Buscar

Trabalho Obesidade Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Obesidade infantil é algo que está muito comum hoje em dia. Antigamente era bonito de ver avós falando de seus netos rechonchudos, isso era um sinal de criança saudável, mas hoje em dia devido às novos hábitos alimentares isso vem se alastrando numa epidemia que está atingindo boa parte das crianças de hoje em dia.
Mas o problema disso não está nada relacionado com a estética delas, pois o excesso de peso altera os níveis de colesterol, sem contar que as crianças com excesso de peso as vezes são rejeitadas por amigos da escola e sofrem Bullying. Hoje é comum as pessoas compararem as crianças mais gordinhas com seus antepassados, ou seja, falam que ela é gordinha porque o pai ou a mãe são gordinhos, que seu avô ou bisavô era gordinho. Nesse caso, eu tenho uma opinião formada contrária da resposta dessas pessoas, eu particularmente acredito que a questão sobrepeso, não só das crianças, mas também como nos adultos, ela está classificada em 99% em hábitos alimentares e 1% genética, porque no meu ponto de vista as crianças crescem com uma herança alimentar, ou seja, ela come o que a mãe dela faz ou ela aprende a comer da maneira que os pais impõem. Quem nunca foi em um almoço de domingo na casa da avó ? De fato varias pessoas fizeram isso na infância e continuam fazendo até hoje, acredito que todos já devem ter ouvido uma história dos avos e perceberam a diferença na alimentação deles com nossa própria alimentação hoje em dia, antigamente por vários fatores algumas pessoas tinham uma alimentação não tão rica, mas eles faziam receitas muito “fortes” em relação ao que se come hoje em dia. Hoje a criança obesa entra nesse grupo pelo fato da facilidade de comer algo “gostoso” em fast foods, são doces, pouca atividade física, pouca preocupação dos pais em relação a obesidade e as vezes muita falta de conhecimento das conseqüências que a obesidade traz.
Eu escolhi esse tema pelos seguintes motivos:
1. Existe esse caso na família, e hoje em dia ele é o mais discutido quando o assunto é saúde. Existe uma diferença clara em relação a peso entre os irmãos e a genética que herdamos de nossos pais não influencia, pois pelo histórico grande parte da família tem o IMC (índice de massa corpórea) normal, ou seja, isso foi conseqüência do que cada um se alimentou com o passar do tempo e o fato de que cada pessoa de uma família come de uma forma diferente existe em muitas famílias hoje em dia.
2. É uma questão que fica um pouco fora da mídia, mas é algo muito importante para ser compartilhado, pois as nossas crianças estão com um grande de problema de quando, onde e como se alimentar bem.
3. Na rede pública de ensino, na área da Educação Física isso é muito pouco discutido, levando em conta que alguns professores de hoje em dia não tem mais a consideração pelo aluno, nem de como exercer corretamente sua profissão e isso acaba passando batido em muitas escolas. Não se importam com os alunos mais obesos!
4. Acredito que infelizmente isso pode se alastrar muito mais do que estamos vendo hoje em dia, e algo terá que ser feito. As organizações sobre obesidade e síndrome metabólica existem, mas com os recursos elas ainda não conseguem atingir todo esse publico para poder passar a informação e a importância de como é manter uma vida saudável.
5. Os pais tem um pingo de culpa nesse assunto, pelo menos em minha opinião, porque a criança ela sabe quando deve comer porque sente fome, e quando parar porque está saciada. Entretanto. Por excesso de amor, por pensar que dando comida está dando carinho, a mãe resolve que a criança sempre tem que comer e não deixar nada no prato. Logo depois aparece um copo de leite ou algo do tipo com algumas bolachinhas e assim por diante. A criança tem que comer quando sentir fome, a mãe não precisa impor horários sobre isso, pois com o metabolismo acelerado das crianças isso pode variar muito e esses horários "agendados" podem atrapalhar seu relógio biológico a fazer seu papel.

Outros materiais