Buscar

Tipos_Constitucionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos Constitucionais
Introdução:
Ao julgar um animal, o primeiro aspecto a ser observado é o tipo – típico ou atípico.
Em sentido estrito o tipo está relacionado a cada padrão racial e, em sentido amplo, refere-se à característica de estrutura anatômica que, em linhas gerais, são comuns a várias raças que desempenham trabalhos similares.
Definição:
Tipo constitucional – biotipo - zootipo – pode ser definido como “o esquema arquitetônico ao qual correspodem animais que, mesmo de diferentes origens, apresentam as mesmas aptidões funcionais”. 
OBS: 
Nesse sentido o conhecimento da função específica de uma raça facilita a compreensão de seu padrão racial, no que diz respeito às exigências estruturais e como avaliá-las. O tipo constitucional resulta do desenvolvimento do genótipo que é a carga hereditária do animal (criador), sobre o qual atuam fatores não genéticos, chamados de paratipos, como por exemplo, clima, tipo de terreno, alimentação, nutrição, espaço disponível, controle parasitário, vacinas, etc. (proprietário) que permitem, ou não, o desenvolvimento dessa potencialidade genética. Sob esse enfoque o tipo constitucional confunde-se com o fenótipo – exterior do animal que, por indução, reporta-se à sua característica genética.
Elementos que auxiliam a definição do Tipo Constitucional:
- Diâmetro – representam anatomicamente parâmetros que definem matematicamente e geometricamente o tipo constitucional: em síntese, dizem respeito às relações entre comprimento (eixo longitudinal) e largura (eixo transversal). 
- Perfil - representado pelas linhas de contorno do corpo, melhor apreciado na cabeça por ser o segmento que nos animais, menos alterações sofrem com fatores externos como obesidade, gestações, etc. 
- Harmonia de conformação - diz respeito ao equilíbrio de proporções dos diferentes segmentos corpóreos. Varia de raça para raça e está intimamente ligada ao conceito de beleza zootécnica (funcional) que nada tem a ver com o conceito de beleza subjetiva (pessoal) e que, em hipótese alguma, deve pesar no julgamento.
Tipos Constitucionais Básicos:
Longilíneos - há predomínio acentuado dos eixos longitudinais sobre os transversais: o crânio é longo e estreito, o pescoço e corpo são longos, o corpo é longo e o tórax relativamente estreito, os membros longos e finos. O aspecto geral é de beleza e aerodinamismo. Ex: PSI, Árabe, Anglo árabe.
Mediolíneos - as proporções são mais equilibradas, anatomicamente falando e escrevendo – “nem tão largo, nem tão longo”. Em nenhum dos segmentos corpóreos há extremos de relação entre os eixos de medida. Também no aspecto funcional equilibram força e velocidade moderadamente, entretanto, não dotado de grande resistência física para toda uma jornada de trabalho. 
Ex: Mangalarga, campolina, andaluz.
Brevilíneos - os eixos longitudinais ultrapassam pouco os transversais: o corpo é curto e o tórax largo, membros curtos e grossos, como também o pescoço, sendo a cabeça também curta e larga. A idéia geral é de compacticidade, robustez e estabilidade. São animais de grande força física. Ex: Bretão, Percheron.
Anacolinorfos - apresentam a cabeça, o pescoço e o tronco em proporções normais, membros extremamente encurtados facilitando o trabalho junto ao solo ou sob o solo. Ex: basset, dachshund, terrier escocês.

Outros materiais