Buscar

Bases Sociológicas da Educação (I)

Prévia do material em texto

Bases Sociológicas da Educação
1.1. CONCEITO DE SOCIOLOGIA
1.2. CONCEITO DE EDUCAÇAO
1.3. CONCEITO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO
"A Sociologia representa a autoconsciência científica de uma realidade social".
 (Hans Freyer)
CONCEITO DE SOCIOLOGIA
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. A sociologia nos ajuda a refletir sobre as certezas que temos, põe sob observação nossas opiniões. A sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia. Esses fenômenos muitas vezes nos provocam indagações. 
CONCEITO DE EDUCAÇÃO
Do ponto de vista sociológico, a educação pode ser definida como "a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas ainda não amadurecidas para a vida social", ou resumindo "a educação é a socialização da criança".
Assim entendida, fica evidente a significação e a importância da educação para a vida do grupo, pois é ela, em última análise, que garante as condições de coesão, de renovação e da própria sobrevivência da sociedade.
CONCEITO DE SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
A Sociologia tem por objeto de estudo a vida dos homens em sociedade, em suas inter-relações, bem como as criações culturais que nela têm origem. Por outro lado, a educação é o processo social através do qual a sociedade sistematiza a transmissão de sua herança cultural, sendo esta transmissão a própria condição de continuidade da espécie humana.
Os clássicos da sociologia
Um dos grandes problemas da sociologia no Ensino Médio talvez seja resolver o impasse de ter que definir o conceito de sociedade logo nas primeiras aulas sem antes ter esclarecido o aluno sobre a existência de diferentes correntes.
Émile Durkheim (1858 – 1917)
Para este autor, a sociedade é um conjunto de regras e normas, padrões de conduta, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência individual; os sentimentos não estão no coração, mas sim na existência social.
Max Weber (1864-1920) 
Ao contrário de Durkheim, Weber não enxerga a sociedade; os padrões, as convenções, regras, etc. São constituídos e se transformam nas relações sociais estabelecidas entre indivíduos. Portanto têm a ver com as motivações dos mesmos e com o sentido que atribuem às suas ações.
Karl Marx (1818 – 1883)
Para Marx estava particularmente preocupado em estudar a sociedade capitalista e não em elaborar uma teoria geral das sociedades As relações de produção se caracterizam pela propriedade privada dos meios de produção (máquinas, ferramentas, capital, etc.).
Canção: Chico Brito
Lá vem o Chico Brito,
Descendo o morro nas mãos do Peçanha,
É mais um processo!
É mais uma façanha!
Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte,
É valente no morro,
Dizem que fuma uma erva do norte.
Quando menino teve na escola,
Era aplicado, tinha religião,
Quando jogava bola era escolhido para capitão,
Mas, a vida tem os seus revezes,
Diz sempre Chico defendendo teses,
Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,
A culpa é da sociedade que o transformou.
A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, indivíduo que vive na criminalidade. Chico era, em princípio, “tão bom” como qualquer outra pessoa, mas o “sistema” não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade.
-Questionamentos 
1-) O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
O homem nasce e se desenvolve em sociedade e conforme evolui tem seu caráter em grande parte pela influência da sociedade, “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe", no entanto, é inegável que diversos homens tiveram um grande papel na sociedade, ajudando a transformá-la, contudo este mesmo homem que ajudou a transformá-la também sofreu influência da sociedade, desta forma se conclui que acima de tudo, a sociedade faz o homem.
2-) Por que uns têm tanto e outros tão pouco? 
Desigualdade Social.
3-) Por que as pessoas se unem ou se tornam rivais?
Isso ocorre porque cada pessoa pensa de uma forma age de uma forma, enfim tem suas particularidades, às vezes coletivas ou não, como por exemplo, de explicar essas propriedades a outras pessoas, já àquelas que se opõem viram rivais, buscando também explicar porque as suas são melhores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes