política surgiu no bojo do paradigma pós-moderno, voltando-se justamente para a negação da política e da possibilidade de se escrever sua história.
	
	O surgimento de uma Nova História Política foi fortemente impulsionado pela descoberta de casos de corrupção na Europa e suas ligações com as estruturas econômicas.
	 
	Através de uma maior aproximação com a Ciência Política, a Nova História Política se reconstruiu em oposição à história política narrativa tradicional do século XIX.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201801515123)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a Alternativa ERRADA.
Além da sua notável expansão de objetos de estudo, a História Política renovou-se também a partir dos seus diálogos intradisciplinares com outros campos da História, bem como de seus diálogos interdisciplinares com outras ciências humanas e sociais.
		
	
	A Ciência Política contribuiu simultaneamente para uma renovação do vocabulário da História Política e para a incorporação de novas noções, tais como o conceito de "poder simbólico", proposto pelo sociólogo Pierre Bourdieu.
	 
	Em função da tentativa de interação com outros campos do saber, a História Política passou a sofrer muitas críticas, sendo acusada de se apropriar indevidamente de técnicas, conceitos, vocabulários e problemáticas que não lhe diziam respeito.
	
	Com relação as novas metodologias que passaram a ser disponibilizadas aos historiadores políticos através da renovação dos diálogos interdisciplinares, podemos citar como exemplos a Linguística e a Estatística.
	
	Outro conceito relevante para a ampliação dos objetos de estudo dos que se dedicam a História Política é o de "Micro Poder", que tem como entre suas principais referências as obras de Michel Foucault.
	
	Entre estas ciências humanas e sociais, destacam-se, entre outras, a Sociologia, a Ciência Política e a Psicologia Social.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201801293862)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a história das mentalidades NÃO se pode afirmar que:
		
	 
	É associada a história de curta duração, pois as mentlidades constituem-se em padrões de pensamento que modificam-se em um curto espaço de tempo.
	
	É uma história que contempla o sistema de crenças, de valores e de representações próprios a uma época ou grupo.
	
	É uma historiografia que volta-se para as ideias que os indivíduos formam das suas condições de existência.
	
	Dentre os objetos típicos da História das mentalidades pode-se citar, por exemplo, as sensibilidades do Homem diante da morte e a história dos grandes medos estudadapor Jean Delumeau.
	
	É um tipo de historiografia que privilegia os modos de pensar e de sentir dos indivíduos de uma mesma época e um de seus principais representantes é Michel Vovelle.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201802144825)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com o fim da "Históriadas Mentalidades", percebemos sua fragmentação em diferentes proposições, que podemos caracterizar da seguinte maneira:
		
	
	Da exclusividade da história regional como a unica que interessaria aos diferentes grupos que compõem uma sociedade.
	
	História das relações políticas apenas, com ênfase no produto das ações dos Estados e seus agentes.
	
	História das relações econômicas, nas quais prevalecem apenas os aspectos quantitativos.
	 
	O interesse pelos modos de pensar, agir e sentir, articulando-se com a Antropologia e com a Etnografia.
	
	A análise da base material das sociedades como a fonte de toda história, conforme certa tendência interpretativa do marxismo.

Outros materiais