Buscar

Roteiro - ossos do membro inferior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFRN – CENTRO DE BIOCIÊNCIAS – DMOR - ANATOMIA HUMANA
Roteiro de Anatomia Humana
OSSOS DO MEMBRO INFERIOR
Cíngulo do Membro inferior
Osso do quadril
Osso plano ou irregular que constitui sozinho o cíngulo do membro inferior. Formado pelo que durante a infância foram 3 ossos, o ílio, o ísquio e o púbis, o osso do quadril tem função de movimento, proteção e sustentação.
Junto com o sacro e cóccix os ossos do quadril articulados formam a pelve.
No adulto os 3 ossos se fundem e passam a ser as 3 partes do osso do quadril. Essa fusão se da no acetábulo, grande depressão látero-inferior cuja cavidade apresenta a fossa do acetábulo e a face semilunar.
O ílio é a porção mais superior e lateral do osso do quadril. Sua borda superior palpável em toda a extensão é a crista ilíaca, cuja extremidade anterior é a espinha ilíaca ântero-superior, seguida inferiormente pela espinha ilíaca ântero-inferior, e a extremidade posterior é a espinha ilíaca póstero-superior, seguida inferiormente pela espinha ilíaca póstero-inferior. A face medial do ílio é constituída anteriormente por uma depressão lisa, a fossa ilíaca. Posteriormente na face medial, identificamos 2 superfícies ásperas, a tuberosidade ilíaca e a superfície auricular que se articula com a estrutura do mesmo nome no sacro. Na face lateral do ílio (face glútea) se inserem os músculos glúteos.
O púbis é a porção mais anterior do osso do quadril e se articula com o púbis contralateral formando a sínfise púbica. A face que se articula é a face sinfisial, que está no corpo do púbis. Partindo do corpo está o ramo superior, que se articula/funde com o ílio, e o ramo inferior que se articula/funde com o ísquio. Em um quadril articulado, o ângulo formado inferiormente aos ramos inferiores do púbis é chamado de ângulo subpúbico. Qual a diferença entre os ângulos subpúbicos de um quadril masculino e um feminino? Qual a importância?
O ísquio é a porção ínfero-posterior do osso do quadril. Possui um corpo que se articula/funde com o ílio superiormente, e um ramo que se projeta anteriormente para se articular/fundir com o púbis. Entre elas está uma face áspera, de aspecto grosseiro, chamada de túber isquiático.
Projetando-se posteriormente a partir do corpo está a espinha isquiática. Entre a espinha isquiática e a espinha ilíaca pôstero-inferior está a incisura isquiática maior e entre a espinha isquiática e o túber isquiático está a incisura isquiática menor.
Quando estamos sentados, o peso do corpo está sobre que estrutura?
Entre o ísquio e o púbis está o forame obturado.
Osso da Coxa
Fêmur
Classificado como osso longo, o fêmur é o maior osso do corpo humano.
Identifique a diáfise e as epífises proximal e distal.
Na epífise proximal localize a cabeça do fêmur, uma estrutura em forma de semi-esfera. Qual o papel da cabeça do fêmur na articulação do quadril? Abaixo da cabeça do fêmur está o colo anatômico. Lateralmente a este está o trocanter maior. Na face posterior e mais medial está o trocanter menor. O trocanter maior é facilmente palpável na lateral do quadril.
A diáfise (corpo) do fêmur é curvada anteriormente.
Na face anterior da epífise distal encontramos a face patelar. Inferiormente é evidente a presença dos côndilos medial e lateral. Do lado externo de cada côndilo localizam-se os epicôndilos medial e lateral. E entre os côndilos, posteriormente, está a fossa intercondilar.
Osso do Joelho
Patela
Osso sesamóide que entra na intimidade do tendão patelar.
Face anterior áspera. Face posterior lisa (articular), com 2 regiões, sendo a lateral maior.
Ápice e base.
Como identificar se a patela é direita e esquerda?
Ossos da Perna
Tíbia
Osso longo e medial da perna. Articula-se proximalmente com o fêmur e fíbula, e distalmente com o tálus e fíbula.
A epífise proximal é o platô tibial, constituída pelos côndilos medial e lateral, e eminência intercondilar. Localize a face articular fibular.
A tíbio é um osso palpável em toda sua extensão. Na diáfise localize a tuberosidade da tíbia. Qual das margens é a mais palpável? Quando ficamos de joelho, o peso do corpo está sobre que estrutura?
Medialmente na epífise distal está uma projeção óssea, o maléolo medial (estrutura óssea mais superficial do corpo) que medialmente é áspero e lateralmente possui a face articular maleolar que, junto com a face articular inferior, se articula com o tálus na articulação do tornozelo. Lateralmente localize a incisura fibular.
Fíbula
Osso longo e lateral da perna. Articula-se proximalmente com a tíbia e distalmente com a tíbia e com o tálus.
Epífise proximal é a cabeça da fíbula com ápice e face articular.
A epífise distal é o maléolo lateral com face articular do maléolo lateral e fossa maleolar.
Qual a importância da fíbula na sustentação do peso?
Ossos do pé
Tarso: 7 ossos curtos – Tálus, calcâneo, navicular, cubóide e cuneiformes medial, intermédio e lateral.
Metatarsos: 5 ossos longos – I, II, III, IV e V. Bases e cabeças.
Dedos: 14 ossos longos – Falanges proximal, média e distal nos 4 dedos laterais e falanges proximal e distal no dedo medial.
Dedos: Hálux – II – médio – IV – mínimo.

Outros materiais