Buscar

aula 1 e 2 avaliando o aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401414643)
	
	Uma determinada aplicação que controla créditos bancários acabou de passar por testes funcionais em todos os seus módulos. Porém, após ir para produção e depois de três meses de utilização pelo usuário, o módulo de dados cadastrais começou a apresentar certa lentidão e às vezes o módulo "congelava". Neste caso podemos dizer que:
		
	
	Ocorreu um bug, pois foi um problema de qualidade encontrado antes de o software ser liberado aos usuários finais.
	
	Ocorreu um problema intermitente, pois a aplicação passou por testes funcionais.
	
	Ocorreu uma falha, pois foi um problema de qualidade encontrado antes de o software ter sido liberado aos usuários finais.
	 
	O ocorreu um defeito, pois foi um problema de qualidade encontrado depois de o software ter sido liberado aos usuários finais.
	 
	O ocorreu um erro, pois foi um problema de qualidade encontrado depois de o software ter sido liberado aos usuários finais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401413435)
	
	Marque a opção INCORRETA
		
	
	Um erro é definido como um problema de qualidade encontrado antes do software ser liberado aos usuários finais
	 
	A qualidade de um software é definida pelo número de defeitos encontrados durante a fase de testes e com o acréscimo de novos requisítos independente da necessidade dos usuário.
	
	O defeito é um problema de qualidade encontrado depois do software ter sido liberado aos usuários finais.
	
	O Controle da Qualidade avaliará sistematicamente a qualidade do processo em execução e a qualidade do produto tecnológico que está sendo desenvolvido.
	
	O objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401413433)
	
	Por volta de 1979, Myers produziu um dos primeiros trabalhos  mais completos e profundos trabalho sobre um processo  de teste de software. Myers é  o autor do livro "The Art of Software Testing", considerado por muitos como a primeira obra de real valor sobre teste de software e a criadora de termos muito usados como 'Caixa Branca e Caixa Preta" e "Caso de Teste". O que a Regra 10 de Myers afirma ?
		
	 
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tarde os defeitos forem encontrados tanto mais caro será corrigi-los.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que não existe software sem erro, assim não se deve investir recursos e tempo para testar sistemas.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que a fase de testes deve ser realizada apenas no final do desenvolvimento para concentrar o investimento e a atenção da equipe.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que os defeitos tem custo de correção constante independente do momento em que são descobertos.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tardio os defeitos são descobertos, menor é seu custo de correção devido ao maior dominio da equipe de desenvolvimento do sistema.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401414641)
	
	Existem muitas estratégias de teste de software propostas e todas fornecem um modelo para o teste e têm basicamente algumas características genéricas. Qual das opções abaixo está em desacordo com a afirmação anterior?
		
	
	Para executar um teste eficaz, proceder a revisões técnicas eficazes. Fazendo isso, muitos erros serão eliminados antes do começo do teste.
	
	Diferentes técnicas de teste são apropriadas para diferentes abordagens de engenharia de software e em diferentes pontos no tempo.
	
	O teste é feito pelo desenvolvedor do software e (para grandes projetos) por um grupo independente de teste.
	 
	Devemos nos preocupar como teste somente após o código tiver sido gerado.
	
	O teste começa no nível do componente e progride em direção à integração do sistema computacionais como um todo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401432171)
	
	Qualidade pode ser entendida como um conjunto de características a serem satisfeitas em um determinado grau, de modo que o produto de software atenda às necessidades explícitas e implícitas de seus usuários. No contexto de avaliação de software, analise as afirmativas a seguir:
I. Características de qualidade do processo podem ser computadas a partir de   características de qualidade do produto. 
II. Processos possuem características de qualidade próprias e informações sobre a qualidade do produto gerado não influenciam em sua avaliação. 
III. Características de qualidade do produto devem seguir padrões durante o desenvolvimento de software, sem serem influenciados por padrões de documentação 
Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	 
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401414644)
	
	O ___________________________________ está relacionado aos defeitos e suas correções. São todos os custos de atividades ligadas ao esforço de reparar falhas de produtos originados no decorrer do processo de desenvolvimento.
		
	
	Custo da revisão
	
	Custo de desenvolvimento
	 
	Custo da não conformidade
	
	Custo da conformidade
	 
	Custo dos testes
		 Gabarito Comentado.
	
