Buscar

Aula+1+-+Mass_communication_research

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Teorias da Comunicação Mass Communication Research (1920 - 1960)
*
Teorias da Comunicação
*
Teorias da Comunicação
Introdução
Mass Communication Research compreende estudos que partem de um ponto mais simplista até estudos mais sofisticados, que percebem a complexidade dos fenômenos comunicacionais.
*
Teorias da Comunicação
Introdução
As quatro características comuns aos estudos que integram a Mass Communication Research:
 Orientação empiricista: dimensão quantitativa
 Orientação pragmática: pesquisa administrativa
 Objeto de estudo: comunicação midiática
 Modelo comunicativo comum: Teoria Matemática da 
 Comunicação
*
Teorias da Comunicação
Introdução
 Orientação empiricista: dimensão quantitativa
O tipo de pesquisa que a Mass Communication Research faz é a empírica, que estuda casos concretos de atos comunicacionais. São estudos que analisam uma determinada situação concreta de comunicação, como a cobertura que um determinado jornal faz durante uma campanha eleitoral ou mapear a quantidade e o tipo de audiência de um programa de rádio, por exemplo. Privilegia casos empíricos a partir da perspectiva quantitativa. Busca entender as proporções, os dados e as estatísticas. 
Exemplo:
Em 1948, Lazarsfeld estudou o funcionamento da propaganda de massa. 
*
Teorias da Comunicação
Introdução
 Orientação pragmática: pesquisa administrativa
A orientação desses estudos é alimentar a prática, ou seja, a pragmática e, por isso, recebe o nome de pesquisa administrativa.
É uma pesquisa que visa entender como funcionam os meios de comunicação de massa para poder favorecer a otimização do uso desses meios.
Assim, compreender os mecanismos pelos quais a comunicação de massa funciona é interessante, pois permite que os operadores da comunicação - administradores, políticos, governos, etc. - possam, de certa maneira, aperfeiçoar o uso dessas ferramentas.
*
Teorias da Comunicação
Introdução
A maior parte dessas pesquisas é feita por encomenda, tanto por parte dos departamentos estatais, quanto por parte dos impérios midiáticos. É bom lembrar que estamos no período de 1920 a 1960, época que atravessa a Segunda Guerra Mundial e, logo em seguida, a Guerra Fria, quando as mídias de massa terão imensa relevância.
*
Teorias da Comunicação
Introdução
 Objeto de estudo: comunicação midiática
Comunicação é um conceito muito amplo que serve para nomear inúmeras dimensões.
Se fizermos hoje um levantamento, a comunicação pode conter inúmeros sentidos e podemos dizer que somos geneticamente informação.
Mas qual comunicação esses pesquisadores estudam? Não é a linguagem, nem a oralidade, nem o caráter tecnológico dos processos comunicacionais. Eles estudam a comunicação midiática.
A pesquisa da Mass Communication Research centra as suas ferramentas no estudo dos meios de comunicação, mais especifícamente nos meios de comunicação de massa, nos processos de comunicação que acontecem por intermédio desses meios. São pesquisas que têm, em geral, a mídia - em inglês, o mass media - como elemento central.
*
Teorias da Comunicação
Introdução
 Modelo comunicativo comum: Teoria Matemática da 
 Comunicação
Todos as pesquisas partem em geral, ou pelo menos inicialmente, de um modelo comum: a ideia básica - e aparentemente óbvia - de que comunicação é a transmissão de mensagens de um ponto A para um ponto B, através de algum meio, algum canal.
Esse modelo sustenta as pesquisas da Mass Communication Research até o seu questionamento final. 
A formalização clássica dessa concepção é fornecida pela chamada Teoria Matemática da Comunicação.
 
*
Teorias da Comunicação
Introdução
O livro que inaugura oficialmente a Mass Communication Research foi publicado pelo sociólogo Harold Lasswell, em 1927, e apresenta as técnicas de propaganda na Primeira Guerra Mundial – (“Propaganda Technique in the World War”).
Na publicação, o pesquisador analisa o funcionamento da propaganda de guerra, entendida como instrumento que pode ser utilizado para bons ou para maus fins. Traz a ideia de que os meios de comunicação, extremamente poderosos, manipulam as consciências.
Esse livro, considerado o marco inicial da Mass Communication Research, aborda o estudo dos efeitos da comunicação de massa sobre os indivíduos, analisando os principais temas das propagandas americana, inglesa, francesa e alemã, entre 1914 e 1917.
*
Teoria Matemática 
*
Teoria Matemática (ou Teoria da Informação)
A Teoria Matemática foi originada por Claude Shannon, engenheiro que trabalhava no laboratório Bell System - uma das subsidiárias do grande grupo de comunicação AT&T - com criptografia e processo de codificação.
Enquanto trabalhava no Bell System, Shannon começou a se preocupar com a questão técnica da transmissão das mensagens de um ponto a outro. Ele pensava em como conseguir uma transmissão segura. Um elemento central aí era o código e sua eficácia (economia).
Teoria Matemática
*
Teoria Matemática
A preocupação de Shannon não está no sentido das mensagens, nas ideologias ocultas ou explícitas. Ele se preocupa com processos eficazes de codificação e transmissão e, ao mesmo tempo, em como garantir que a mensagem que passe por um processo de codificação chegue ao seu destino de maneira segura.
Problemática de Shannon: pensar um sistema de comunicação no qual se garanta a isomorfia das mensagens, transmitidas entre dois pontos de forma linear.
Em 1948, ele apresenta sua tese no jornal do Bell System e, em 1949, ela é publicada com os comentários de Warren Weaver em formato de livro, pela Universidade de Illinois. 
*
OBJETIVO: PASSAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO COM O MÍNIMO DE DISTORÇÃO E COM A MÁXIMA ECONOMIA DE TEMPO E ENERGIA.
*
 Modelo de Shannon e Weaver
O modelo possui a seguinte ideia:
Uma fonte de comunicação seleciona uma mensagem, que é codificada por um codificador, ou seja, ela vai ser transformada em um sinal por esse emissor.
Este sinal passa por um canal.
Problema: toda transmissão acontece na presença de um ruído. Ruído é toda perturbação aleatória que pode atrapalhar a isomorfia da mensagem.
O sinal chega a um aparelho decodificador ou receptor e recompõe esse sinal na mensagem original, pensada pela fonte para um destinatário.
Teoria Matemática
*
Veja um exemplo de situação cotidiana aplicada ao modelo de Shannon e Weaver:
Quando falamos ao telefone...
a voz é a fonte;
o aparelho é o codificador;
o canal telefônico transmite o sinal elétrico ao outro telefone, que é o decodificador;
o outro telefone recupera a voz do emissor;
o ouvido atua como destinatário final;
o código vai ser o que regula a transmissão do sinal elétrico.
Teoria Matemática
*
Outros conceitos importantes sobre esse modelo:
 Informação
 Entropia
 Código
 Ruído
 Redundância
Teoria Matemática
*
 Informação
Para ele, o que é a quantidade de informações? Quanto mais novidade - improbabilidade - se tem na mensagem, mais informação ela carrega. Quanto menos novidade - ou seja, quanto mais provável for a escolha - menor quantidade de informação carrega a mensagem.
Informação para Shannon não tem a ver com o sentido da mensagem, e sim com a quantidade de improbabilidades presentes.
Se ele está preocupado com a transmissão segura de uma mensagem do ponto A para o B, quanto mais econômica for essa mensagem, menor a probabilidade de que alguma coisa se perca no caminho.
Teoria Matemática
*
 Entropia
Para Shannon, entropia é o nome dado à grandeza que mede a quantidade de informação.
“O conceito de entropia está relacionado tanto a um estado quanto a uma tendência. No primeiro caso, ao grau da desorganização da matéria; no segundo, à tendência à desorganização de toda matéria” (PINEDA, 2006).
A informação, medida da liberdade de escolha, quanto mais incerta, mais
improvável é uma mensagem, mais quantidade de informação e de novidade ela carrega.
Para Shannon, a quantidade de informação está associada ao conceito de entropia.
Teoria Matemática
*
 Código
O código é o princípio organizador de toda e qualquer mensagem; é um elemento central do sistema.
Sem o código, não há princípio a partir do qual se organiza a mensagem e, portanto, não há como esta circular de um ponto A para um ponto B.
Teoria Matemática
*
 Ruído
São perturbações aleatórias que impedem a isomorfia das mensagens por representarem alterações no sinal (WEAVER, 1978, p. 28).
Teoria Matemática
*
 Redundância
Para Shannon, o ideal para todo sistema ou toda mensagem é um equilíbrio entre a informação e algum grau de redundância, capaz de garantir a isomorfia da mensagem. 
Em certos momentos, alguma quantidade de redundância é necessária. Obviamente, a redundância aumenta o tamanho da mensagem. Shannon destaca que a melhor maneira é a mais econômica, só que esse mais econômico tem de ser linear, tem sempre um limite, que é o da perda. Se o emissor coloca somente o essencial, caso algo se perca, toda a mensagem pode ficar comprometida. Por isso, em alguns sistemas concretos de comunicação algum grau de redundância se faz necessário.
Teoria Matemática
*
Na Teoria Matemática da comunicação, não há preocupação com a inserção social da comunicação. Os sistemas de comunicação são pensados sob a perspectiva técnica.
Em 1948, Wiener formula o modelo cibernético, que pretende construir uma teoria matemática dos sistemas de controle.
Temos uma tendência em achar que cibernética é algo relacionado apenas a robôs. Porém, estamos completamente distantes da teoria de Wiener.
Segundo o pesquisador, o homem, o animal ou a máquina são sistemas de controle, de auto-regulação. Mas como se controla algo? Isso ocorre por meio de processos de comunicação: controlar é comunicar.
Teoria Matemática
*
Assim, Wiener escreve, em 1948, um livro sobre Cibernética, que para ele se tornaria, cada vez mais, a ciência da comunicação e do controle no animal, no homem e na máquina. Segundo ele, um sistema de controle é, portanto, um sistema de comunicação.
O modelo cibernético funcionará como base dos estudos da Escola de Palo Alto.
Teoria Matemática
*
Segundo Wiener, feedback corresponde à...
“ Capacidade de poder ajustar a conduta futura em função do desempenho pretérito.”
(Wiener, 1984, p. 33)
O mecanismo de feedback corresponde a uma retroalimentação de informações, segundo o qual um sistema qualquer, como um sistema computacional por exemplo, utiliza os resultaados da execução deste sistema como informação para análise.
Teoria Matemática
*
O feedback é uma maneira do emissor corrigir sua atuação a partir das impressões e dos efeitos acontecidos no ponto do destinatário.
Wiener acredita que uma sociedade em que o processo circular permanente da informação não aconteça é uma sociedade que tende à sua entropia.
Ele diz que a informação deve circular livremente na vida social. Só o livre circular da informação pode permitir que essa sociedade se mantenha como tal. Uma sociedade em que poucos tenham acesso à informação tende à sua dissolução, e isso ocorre porque essa informação não circula.
Teoria Matemática
*
Wiener está nos anos de 1940 e é contra a retenção de informações, a política elistista de comunicação. Segundo ele, alguns grupos detêm a informação que outros não recebem, e uma sociedade que se estrutura assim tende à desmobilização total.
Wiener, ao contrário de Shannon, tem uma grande preocupação com a questão social da comunicação.
Teoria Matemática

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais