Buscar

Internet das Coisas (IoT)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anhanguera Educacional
Professor: 
Aluno: Antonio Fisco
Internet das Coisas (IoT)
	A “Internet das Coisas” também conhecida por IoT (Internet of Things, em inglês), consiste na idéia da fusão do “mundo real” com o “mundo digital”, fazendo com que o individuo possa estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos.
Ela conecta os aparelhos e veículos usando sensores eletrônicos e a Internet. É uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede e é capaz de coletar e transmitir dados. Nada mais é que uma extensão da Internet atual, que proporciona aos objetivos do dia-a-dia, mas com capacidade computacional e de comunicação, se conectarem a internet. 
A Internet das Coisas (IoT) é um termo criado em setembro de 1999 por Kevin Ashton, um pioneiro tecnológico britânico, que concebeu um sistema de sensores conectando o mundo físico á internet.
	O conceito surgiu fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Auto-ID Laboratory, recorrendo ao uso de identificação por radiofreqüência e Wirelles Sensor Networks. O objetivo foi criar um sistema de registros de bens usando um sistema de numeração único chamado Electronic Product Code. 
	O primeiro dispositivo IoT foi desenvolvido por Simon Hackettt e John Romkey após um desafio imposto por Dan Lynch, presidente da Interop na época, no qual se eles conseguissem desenvolver uma torradeira que fosse ligada pela internet, o aparelho seria colocado em exposição durante a conferencia de Interop 1990. Motivado pelo desafio, Simon Hackett e Johm Romkey conseguiram desenvolver a torradeira conectada a um computador, vinda a ser um grande sucesso. 
	Agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir. Suas possibilidades são inúmeras, a Internet das Coisas está transformando nossa relação com a tecnologia, mudando o modo como interagimos com o mundo e, principalmente, o modo como o mundo interage conosco.
	Mas de que “coisa” estamos falando? A resposta é: Qualquer Coisa! Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones, qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas. Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral.
	Desde 2017 existem mais objetos na internet do que as 7 bilhões de pessoas no mundo, e segundo a Gartner, estima-se que em 2020, 12 bilhões de dispositivos estejam conectados à IoT, o que demonstra a importância de se refletir sobre esse processo.

Outros materiais