Buscar

AD1 Logística

Prévia do material em texto

FÓRUM 1
Primeira atividade da AD1
Prezados alunos da disciplina Logística Empresarial
AÇÃO: Considerando a leitura das aulas 1 e 2 de nossa disciplina, explique em exatamente 250 palavras as seguintes proposições:
- Distinção entre os conceitos de Logística e Cadeia de Suprimentos;
- A relação entre os aspectos de gestão da Cadeia de Suprimentos e a competitividade das empresas;
- Destaque as mudanças no comportamento dos clientes que têm implicações no gerenciamento logístico.
REAÇÃO: Comente em exatamente 150 palavras a ação de um dos colegas.
data limite para o cumprimento
da missão: 07 de agosto de 2018 às 23:59h
A logística é o gerenciamento estratégico do fluxo de matérias, produtos e informações, compreende a orientação e estrutura de planejamento que têm por objetivo elaboração de um plano integrado ao longo de uma séries de estágios de negócio, esses estágios de um negócio são o que chamamos de cadeia de suprimentos. 
A gestão da cadeia de suprimentos é de extrema importância para a competitividade da empresa. Aspectos como - Transformação tecnológica, econômica e social tornam necessário um aperfeiçoamento contínuo, principalmente na administração. O uso contínuo de recursos renováveis e não-renováveis do planeta, bem como a capacidade de a natureza absorver os resíduos oriundos da ação humana, já chegou ao limite. A crescente procura por novas fontes de energia e por matérias-primas tem levado os custos desses insumos industriais – devem ser levados em consideração. Sendo assim, podemos concluir que uma correta operacionalização da cadeia de suprimentos é essencial para garantir a competitividade da empresa. 
Para obter vantagem competitiva, as empresa deve ser capaz de oferecer valor ao cliente. Nesse contexto, algumas mudanças no comportamento do consumidor fazem com que essas precisem mudar suas estratégias de gerenciamento logístico. Por exemplo: os consumidores estão cada vez menos fiéis a marcas específicas, o que faz com que a disponibilidade do produto na prateleira seja uma vantagem competitiva. Além disso, há uma tendência que os clientes diminuam em quantidade e aumentem em tamanho, sendo necessária uma estratégia de modo a conseguir oferecer valor para um menor número de clientes, o que exigirá eficiência do gerenciamento.
Alguns aspectos sejam levados em consideração em relação a isso. Como, por exemplo: A transformação tecnológica, econômica e social tornam necessário um aperfeiçoamento contínuo, principalmente na administração. O uso contínuo de recursos renováveis e não-renováveis do planeta, bom como a capacidade de a natureza absorver os resíduos oriundos da ação humana, já chegou ao limite. A crescente procura por novas fontes de energia e por matérias-primas tem levado os custos desses insumos industriais. O crescimento da percepção de risco no ambiente de mercados, que é designado pelo aumento da volatilidade, fato que torna a decisão no âmbito empresarial cada vez mais dependente de informações de respaldo técnico. A crescente competição entre as empresas por fatias do mercado e por aumento de lucratividade torna alguns fatores indispensáveis para que possam atingir os objetivos operacionais. Por fim, considerando-se que as empresas normalmente competem em custos e diferenciação ou por nicho de mercado, qualquer fator que venha a provocar uma possibilidade de ampliação da vantagem competitiva é bem acolhido pelas organizações.
Olá, Carla. 
Adicionalmente ao que você falou sobre a necessidade da empresa de oferecer valor ao cliente para adquirir vantagem competitiva, gostaria de destacar alguns aspectos relevantes para a gestão da cadeia de suprimentos na atualidade e que acho importante serem destacados. Esses são: As transformações tecnológica que estamos passando no mundo atualmente, o que traz uma necessidade contínua de aperfeiçoamento para as empresas, o uso continuado de recursos não-renováveis no planeta e a capacidade da natureza de absorve resíduos. A crescente procura por novas fontes de energia e por matérias-primas. O crescimento da percepção de ressico no ambiente de mercado, com o aumento da volatilidade, fato que torna a tomada de decisão, no contexto empresarial, cada vez mais dependente de informações e de respaldo técnico. A crescente competição entre as empresas por fatias de mercado e por aumento de lucratividade torna alguns fatores indispensáveis para atingir os objetivos organizacionais.
