Buscar

Roteiro de músculos do esqueleto axial I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRN – CB – DMOR – Anatomia Humana
Roteiro de Músculos do Esqueleto Axial
AVISO: Procurem observar as peças e com a ajuda do atlas identifiquem as regiões e músculos. Procurem ver o comprimento e direção do músculo e suas fibras para também entender os movimentos que eles proporcionam.
Alguns músculos do esqueleto axial são de difícil visualização nas peças, no entanto a leitura sobre eles e o estudo nos atlas é importante.
Músculos do Dorso
O dorso corresponde à região posterior do tronco e se estende desde a nuca até o cóccix. Possui 3 camadas de músculos.
Superficial
Músculos trapézio e latíssimo do dorso
Média
Músculos levantador da escápula, rombóides maior e menor, serráteis posterior superior e posterior inferior 
Profunda
Músculos paravertebrais ou da goteira vertebral
É uma massa muscular, composta por diversos músculos localizados entre os processos espinhosos das vértebras e os ângulos das costelas. São músculos que auxiliam a manutenção da postura ereta.
Músculos da Pelve
Divididos em músculos do assoalho pélvico, que fecham a pelve inferiormente e músculos do períneo que se relacionam com os genitais.
Os principais músculos do assoalho pélvico são: m. levantador do ânus (m. pubococcígeo; m. puborretal) e m. iliococcígeo
Músculos do Abdome
Os músculos do abdome estão posicionados desde o dorso até a parte anterior do abdome, se unindo de cada lado no plano sagital mediano na linha alba. Os mesmos sustentam e comprimem as vísceras abdominais, movimentam o tronco e auxiliam na respiração forçada e micção.
Estão divididos em um músculo anterior e três laterais.
O músculo anterior é o m. reto do abdome. Ele recobre toda a face anterior do abdome, é intercedido por faixas fibro-tendinosas chamadas de intersecções tendíneas, classificando-o como um músculo poligástrico. Ele é circundado por uma aponeurose chamada bainha aponeurótica do reto do abdome com suas lâminas anterior e posterior. Esta bainha mantem o músculo em sua posição e é formada pela aponeurose dos músculos laterais do abdome que passam pela frente e por trás do m. reto do abdome. Esse músculo tem como ação flexão do tronco.
Os músculos laterais do abdome são os mm. oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdome. Eles recobrem a face lateral do abdome e se estendem da parte posterior, superior e inferior do abdome em direção a parte ântero-medial com fibras oblíquas ou transversais. Fazem flexão lateral e rotação do abdome, e auxiliam a expiração forçada.
Músculos do Tórax
Músculo peitoral maior
É um músculo espesso, triangular e plano que recobre a região ântero-superior do tórax. 
Principal ação: adução do braço
Músculo peitoral menor
É um músculo delgado, plano e triangular que está recoberto pelo m. peitoral maior.
Principal ação: auxilia na inspiração forçada
Músculo serrátil anterior
É um músculo delgado e quadrangular, situado na parede látero-posterior da caixa torácica, recobrindo as costelas e em sua parte posterior é recoberto pela escápula. Tem esse nome por que sua extremidade tem formato de uma serra, para se inserir nas costelas.
Principal ação: fixa a escápula junto ao corpo
Músculo subclávio
Músculo pequeno, longo e fraco, logo abaixo da clavícula.
Músculos intercostais: pequenos músculos que ficam entre as costelas.
Externo: auxiliam na inspiração, elevando as costelas
Interno: auxiliam na expiração forçada. 
Diafragma
O diafragma é um músculo estriado esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal. Ele é muito importante no processo de respiração dos seres humanos.
Nos seres humanos, o diafragma localiza-se junto às vértebras lombares, as costelas inferiores e ao esterno. Conta com três aberturas principais que possibilitam a passagem do esôfago, nervos, artéria aorta, vasos do sistema linfático e vasos do tórax. 
Músculos do Pescoço
Músculo platisma: um véu muscular situado logo abaixo da pele do pescoço, cobrindo a maior parte das estruturas ântero-lateral do pescoço. Tem uma fraca ação de tencionar a pele do pescoço.
Músculo esternocleidomastóide: localiza-se superficialmente na região lateral do pescoço se prolongando do esterno e clavícula ao processo mastóide do osso temporal. Sua contração unilateral inclina para o mesmo lado e roda a cabeça para o lado oposto, e sua contração bilateral flerte a cabeça.
Músculos supra-hióideos: conjunto de 4 músculos q se localizam acima e a frente do osso hióide e tem como principal função a elevação desse osso. São eles:
M. digástrico, m. estilo-hióideo, m. milo-hióideo e m. gênio-hióideo.
Músculos infra-hióideos: conjunto de 4 músculos q se localizam abaixo do osso hióide e tem como principal função o abaixamento desse osso. São eles:
M. esterno-hióideo, omo-hióideo, esternotireóideo e tireo-hióideo
Músculos da Cabeça
Os músculos da cabeça são divididos em músculos da mímica facial e mastigadores. 
Músculos da mastigação: tem por finalidade fechar ou abrir a mandíbula. 
m. masseter: elevação e retração da mandíbula
m. temporal: elevação da mandíbula
m. pterigóide medial: elevação da mandíbula.
m. pterigóide lateral: abertura da boca e protrusão da mandíbula.
Ambos os mm. pterigóides movimentam a mandíbula lateralmente.
Músculos da mímica: uma série de músculos que se inserem na pele da face, portanto sua contração leva a alteração da expressão facial.
m. occípito-frontal: é um músculo do subcutâneo do crânio que possui dois ventres: um occipital e outro frontal. Puxa o couro cabeludo para frente, eleva as sobrancelhas e franze a testa, no geral é responsael pela expressão de surpresa. 
m. prócero: tem sua origem na parte inferior do osso nasal e parte superior da cartilagem nasal, com inserção na parte inferior da testa entre os supercílios. Sua ação é de tracionar a pele do nariz para cima, formando rugas transversais sobre a ponta do nariz, dando a expressão facial de preocupação.
m. orbicular do olho: responsável pelo fechamento ativo das pálpebras.
m. orbicular da boca: sua contração leve aproxima os lábios e a total cerra fortemente os lábios comprimindo-os um contra o outro. 
m. zigomático maior: músculo da boca que se estende do osso zigomático até o ângulo da boca. Durante a sua contração, o ângulo da boca é puxado súpero-lateralmente, originando uma expressão facial de alegria, sorriso. 
m. zigomático menor: musculo da boca, e também está relacionada ao sorriso.
m. risório: é um músculo da face e tem sua inserção no lábio superior e no ângulo da boca. Retrai o ângulo da boca lateralmente (riso cínico, forçado), ou seja, é por uma expressão de riso “falso”.
m. levantador da asa do nariz e do lábio superior: uma pequena fita muscular que fica na lateral do nariz e se estende até o lábio superior. Abre a asa do nariz aumentando o diâmetro das narinas e eleva o lábio superior dando uma expressão de nojo.
m. levantador do lábio superior: prolonga-se da maxila abaixo da órbita do olho até o lábio superior. Eleva o lábio superior dando a expressão de nojo.
m. abaixador do ângulo da boca: tem sua origem na mandíbula abaixo do ângulo da boca. A sua inserção é no angulo da boca, tendo como ação tracionar para baixo os ângulos da boca. Deprime o ângulo da boca (expressão de tristeza).
m. abaixador do lábio inferior: músculo quadrangular que se estende da borda inferior da mandíbula até o lábio inferior, abaixando o mesmo.
m. mentual: músculona ponta do queixo (mento) cuja contração enruga essa região.
m. bucinador: localizado lateralmente à cavidade bucal (forma as bochechas) e atua de forma indireta na mastigação, empurrando o bolo de alimento de volta aos dentes para serem mastigados e é importante no assoviar e no soprar.

Outros materiais