Buscar

023.10461 Aula02 5468158

Prévia do material em texto

ATIVIDADES AULA 02
01 – Conceitue e Caracterize Marketing Pessoal; 
R – É o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que a pessoa atribua um maior valor a sua imagem pessoal. É um marketing voltado para as pessoas verem você com uma imagem bastante positiva, atribuindo valor a sua imagem. Muito mais do que se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva, é conhecer suas próprias capacidades e limitações e buscar sempre o crescimento pessoal, é fazer-se notado, não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas categorias, capacidades e competências, em fim é divulgar sua imagem diante das oportunidades para que os outros possam integra-las em seus planos pois a nossa sobrevivência profissional esta aliada a forma como conduzimos nossa imagem.
02 - COMENTE Qual é um dos erros mais comuns que normalmente uma pessoa comete, AO PENSAR EM MARKETING PESSOAL? Exemplifique sua resposta;
R - Erros mais comuns são que as pessoas acham que marketing é somente propaganda ou somente aparência, não é só isto ele vai muito além daquilo que se vê, esta mais lígado naquilo que se sente, como você se veste, como você anda, como você se comporta frente ao colegas no ambiente de trabalho, tem uma ligação direta com o emocional principalmente, ser persuasivo a ponto de vender um produto vazio, isto é , vender aquilo que você não é.
03 – Quais as observações fundamentais para construção do Marketing Pessoal? Existem Regras? Como pode ser desenvolvido? 
Cuidado com a aparêcia pessoal, a forma de se vestir a forma que de andar, a forma de se expressar.
Fazer o melhor trabalho de que é capaz gerar um histórico pessoal notável, diferenciar, criar uma imagem e estratégia para promover você, tudo o que venhamos a fazer esta atrelado a imagem que projetamos, devemos identificar as qualidades ou características que diferenciam você dos outros, esquecer o nome do seu cargo, agir com líder, pedir um feedback honesto e francodo seu desempenho, ter facilidade de relacionamentos de forma natural e autêntica, excluir a falsidade, desenvolver um raciocínio rápido, ser criativo, possuir resistência emocional.
04 - O marketing pessoal tem apresentado crescente importância no ambiente corporativo. Há por parte das pessoas a preocupação em melhorar a postura e apresentação pessoal e, principalmente, atualizar os conhecimentos profissionais e acadêmicos. As organizações, por sua vez, aumentam o seu nível de exigência para a contratação de pessoas e para que os seus colaboradores mantenham-se atualizados e contribuam para que as empresas se tornem mais competitivas e rentáveis.
Assinale a alternativa que não condiz com o marketing pessoal. 
R – Letra C
A - O marketing pessoal se refere à marca individual do indivíduo e o que ele representa na mente das pessoas que convivem com ele ou que o veem em determinados momentos da vida social. 
B - O marketing pessoal pode ser definido como a imagem particular que torna o indivíduo um produto, e isso é um processo contínuo de diferenciação na vida social, pessoal e profissional.
 ( X ) C - O modo como uma pessoa se apresenta sempre com roupas de grife, fala em público, conversa com outra pessoa e comunica seus trabalhos, suas ideias e participa de reuniões, sempre chamando a atenção para si, deve ser feito com muita ênfase para que possa ser notada de forma positiva e para que haja simpatia de forma recíproca. 
D - O conteúdo é o aspecto mais importante do marketing pessoal e é composto por um conjunto de elementos essenciais que formam o que se chama de “repertório de conhecimento”. Esses elementos são a formação acadêmica, o currículo de vida profissional, as competências, a autenticidade, a transparência no agir, a ética, a positividade e a resiliência do indivíduo.
E - O marketing pessoal tem aparecido como um divisor de águas no mundo corporativo, pois as pessoas se preocupam em melhorar a sua imagem, e parece que isso lhes dá mais segurança para que se mantenham empregadas ou consigam um emprego melhor. 
COMENTARIO PROFESSOr 1,25
Grato pelo envio das atividades... GABARITO: QUESTÃO 04 - C
O Marketing Pessoal, sem dúvida deve ser uma preocupação por parte de qualquer individuo que queira obter e manter sucesso!
No mercado em que estamos inseridos, não basta apenas conquistar o sucesso ou um bom resultado, é preciso saber conduzir para que esse sucesso não seja momentâneo. Como citado, um dos maiores erros ao tentar desenvolver Marketing Pessoal, é o indivíduo tentar SER alguém que ele não é, ou seja, desenhar um comportamento ou atitude, sem nexo com a verdadeira realidade..Isso é um problema.. pois ninguém consegue ser atriz ou ator, 24h por dia, 7 dias da semana... 
O marketing pessoal é essencial em função do suporte que ele proporciona ao indivíduo, entendo que, mais do que nunca, vivemos em uma concorrência acirradíssima, tanto por parte das organizações, quanto por parte das pessoas, vejo duas situações pertinentes: Ou nos preocupamos com nossa imagem, apresentação, o que de fato estamos externalizando sobre nossa personalidade e desenvolvimento profissional ou estaremos fora do mercado de trabalho e fora de competitividade. 
O mercado não está dando colher de chá ou 2ª chance... 
Atualmente faltam pessoas qualificadas e envolvidas com as organizações, pessoas que de fato mostram serviço e satisfação em trabalhar.. para isso é essencial a cada dia se preocupar com o Marketing Pessoal, e a maneira como cada um de nós estamos expostos na vitrine desse mercado. É verdade aquela ideia que alguns autores pregam: somos produtos e estamos à venda, pois na verdade, todos os dias estamos nos relacionando com pessoas e catalizando situações, onde em diversos momentos, nós estamos nos relacionando com alguém e nesse momento, passando uma imagem positiva ou negativa... 
O que algumas pessoas esquecem, é que, no marketing pessoal, a primeira impressão é a que fica.. 
Se, em um primeiro atendimento ou relacionamento você não se saiu bem, em função desse ou daquele problema, com certeza, essa primeira impressão irá ficar, e a pessoa que estava interagindo com você, fará mal juízo de sua pessoa.. por isso, por mais que estejamos em situação não agradável, com problemas, etc.. NUNCA devemos passar esse sentimento para pessoa ou cliente que estamos nos relacionando.. É essencial separar as coisas...
VENDEMOS NOSSA IMAGEM A TODO MOMENTO... VENDEMOS NOSSA EMPATIA, OU ANTIPATIA... EM CASA SOMOS OBSERVADOS PELOS FAMILIARES, NA ESCOLA PELOS PROFESSORES, NA IGREJA PELO PADRE OU PASTOR, NA RUA PELOS OUTROS, NA EMPRESA PELO CHEFE, NO BANHO PELO CHUVEIRO (RSRSR) NA CALÇADA PELO CACHORRO.. E ASSIM, SUCESSIVAMENTE... SEMPRE VAI TER ALGUÉM EM ALGUM LUGAR PARA NOS OBSERVAR, FAZER UMA ANÁLISE.. 
O desafio é atentar-se ao velho clichê: Tente ser a Melhor pessoa que puder enquanto puder ser....
Você possui um diferencial por estar cursando essa faculdade e abrindo sua mente para novos horizontes... Isso é ótimo, mas não basta apenas isso E TECER UMA IDEIA - faça uma avaliação periódica de sua imagem e apresentação, veja se de fato, tem sido um produto de mercado. 
Chamamos isso de EMPREGABILIDADE(Capacidade de manter-se empregável e competitivo). Assim, o Marketing pessoal jamais será modismo, sempre e cada vez mais será necessidade. Cientificamente não é comprovada a gênesis (origem) do marketing pessoal, ou seja, quando exatamente ele iniciou... 
Sabe-se apenas que da última década para cá criou grande forma e hoje, mais do que nunca, tem grande peso sobre o relacionamento interpessoal e sobre desenvolvimento profissional. Quanto à família, essa tem papel essencial para edificação do MP. É na família que os primeiros valores são aprendidos, mesmo, em uma família que as vezes não é formada pelo pai, mãe e irmãos, tem grande responsabilidade pelo futuro promissor ou não de muitas pessoas. 
Enfim,depende MUITO DE CADA UM. 
O BOM desenvolvimento do Marketing pessoal depende primeiramente da visão de existência que cada um da vida, e de tudo aquilo que está à sua volta. Ser e deixar transparecer uma boa imagem, depende do nosso estado de espírito, do que estamos vivendo, do que queremos, e de nossas realizações.. 
É isso aí... Segue reflexão do professor sobre essa aula.. 
Cordial Abraços,
Vamos em frente!!
Prof. Valdir Pereira

Continue navegando