FÓRUM 2
AÇÃO:
Comente sobre a importância da Gestão Logística na busca de resultados operacionais para as empresas, destacando o seu papel enquanto otimizador do capital de giro e Explique como se pode modelar uma relação entre o giro dos ativos e as margens praticadas, e seus efeitos no Retorno Sobre os Investimentos. Como você integrarias os aspectos de Qualidade; Serviço; Custo e Tempo nessa modelagem? Empregue exatamente 350 palavras.
Uma boa estratégia e funcionamento operacional da logística é de extrema importância para o alcance das estratégias corporativas. As estratégias corporativas possuem alguns objetivos genéricos, dentre eles está um dado nível de lucro e um dado retorno sobre o investimento. Ou seja, a estratégia corporativa só se concretiza na medida que as áreas funcionais, como a área de Logística, forem capazes de dar continuidade aos seus respectivos planos. 
A gestão logística pode impactar o resultado da empresa de múltiplas formas, seja pelo aspecto do aumento da receita ou da redução dos custos, o que vai afetar o lucro, ou seja pela maior eficiência do capital empregado, o que vai aumentar o giro dos ativos.
A logística possui uma relação direta com o elemento estoque e seu impacto na ROI (retorno sobre os investimentos). Os principais elementos que propiciam um aumento do ROI são o Lucro e o Capital Agregado, que são afetados indiretamente pelo serviço ao cliente, pela eficiência logística, pelo gerenciamento do canal, pelos prazos dos ciclos financeiros, pela logística just in time e pelo grau de emprego dos recursos, ou seja, elementos principais da gestão logística. 
O ROI tem dois principais direcionadores, a margem e o giro dos ativos. Para promovermos um Retorno sobre investimento mais elevado, devemos ter uma boa relação entre a margem e o giro dos ativos. Ou seja, uma empresa pode implementar uma margem pequena, desde que o capital empregado seja baixo, isso pode ser feito através da manutenção de um baixo nível de estoque (fator estratégico da gestão logística). 
A qualidade de serviço logístico está diretamente ligado à receita e o volume de vendas, afetando diretamente a margem e o capital empregados. O custo é um elemento que afeta diretamente a margem de lucro da empresa, sendo a redução deste este um resultado direto da eficiência logística. Outro aspecto importante é o tempo, a redução deste na cadeia de suprimentos não apenas melhora o nível de serviço como também reduz os custos por meio da eliminação de atividades que não agregam valor. A eficiência da cadeia de suprimentos busca agregar valor ao cliente.
REAÇÃO: Comente em exatamente 250 palavras a ação de um dos colegas.
Adicionalmente, sobre os aspectos que agregam valor ao cliente e consequentemente à estratégia da empresa. Devemos ressaltar que o fator agregação de valor relacionado ao tempo, é aquele despendido com a realização de uma atividade pela qual o cliente está disposto a pagar, tal como, por exemplo, manufatura do produto, seu transporte até o cliente ou ainda meios necessários para realizar a troca. O tempo que não agrega valor é aquele gasto com atividades cuja eliminação não acarretaria qualquer redução de benefícios para o cliente, tais como, períodos em que as mercadorias ficam estocadas em distintos pontos ao longo da cadeia de suprimentos. Em razão do desenho do processo, seria impossível eliminar todas as atividades que agregam valor. Contudo, devemos lembrar que essas atividades agregam custos e devem ser reduzidas ao mínimo possível. 
A busca pela redução do tempo da cadeia de suprimento é umaatividade que envolve a análise das agregação de valor das atividades do processo. Essa análise traz melhorias e podem acarretar em menores custos e melhores níveis de serviço atribuídos à cadeia de suprimentos. Todas as atividades implicam custos, mas as atividades ditas de valor agregado trazem um volume de benefícios superiores aos custos incorridos, enquanto aquelas ditas sem valor agregado apenas possuem custos e não agregam valor para o cliente. Com o uso do diagrama de processos na cadeia de suprimentos, os gestores são capazes de verificar o período utilizado para cada atividade e com isso e com isso reduzir o tempo longo do canal. 
FÓRUM 3 – ESQUECI 
FÓRUM 4 
Reflitam acerca da importância do gerenciamento de estoques na cadeia logística.
AÇÃO: Comente sobre as Políticas de Gestão de Estoques nos diferentes tamanhos e modelos de negócios. A gestão de estoques é viável nos pequenos negócios? Use exatamente 300 palavras.
A Gestão do estoque é de extrema importância, pois é elemento fundamental tanto na redução e controle dos custos totais, quanto para a melhoria do nível de serviço ao cliente prestado pela empresa. Um dos principais aspectos da política de estoques é visibilidade da demanda, de tal forma que seja assinalado o ponto de desacoplamento da demanda. A melhor política de gestão de estoque tanto pode ser reagir à demanda real na produção e na distribuição, numa perspectiva de puxar, quanto pode ser planejar a produção e distribuição como uma função das previsões de vendas, na concepção de empurrar. Sempre que houver movimentação de quantidades desvinculadas das necessidades reais e iguais ou desvinculadas das necessidades estimadas, está sendo verificada uma política de antecipação. Por outro lado, sempre que houver movimentação de quantidades iguais às necessidades reais, haverá uma política de postergação, esse tipo de política só funciona a contento de modelos de gestão de estoque reativos e enxutos. 
Hoje em dia, se busca cada vez mais uma determinada disponibilidade de produto com o menor nível de estoque possível. Quanto melhor o relacionamento e fidelidade da empresa com seus fornecedores e clientes, mais fácil será dela ter um estoque mais enxuto. Nesse aspecto, empresas pequenas podem utilizar do recurso das parcerias utilizando uma política de estoque reativa de postergação. Talvez uma política de gestão de estoque de antecipação não seja muito viável para pequenas empresas, pois provavelmente não é capaz de financiar um estoque muito grande (como podem fazer as empresas maiores), devido a seu capital de giro para o estoque. 
Considerando os diversos aspectos e variáveis da política de estoques, é de extrema importância tanto para os grandes negócios quanto para os pequenos que façam uso da gestão de estoque. Podendo assim, melhorar o seu serviço e reduzir seus custos.
REAÇÃO: Comente em exatamente 200 palavras a ação de um dos colegas.
Data limite para o cumprimento da missão: 20 de agosto de 2018 às 23:55h.
Concordo com suas palavras. 
Lendo sobre o assunto tirei algumas conclusões do que seriam vantagens e desvantages para os pequenos e grandes negócios. Como por exemple, imagino que para os pequenos negócios seja mais fácil ter um relacionamento mais pessoal com seus fornecedores e clientes, e com isso, seja mais fácil para eles aplicarem uma política de estoques de postergação, como você mesma mencionou, esse política só é possível para modelos de estoque reativos e enxutos. O que acho que seria possibilitado por esses bons relacionamentos, fidelidade e facilidade de comunicação com o cliente que é mais fácil para os pequenos negócios. 
Já para grandes empresas que possuem produção em massa, acredito que tendam a ter uma política de estoque de antecipação. A vantagem disso é a disponibilidade de oferta ao cliente. Devido ao grande consumo de seus produtos. Acredito que isso seja muito aplicável a bens de consumo que possuem uma demanda grande e tem a disponibilidade ao cliente como um vantagem competitiva. Essa política é aconselhada para produtos que enfrentam condições diferenciadas de demanda. No entanto, os estoques devem ser mantidos mesmo em momentos de grande demanda, o que faz com que esse estoque tenha um custo maior.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes