A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
78 pág.
Nutrição Experimental simulado 2015

Pré-visualização | Página 6 de 24

Inbred, outbred e trangênicos
	
	Outbred e Knock-outs
	
	Trangênicos e coisogênico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301885700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao padrão genético dos animais, analise as seguintes afirmativas: I. Uma linhagem isogênica significa acasalamento entre irmãos durante pelo menos 20 gerações. II. Sistema inbred são aqueles que oferecem uniformidade genética III. O Sistema outbred deve se manter fechado por, no mínimo, 3 gerações IV. O sistema outbred é aquele na qual se utilizam métodos de acasalamento que visam minimizar a consanguinidade entre as gerações. São corretas as afirmativas:
		
	
	II, III, IV
	 
	I, II, IV
	
	I, IV
	
	I, III, IV
	
	II, III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301356009)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a criação de camundongos, como animais experimentais, é correto afirmar:
		
	
	Os filhotes nascem sem pelagem e cegos, mas, por volta do 5º dia de vida, os olhos se abrem.
	 
	A média de filhotes por ninhada é de 12 a 18 filhotes.
	 
	Os machos têm uma papila genital maior que as fêmeas, e maior distância entre as papilas e o ânus.
	
	A gestação da fêmea dura, em média, 15 dias.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301355908)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o uso dos anestésicos:
		
	
	A manipulação que cause dor é proibida pelo simples fato de interferir no resultado dos experimentos.
	 
	O rato precisa ser submetido ao período de jejum de 4 horas, uma vez que esse animais não correm risco de regurgitamento e aspiração do conteúdo gástrico.
	
	Nenhuma vivessecção é permitida sem a realização de traqueostomia.
	 
	O conhecimento do anestésico está relacionado com os riscos durante a cirurgia para os animais, mas não interfere na análise dos resultados.
	
	Apesar de ser irritante para a mucosa respiratória, é aconselhado o uso do éter dietil como método anestésico devido sua rápida ação.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201301879579)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F):
(   ) É uma atitude cultural, crítica, sobre valores e posições de relevância no momento de atuar.
(   ) Um animal bem tratado irá proporcionar resultados científicos mais confiáveis, o que deve ser o objetivo de todos os pesquisadores.
(   ) O maior erro da ética é a crença de que ela só pode ser aplicada em relação aos homens.
(   ) O homem, enquanto espécie animal, pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço dos outros animais.
(   ) O animal deve ser respeitado como um ser vivo, que sente dor, fome, sede e medo.
		
	 
	V, V, V, F, V
	
	V, V, V, F, F
	
	V, V, F, F, V
	 
	F, V, V, F, V
	
	V, V, V, V, V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301880824)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas e assinale a única sentença correta:
		
	
	O referencial teórico de uma pesquisa serve para destrinchar o tema abordado de forma a construir um diálogo entre diferentes autores que falem a favor da sua hipótese de pesquisa.
	 
	O objetivo dos biotérios é suprir os centros de pesquisa, mantendo a saúde e o bem-estar dos animaisdentro de padrões de excelência, determinando maior confiabilidade aos resultados experimentais. Além disso, proporcionar a segurança da equipe envolvida no trabalho experimental e assegurar apreservação do meio ambiente, evitando a saída de agentes de risco.
	
	Cabe ao pesquisador demonstrar entendimento sobre o controle das variáveis independentes do estudo. Todas as condutas e ferramentas utilizadas para isso são claramente expostas nos objetivos do estudo.
	 
	Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. Nas etapas clássicas do estudo científico, estão os estudos in vitro, in vivo em animais (ensaios pré-clínicos) e in vivo em humanos (ensaios clínicos). Uma vez que o conhecimento chega no estágio clínico, não retrocede aos estudos em animais ou cultura de células.
	
	Existem vários pontos para se observar e para se descrever na metodologia da Pesquisa Experimental. Esse tipo de pesquisa sempre utiliza animais; pois para que seja bem conduzida, necessita de grupos experimentais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301879802)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Julgue as opções correta(s) sobre o biotério
I. São vantagens do uso do biotério: equipamentos específicos; modelo animal adaptado ao local, rotina e procedimentos adequados à produção, controle e pesquisa;
II. Os alojamentos dos animais devem ser: limitar ou evitar o contato entre o animal e técnico; não possuir rebarbas e bordas cortantes; desenhado de modo a facilitar manuseio e limpeza; e ser autoclavável;
III. As camas devem: ser de material inócuo e oriundo de madeiras resinosas; ter alto poder de absorção; permitir o isolamento térmico, ser confortável; ser desprovido de cheiro.
		
	 
	Se I e II estiverem corretas
	
	Se II e III estiverem corretas.
	
	Nenhuma resposta está certa
	 
	Se I e III estiverem corretas
	
	Se I, II e III estiverem corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301879836)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A organogênese de roedores é diferente da organogênese humana. Dependendo do órgão a ser estudado é necessário aguardarmos o período pós-natal para que toda a organogênese seja terminada. Ao elaborarmos um projeto de pesquisa que objetive estudar a organogênese através de da manipulação da dieta materna, é importante que as mães sejam alimentadas com esta dieta:
		
	
	durante todo o período de gestação
	 
	durante a gestação e toda a lactação
	
	somente durante a lactação
	
	durante a gestação e 15 dias de lactação
	 
	durante a gestação e os 10 primeiros dias da lactação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301879806)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque V para verdadeiro e F para falso
(   ) Ratos Inbred, são mais sensíveis as variações ambientais (Temperatura, ruído, e etc.), e por isso tem maior susceptibilidade a abortos espontâneos.
(   ) Ratos Outbred são caracterizados pelo conjunto de características que constitui cada linhagem - genes que sofrem menor ou maior grau de influências ambientais.
(   ) Ratos Inbred possuem uma alta heterozigose, levando a uma diversidade genética.
(   ) Resultado de 20 gerações consecutivas de acasalamentos entre irmãos, ou pais e filhos, obtém um índice de homozigose de 99%, o que torna tais animais os mais idênticos possíveis que se pode obter.
(   ) Animais consanguíneos constituem a cada linhagem - genes que sofrem menor ou maior grau de influências ambientais , logo a manutenção desses animais deve ser feita de maneira rigorosa, de modo que as variações, através das gerações sejam mínimas.
		
	
	V, F, V, V, V
	
	V, F, F, F, F
	
	V, F, F, V, F
	 
	V, F, F, V, V
	 
	F, F, F, V, V
		
	1a Questão (Ref.: 201301880822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a única sentença correta sobre Pesquisa Experimental:
		
	 
	A pesquisa experimental deve seguir os preceitos da Biossegurança, mediante o planejamento estrutural das instalações, determinação dos níveis de contenção física, utilização apropriada de equipamentos de proteção individual e emprego dos procedimentos de boas práticas laboratoriais.
	
	Doenças em roedores não interferem no resultado das pesquisas, mas falta de padronizações de linhagens interfere. 
	
	A pesquisa experimental, deste que submetida à avaliação pelo Comitê de Ética para o Uso de Animais em pesquisa (CEUA) não oferece risco nenhum aos sujeitos da pesquisa,