Buscar

Hermenêutica - Resenha do Livro A Força Normativa da Constituição, de Konrad Hesse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: Hermenêutica
Acadêmico: Lauriano Luz
Trabalho: Resenha do livro “A Força Normativa da Constituição”, de Konrad Hesse
Respeitando as posições assumidas por Ferdinand Lassalle em seu posicionamento sobre a falta de normatividade da Constituição em relação aos Fatores Reais de Poder (A Essência da Constituição), Hesse defende os pressupostos básicos para que a Constituição possua efetivamente Força Normativa a partir deste livro que se tornou um dos clássicos do Direito Constitucional.
Para Hesse, em semelhança aos “Fatores Reais de Poder” elencados por Lassalle, se o texto Constitucional (Constituição Jurídica) não expressar a realidade histórica da formação social, econômica e cultural (Constituição Real), pouco Poder Normativo terá, culminando, inevitavelmente, em seu desuso e desrespeito como norma fundamental.
Por outro lado, distanciando-se dos posicionamentos de Lassalle, Hesse defende que a Constituição Jurídica possui Força Normativa em relação à Constituição Real e sua existência não se baseia simplesmente na justificativa dos Fatores Reais de Poder. Para ele, estas duas constituições estão em um condicionamento recíproco e dinâmico, segundo a evolução da vida social.
Hesse reforça o seu posicionamento diferenciando a Ciência do Direito Constitucional da Ciência Política e da Sociologia, sendo estas ciências voltadas para a retratação da realidade e aquela uma ciência Normativa.
Segundo Hesse, para que a Constituição Jurídica possua maior vitalidade, seu texto deve se restringir aos preceitos fundamentais da formação social, sob pena de, não o sendo, estar sujeita a muitas emendas e, por conseqüência, à perda da sua Força Normativa. Hesse cita como exemplo de Constituição Jurídica de grande vitalidade a constituição americana.
Justificam-se os posicionamentos divergentes entre os dois autores em função do período em que criaram suas obras; Lassalle retratou o que estava evidente em sua época de vida e estudos, a Constituição Jurídica sendo criada ou modificada para a simples conformação aos Fatores Reais de Poder então dominantes; Hesse pôde verificar uma evolução do mundo jurídico e social que elevou o conteúdo do Texto Constitucional ao ápice da ordem jurídica, passando este a exercer força própria para a determinação das condições da vida em sociedade.

Outros materiais