Buscar

Roteiro de músculos do membro superior

Prévia do material em texto

UFRN – CB – DMOR – Anatomia Humana
Roteiro de Músculos do Membro Superior
		Músculos do Membro Superior
		Existem diversos músculos que apesar de fazerem parte do esqueleto do axial, eles movem os membros superiores, entre eles estão: peitoral maior, peitoral menor, trapézio, latíssimo do dorso, serrátil anterior, levantador da escápula e rombóides.
		Pertencentes de fato ao membro superior existem os músculos:
		Ombro
		É composto por uma série de músculos que no geral atravessam a articulação do ombro (úmero-escapular). Vários dos músculos do ombro estão anteriormente ou posteriormente a escápula. Na fossa subescapular está o m. subescapular. Na fossa supraespinal está o m. supra-espinal, enquanto q na fossa infraespinal está o m. infra-espinal. Abaixo deste estão os mm. redondo menor e redondo maior. Que músculos formam a prega axilar posterior conhecida como asa? Estes músculos ajudam a trazer o úmero para mais próximo da escápula e a rotar o braço. Dentre os músculos do ombro se destaca o m. deltoide por formar a eminência do ombro. O m. deltoide promove flexão, extensão e abdução do braço. Este mesmo músculo recebe a injeção intramuscular, quando esta é dada no ombro. Onde e como se da injeção intramuscular no deltóide?
		Braço
		Os músculos do braço se dividem em uma região anterior e outra posterior.
na região anterior ficam 3 músculos, sendo o m. córacobraquial mais profundo e superior, o m. braquial mais inferior e lateral e cobrindo os 2 está o m. bíceps braquial. Estes músculos promovem a flexão do antebraço e auxiliam na flexão do braço. E na região posterior o único músculo é o tríceps braquial, que promove extensão do antebraço e auxilia no mesmo movimento do braço.
		Antebraço
		Dividido em uma região anterior e outra posterior.
		A região anterior tem 8 músculos que vão, no geral, promover pronação do antebraço e flexão da mão e dedos, portanto eles ganham em conjunto o nome de músculos prônato-flexores e tem por origem comum o epicôndilo medial do úmero. Estes estão divididos em uma camada superficial e profundo. Na camada superficial encontramos de lateral para medial os músculos flexor radial do carpo, palmar longo, flexor superficial dos dedos e o flexor ulnar do carpo. Na camada profunda encontramos os músculos flexor longo do polegar, flexor profundo dos dedos e os mm. pronadores redondo e quadrado. Notem que os músculos pronadores vão da ulna para o rádio promovendo o movimento de pronação que é um movimento do antebraço.
		Os músculos da região posterior farão os movimentos antagonistas, supinação do antebraço e extensão da mão e dedos, portanto são chamados de supínato-extensores e se originam em conjunto do epicôndilo lateral do úmero. Um conjunto de 12 músculos estão nesta região e também são organizados numa camada superficial e outra profunda. Na camada superficial de lateral para medial estão os músculos braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, ancôneo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo e o extenso ulnar do carpo. Destes músculos os mm. braquiorradial e o ancôneo não se estendem até a mão e auxiliam no movimento do antebraço. Dos músculos profundos 3 se relacionam com o polegar, são eles os mm. abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar e extensor longo do polegar. Seus tendões se organizam de tal forma que forma na superfície uma cavidade denominada tabaqueira anatômica. Medial aos músculos do polegar está o m. extensor do indicador. Mais superior, indo da ulna para o rádio está o m. supinador.
		As origens antagônicas dos músculos anteriores e posteriores do antebraço originam uma fossa anterior no cotovelo chamada de fossa cubital, onde as veias se tornam facilmente visíveis e é a região normalmente usada para a injeção intravenosa num adulto.
		Mão
		A mão tá dividida em palma e dorso. Os músculos da palma formam 2 elevações, uma relacionada ao polegar, chamada de região tenar, e outra relacionada ao dedo mínimo, chamada região hipotenar. Na região tenar encontramos os músculos abdutor curto do polegar, oponente do polegar, flexor curto do polegar e adutor do polegar. Na região hipotenar encontramos os músculos abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo e oponente do dedo mínimo. Entre estas regiões existem ainda os músculos lumbricais e os interósseos palmares e dorsais, músculos que promovem flexão metacarpo-falange, abdução e adução dos dedos.

Continue navegando