A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Workshop Cultura de projetos como inovar na escola

Pré-visualização | Página 1 de 4

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade
Questão 1
Texto da questão
A partir da década de 90, do século XX, a formação dos professores trouxe muitas discussões acirradas. Pesquisadores centralizaram suas investigações com o objetivo de responder à pergunta: O que se espera do profissional docente, na atualidade? As indicações desses autores apontam para o caminho no sentido de que os professores devem ter consonância com a educação de seu tempo, sendo mediadores e pesquisadores, competentes e reflexivos. A formação continuada é uma atitude de permanente reflexão, não um acúmulo de cursos. Para formar, é preciso respeitar os professores como pessoas; assim, podemos ter a eficácia de uma formação contextualizada, que busque transformação e que permita ao professor conhecer o grupo no qual está inserido, estabelecendo novos paradigmas e tendo, muitas vezes, como consequência, um ressignificar de suas práticas pedagógicas. Para que se possa formar sob essa perspectiva, Nóvoa (2002) julgou ser fundamental considerar os professores a partir de três eixos estratégicos. Quais seriam estes eixos estratégicos? Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esta contextualização.
Escolha uma:
a. São os eixos: Ministério da educação e as metodologias utilizadas em cada estado do território brasileiro.
b. São eles: a escola e suas metodologias apresentadas, o professor e sua experiência e profissão e suas especificidades.
c. São eles os três eixos: o professor e suas especificidades, a profissão e suas experiências e a escola e seus projetos;
d. Os três eixos apresentados por Nóvoa são: a escola e seus projetos realizados, o docente e sua formação profissional e a profissão;
Os três eixos estratégicos apresentados por Nóvoa são: a pessoa do professor e sua experiência; a profissão e seus saberes e a escola e seus projetos.
e. Os três eixos estratégicos apresentados são: a pessoa do professor e sua experiência; a profissão e seus saberes e a escola e seus projetos;
Feedback
A resposta correta é: Os três eixos estratégicos apresentados são: a pessoa do professor e sua experiência; a profissão e seus saberes e a escola e seus projetos;.
Questão 2
Texto da questão
Percebemos, atualmente, que a prática pedagógica precisa de reflexões teóricas, pois optar por uma ou por outra metodologia de ensino, nas propostas curriculares de Educação Infantil, significa demonstrar as ideias teóricas que o professor apresenta sobre o desenvolvimento das crianças e a respeito do que é ensinar/ aprender nessa faixa etária. Neste contexto, a pedagogia de projeto está sendo uma tendência bem aceita nas instituições de ensino. Porém, devem ser estabelecidos alguns diferenciais no que se refere à pedagogia de projetos na Educação Infantil: o projeto pode ser um excelente aliado na educação de crianças, desde que se leve em conta o significado da aprendizagem que se propõe para elas e o quanto serão pesquisadoras de sua própria aprendizagem. Sobre a pedagogia de projetos, é correto afirmar que:
I.Os projetos didáticos organizam-se segundo temas sobre os quais as crianças vão tecer redes de significações. São propostos como estratégias de ensino que buscam superar uma visão de estabilidade e transparência do ambiente em que elas estão inseridas e abrem possibilidades para cada criança indagar, criar relações e entender a natureza cognitiva, estética, política e ética de seu ambiente, atribuindo-lhe significados.
II.Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.
III.Na metodologia de projetos, os alunos deixam de ser meros expectadores das aulas e passam a ser sujeitos de seus próprios conhecimentos, pois lançam mão de pesquisas para encontrar determinados resultados. O professor, dentro dessa visão, passa a ser um pesquisador e não somente um transmissor de conhecimentos.
IV.Os projetos didáticos organizam-se de acordo com os temas que o professor escolhe, seguindo a sua metodologia pré-determinada, não havendo conectividade com o que possa despertar interesse nas crianças.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente II, III e IV estão corretas;
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas;
d. I, II e III estão corretas.
De acordo com a pedagogia de projetos, os projetos didáticos organizam-se segundo temas sobre os quais as crianças vão tecer redes de significações. São propostos como estratégias de ensino que buscam superar uma visão de estabilidade e transparência do ambiente em que elas estão inseridas e abrem possibilidades para cada criança indagar, criar relações e entender a natureza cognitiva, estética, política e ética de seu ambiente, atribuindo-lhe significados. Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Na metodologia de projetos, os alunos deixam de ser meros expectadores das aulas e passam a ser sujeitos de seus próprios conhecimentos, pois lançam mão de pesquisas para encontrar determinados resultados. O professor, dentro dessa visão, passa a ser um pesquisador e não somente um transmissor de conhecimentos.
e. Apenas I e III estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 3
Texto da questão
Hoje, muita coisa mudou em relação ao início da Educação brasileira, e são exigidas outras competências dos que educam as nossas crianças pequenas. Caracterizar a identidade do profissional da Educação Infantil da atualidade é uma tarefa densa e de extrema reflexão, uma vez que, ao longo dos anos, assim como foi mudando a concepção de infância, foram se alterando as características do educador infantil, pois isso também aconteceu com as questões metodológicas e profissionais. Muitos avanços ocorreram no que diz respeito à educação infantil. A partir da década de 90, do século XX, a tônica da discussão sobre a formação do profissional da Educação Infantil passou a ser efetivada com mais propriedade, inclusive fazendo parte de documentos oficiais que fazem menção a formação dos professores. Sobre estes documentos oficiais, é correto afirmar que:
I.As Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, elaboradas no ano 2000, apresentam análises e proposições e destacam as competências como um modelo de paradigma curricular que deve orientar a formação dos professores;
II.Os Referenciais para a Formação de Professores, de 1999, tratam do desenvolvimento profissional do professor e da progressão na carreira, da organização da formação inicial e continuada, da formação em serviço e da educação a distância;
III.As Diretrizes Operacionais para a Educação Infantil são um documento gerado pelo Conselho Nacional da Educação que tem como objetivo normatizar (o que o torna obrigatório) alguns aspectos operacionais da educação de crianças pequenas;
IV.O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é um conjunto de documentos oficiais do MEC (1998) e serve como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas I e II estão corretas;
b. Apenas I e III estão corretas;
c. Apenas I está correta;
d. Todas estão corretas;
Em nosso país, a partir da década de 90 do século XX, a tônica da discussão sobre a formação do profissional da Educação Infantil passou a ser efetivada com mais propriedade, inclusive fazendo parte de documentos oficiais. Destacamos, aqui, dois documentos que fazem men- ção à formação dos professores. São eles: Referenciais para a Formação de Professores (1999) e Diretrizes para Formação Inicial de Professores de Educação Básica (2000).
e. II, III e IV estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: Apenas