	 1a Questão (Ref.: 201401413441)
	
	Em relação aos testes de validação, marque a opção INCORRETA:
		
	
	Validação da integração: A validação de integração é uma continuação natural dos testes unitários. Estes testes têm por objetivo validar a compatibilidade entre componentes de um software.
	 
	Validação de Usuário:A validação de usuário é uma análise das características dos usuários do sistemas que tem por objetivo avaliar o grau de experiência do usuário em relação ao software desenvolvido.
	
	Validação do aceite: A validação do aceite é o último estágio do processo de validação. Trata-se do último processo formal de detecção de erros no sistema, antes de sua disponibilização no ambiente de produção.
	
	Validação da unidade: A validação de unidade é a primeira etapa do processo de validação que tem por objetivo testar componentes individuais de uma aplicação.
	
	validação do sistema: A validação do sistema tem com objetivo validar a solução como um todo. Quando este estágio é atingido a maior parte das falhas de funcionalidade deve ter sido detectada pelos testes unitários e pelos testes de integrações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401413438)
	
	Marque a alternativa correta:
I - Os testes de verificação e validação são complementares, não devendo ser encarados como atividades redundantes. Cada um possui natureza e objetivo distinto, fortalecendo desta forma o processo de detecção de erros e aumentando a qualidade final do produto.
II -  Os testes de verificação visam garantir o processo.
III - Os testes de validação visam a garantia de qualidade do produto.
		
	
	Apenas a sentença I está correta
	
	Todas as sentenças estão erradas
	 
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401413440)
	
	Em relação aos testes de verificação, marque a opção INCORRETA:
		
	 
	Verificação da Implantação: O objetivo desta fase não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a aplicação de boas práticas de programação.
	
	Verificação dos negócios: O objetivo desta fase é garantir que os diversosdocumentos produzidos tenham total aderência às necessidades apontadas pelos clientes.
	
	Verificação da analise e modelagem: O objetivo desta fase não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a modelagem da solução como um todo.
	
	Verificação dos requisitos:O objetivo desta fase é a verificação das especificações do levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais do software a ser desenvolvido.
	
	Verificação da Implementação: O objetivo desta fase é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Essa qualidade é atribuída pela prática das regras da boa programação. É um processo formal de verificação do código produzido.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401552551)
	
	Existem diversas fases dentro de um processo de verificação que podem ser aplicadas em momentos diferentes do desenvolvimento do software. Qual a fase cujo objetivo é garantir que os diversos documentos produzidos tenham aderência às necessidades apontadas pelos clientes?
		
	
	Verificação de análise e modelagem
	 
	Verificação de negócio
	
	Verificação de implementação
	
	Verificação de requisitos
	 
	Verificação do usuário
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401413445)
	
	Marque a opção INCORRETA
		
	 
	Sobre os testes de validação pode-se afirmar que é o processo formal de avaliação de produtos tecnológicos que podem ser aplicado em componentes isolados, módulos existentes ou mesmo a totalidade do sistema.
	
	Sobre os testes de verificação pode-se afirmar que é o processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento do software. Não envolve o processamento de softwares, pois não exste uma encarnação deste ainda. Os testes de verificação serão aplicados respeitando os estágios do desenvolvimento.
	
	Deve-se investir ao máximo na automatização dos processos de testes, pois as interferências humanas tornam o modelo muito frágil, desacreditando todo o esforço que está sendo realizado. A utilização de procedimentos manuais durante o processo de teste pode ser considerada não confiável, pois não temos como garantir que o executor dos testes executou criteriosamente a sequencia correta dos procedimentos de testes e se conferiu se ocorreu o comportamento esperado .
	 
	Quando o planejamento é feito pelo analista de sistema , uma enorme vantagem surge. Somente o analista de sistemas, o qual desenvolveu o produto, tem a percepção e experiência das diversas técnicas de desenvolvimento aplicadas, sabe como organizá os testes e como emprega-los, propiciando mais eficiência na detecção de erros.
	
	O planejamento de testes deve valorizar aspectos como reaproveitamento de cenários de testes já realizados, mecanismos de reexecução de testes e conferência de resultados , redução do impacto das mudanças nas documentações/procedimentos de testes já implementados e redução de esforço na manutenção das diversas versões de testes, para cada versão de software existente.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401414647)
	
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a primeira etapa do processo de validação?
		
	
	Validação da integração
	
	Validação do aceite
	
	Validação do sistema
	
	Validação da implementação
	 
	Validação da unidade
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais