Buscar

Psicologia das organizações aula 1 testes 1 2 3

Prévia do material em texto

Psicologia das organizações 
Aula 1 exercícios 1 teste
	plina: GST1732 - PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 
	201708219111
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles (335 a.C) filósofo considerado o pai da psicologia pré-científica. Entendia corpo e mente de forma integrada. Esta premissa postulava que:
		
	 
	Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui a sua psiquê.
	
	As pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornarem conhecimentos verdadeiros.
	
	Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta é considerado irracional.
	 
	Aspecto que permitiria ao homem sobrepor-se aos instintos e deixar de ser um animal racional. A verdade encontra-se no devir e não no ser.
	
	Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta é considerado racional.
	
Explicação:
Aristóteles (384 a 322 a.C) traz uma importante contribuição, considerada um avanço para a época. Os pensadores anteriores acreditavam que a alma era separada do corpo, e após a morte a alma dissociava-se do corpo falecido, e procurava um novo corpo para instalar-se. Entretanto, para ele a alma e o corpo não podem ser dissociados, e a psiquê seria o princípio ativo da vida.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	1. Quem foi o fundador da Psicologia Científica e do Estruturalismo?
		
	
	Taylor
	 
	Wundt
	
	Skinner
	
	Freud
	
	Pavlov
	
Explicação:
O aluno terá que saber sobre a história da Psicologia. O fundador da Psicologia Científica e do Estruturalismo foi Wundt.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Embora a Psicologia enquanto ciência seja jovem, o estudo do comportamento humano ainda que de forma não sistemática, é tão antigo quanto a existência da humanidade. A maioria dos estudiosos que descrevem a história da Psicologia identifica as suas origens por:
		
	 
	Sócrates, Platão e Aristóteles
	
	Sócrates, Aristóteles e Wundt
	
	Sócrates, Platão e Freud
	 
	Platão, Freud e Wundt
	
	Aristóteles, Wundt e Freud
	
Explicação:
O aluno terá que saber que a Psicologia é bastante antiga e começou com os filósofos gregos: Sócrates, Aristóteles e Platão. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"Um dos aspectos do comportamento humano cujo estudo mais tem sido incentivado na atualidade é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro do ambiente de trabalho em que se encontram. Diferentemente da tecnologia, das finanças e da comercialização, a administração das empresas tem deixado claro que o elemento humano se caracteriza como fator de inquestionável importância com relação ao comprometimento de se chegar aos objetivos organizacionais pretendidos" (Bergamini, 2005, p. 12). Esse estudo se refere a que área da ciência:
 
		
	 
	a Psicologia Organizacional
 
	
	a Sociologia
 
	
	a Economia
 
	
	a Administração
 
	
	a Ciências Contabéis
 
	
Explicação:
A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos derivados do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas.  Dessa forma, procura manter a qualidade do clima organizacional, oferece condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano e, consequentemente, o alcance de metas e lucros. A Psicologia Organizacional afeta diretamente no bom andamento da corporação, evitando conflitos, ajudando na motivação e crescimentos das equipes.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O estudo do comportamento esteve indistinto da Filosofia por quase 2000 anos, até que a Psicologia ganhasse sua autonomia com a criação de laboratórios de pesquisa. Na Antiguidade, tal como afirma Bergamini (2005) estudar a conduta humana limitava-se ao estudo:
		
	 
	Das pessoas antissociais;
	
	Das pessoas percebidas como padrão;
	
	Das pessoas que demonstravam liderança.
	
	Das pessoas em conformidade social;
	 
	Das pessoas percebidas como atípicas;
	
Explicação:
 
Pessoas atípicas eram pessoas que possuíam doenças mentais ou algum tipo de desajuste meramente social. Bergamini associa o desenvolvimento histórico da psicologia com o da medicina, acrescentando que ¿com o passar do tempo, a atenção tanto para a saúde física quanto para a mental foi incentivando o interesse das pesquisas sobre o assunto, no sentido de adotar um paradigma que pressupunha como de maior relevância a profilaxia da doença e dos desajustamentos em lugar de tão só curá-los e reorientá-los¿.
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia na gestão contemporânea, através de estudos sistemáticos do comportamento, permite inferir sobre variados processos psicológicos que são desenvolvidos para potencializar o desempenho do profissional no trabalho, esses processos podem ser assim descritos: Assinale a assertiva INCORRETA:
		
	 
	Processo grupal e processo estrutural nas organizações de trabalho.
	
	Processo de vivência das emoções e processo de criatividade nas organizações de trabalho.
	
	Processo de liderança e processo de negociação nas organizações de trabalho.
	
	Processo de percepção humana e processo de comunicação interpessoal nas organizações de trabalho.
	
	Processo de aprendizagem e processo de motivação nas organizações de trabalho.
	
Explicação:
O processo estrutural que ocorre nas organizações de trabalho define um organograma e a distribuição de cargos e funções, e não se refere a um processo psicológico, como todos os outros processos descritos se referem a fenômenos psicológicos estudados e desenvolvidos através de pesquisas científicas no domínio da Psicologia, e apresentado na web aula.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma das linhas da Psicologia tem o comportamento como um dos elementos fundamentais de sua análise, neste caso elimina da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulos e respostas. Os comportamentalistas rejeitaram os métodos introspectivos, focando a Psicologia nos aspectos que podem ser observados. Qual das opções abaixo atende a esta definição:
		
	 
	Psicanálise.
	
	Gestalt.
	
	Atitudes.
	
	Psicologia Social.
	 
	Behaviorismo.
	
Explicação:
A psicologia, como um behaviorista à vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na história da Psicologia que se reporta à Antiguidade, filósofos como Sócrates (469/ 399 a.C.), Platão (387 a.C.) e Aristóteles (335 a.C) foram os pioneiros na investigação da alma humana, instigados pela razão, atitudes, crenças, diferenças de comportamento, capacidade criativa e a loucura. Para Platão falar da Psicologia é falar da concepção da:
		
	
	Percepção
	
	Psiquiatria
	
	Fantasia
	
	Razão
	 
	Psiquê
	
Explicação:
Agregando ás contribuições de Sócrates, Platão procura definir a alma = Psiquê organizada buscando um lugar para a razão dentro do corpo humano, seus estudos datam de 427 a 347 a.C. Para ele a razão estaria localizada na cabeça, onde também se encontra a medula espinhal ocorrendo a ligação da alma com o corpo. Os estudos de Platão antecipam teorias psicológicas que ficaram famosas posteriormente, como: sensação, percepção, memória, emoção e cognição.
Teste 2
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações. A Psicologia, ciência em pleno desenvolvimento e expansão, tem despertado o interesse nas pessoas leigas quanto à sua aplicabilidadeem suas próprias vidas. A esta utilização chamamos:
		
	
	psicanálise
	 
	psicologia social
	 
	senso comum
	
	psiquiatria
	
	parapsicologia
	
Explicação:
O aluno terá que saber a definição de senso comum. É  conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na história da Psicologia que se reporta à Antiguidade, filósofos como Sócrates (469/ 399 a.C.), Platão (387 a.C.) e Aristóteles (335 a.C) foram os pioneiros na investigação da alma humana, instigados. Platão, precursor do inatismo defende que:
		
	 
	As pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornarem conhecimentos verdadeiros.
	 
	As pessoas nascem como tabua em branco para imitar e aprender sobre conhecimento verdadeiro.
	
	A função do homem é a atividade da sua alma, que segue ou implica um princípio irracional.
	
	A função do homem é a atividade da sua alma, que segue ou implica na irracionalidade.
	
	A verdade encontra-se no devir e não no ser.
	
Explicação:
O inatismo platônico afirmava que a alma procedo o corpo, ou seja, todo o ser humano já detém o conhecimento armazenado em sua alma das encarnações passadas. Sempre que o indivíduo encarna, já teria a sua base de conhecimentos pronta.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia científica em seus primeiros passos trouxe uma grande contribuição para o estudo do comportamento humano. Podemos considerar abaixo como fatos relevantes dos primórdios da Psicologia Científica:
		
	
	Quiromancia; Behaviorismo e Associacionismo
	 
	Psicanálise; Behaviorismo e Gestalt
	 
	Psicologia Experimental; Psicologia Animal e Evolutiva
	
	Id, ego e superego.
	
	Psicologia nas Organizações; Psicologia clínica e Psicologia do Trabalho
	
Explicação:
O Behaviorismo é a análise experimental do comportamento, comportamentalismo, teoria comportamental; tudo em prol do comportamento humano. Faz atribuição de que o comportamento não é uma ação isolada, mas sim, que depende do meio onde se vive. O comportamento como objeto observável, mensurável da Psicologia. A Gestalt procura entender como o indivíduo é capaz de na sua mente completar uma figura aparentemente faltando seus contornos. A maneira como nós percebemos as coisas, determina o nosso comportamento. A Psicanálise se preocupou em colocar os ¿processos misteriosos¿ do psiquismo (as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, o interior do homem) como problema científico; a esse estudo iremos chamar de psicanálise. O trabalho profissional desenvolvido recebe o nome de análise, que busca o autoconhecimento do sujeito para chegar à eventual cura.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A filosofia é considerada mãe de todas as Ciências.Desta forma e sobre a concepção filosófica das diferenças individuais para Platão. É correto dizer que:
		
	
	Os dotes são aprendidos. Os indivíduos são todos iguais.
	 
	Há dotes, ou dons naturais para uma profissão. Os indivíduos devem dedicar-se aos seus dotes
	 
	Há dotes naturais para uma profissão. Os indivíduos por isso são sempre predeterminados.
	
	A função do indivíduo é atividade de sua alma, que implica na irracionalidade.
	
	A função do indivíduo é tornar-se profissional liberal sem dotes
	
Explicação:
Reforçado pelo inatismo platônico em que a alma procedo o corpo, todo o ser humano detém o conhecimento armazenado em sua alma das encarnações passadas. Sempre que o indivíduo encarna, já teria a sua base de conhecimentos pronta, o que justifica a dedicação aos seus dotes ou dons.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia, antes de receber o status de ciência, era um ramo da:
		
	
	Gestalt
	
	Psicanálise
	
	Sociologia
	
	Teoria Behaviorista
	 
	Filosofia
	
Explicação:
O aluno terá que saber que a Psicologia antes de receber o status de ciência, era um ramo da: Filosofia.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre a importância da Psicologia Organizacional, é correto afirmar que:
		
	 
	é uma área da Psicologia que se preocupa com o comportamento das pessoas, dos grupamentos e organizações inseridos no ambiente de trabalho
	
	essa especialização da Psicologia visa unicamente possibilitar aos funcionários uma melhor atuação profissional para ampliar a comunicação
	
	é a única perspectiva psicológica para compreender os sujeitos inseridos nas organizações
	
	a maneira como os indivíduos permeiam as tecnologias é o cerne dessa ramificação da Psicologia
	
	é uma disciplina que aplica mensurações da prática profissional com o intuito de tornar eficaz a produtividade
	
Explicação:
Segundo Bergamini, A PSicologia Organizacional se preocupa com esse grupo grande de pessoas com atividades interdependentes.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam: Assinale a Única alternativa correta.
		
	 
	O uso do senso comum
	
	O uso da ciência
	
	O uso da dialética
	
	O uso de pesquisas
	
	O uso do cognitivismo
	
Explicação:
A relação entre ciência e senso comum é tratada por Santos (1989), na concepção de que a ciência se opõe a opinião ou ao senso comum que representa a experiência imediata, o conhecimento vulgar; as opiniões ou tudo o que se precisa vencer para se tornar possível o conhecimento científico, racional e válido.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um dos aspectos do comportamento humano cujo estudo mais tem sido incentivado na atualidade é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro do ambiente de trabalho em que se encontram. Diferentemente da tecnologia, das finanças e da comercialização, a administração das empresas tem deixado claro que o elemento humano se caracteriza como fator de inquestionável importância com relação ao comprometimento de se chegar aos objetivos organizacionais pretendidos" (Bergamini, 2005, p. 12).
Qual a importância da Psicologia Organizacional e sua aplicabilidade dentro das Organizações de Trabalho?
I - A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho.
II - A Psicologia Organizacional se baseia nos Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo;
III - A Psicologia Organizacional estabelece Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
 
Considere as frases descritas acima, indicando a alternativa correta:
		
	 
	Apenas I, II estão corretas.
	 
	Apenas I, II, III estão corretas.
	
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas a I está correta.
	
Explicação:
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental;  Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisasde cultura e ambiente organizacional.
	
Teste 3
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Desde o início do século XX, conhecimentos da Psicologia no apoio à pratica administrativa vêm recebendo crescente utilização, graças ao trabalho de muitos profissionais no plano individual e no coletivo. Para isso, contribuíram os próprios objetivos da Psicologia enquanto:
		
	 
	Administração de conflitos
	
	Senso comum
	
	Autoconhecimento
	 
	Ciência
	
	Neurociência
	
Explicação:
Por se tratar do século XX a Psicologia é científica, logo a os próprios objetivos da Psicologia enquanto: ciência. 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia, quando atuando nas organizações, pode focar diversas áreas. Quando ela se ocupa no estudo sobre a formação e funcionamento dos grupos ou dos estudos de liderança e padrões de liderança está focando a especialidade:
		
	
	Desenvolvimento organizacional.
	
	Ergonomia.
	
	Relações industriais.
	 
	Comportamento organizacional.
	
	Psicologia de pessoal.
	
Explicação:
Como destacado na web aula 2, o autor Muchinsky divide a área da psicologia organizacional em seis sub especialidades e aquela que estuda a formação e o funcionamento dos grupos, os estilos de liderança, o comprometimento com os objetivos da organização, os padrões de comunicação entre outros assuntos é a área do comportamento organizacional.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os indivíduos se constroem através do outro e nas interações em diferentes aspectos da sua vida. Está é uma máxima utilizada para afirmar em psicologia que consideramos o homem como um ser:
		
	 
	Bio-psico-social
	
	Bio-psico-ativo
	
	Bio-psico-sexual
	
	Bio-psico- espiritual
	 
	Bio-psico-afetivo
	
Explicação:
O homem é um ser biopsicossocial, isto é, que se constitui nos aspectos biológicos e corporais, psicológicos e sociais, nas diferentes interações consigo, com o outro e com o meio em que está inserido.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Descartes é considerado um importante filósofo e que contribuiu muito para o surgimento da psicologia enquanto ciência, a partir da resolução da questão da dualidade mente-corpo, que implica em:
		
	 
	Corpo e mente trabalham de forma associada e não separadas.
	
	A mente é uma substância que não interage com o corpo e, portanto, não sofre influência dele.
	
	A dualidade cartesiana manteve a avaliação de que não existe uma química cerebral.
	
	A partir da dualidade cartesiana é possível apreender que não há relação entre mente e corpo.
	
	O corpo é uma substância que não interage com a mente e não sofre influência dela.
	
Explicação:
Descartes relacionou mente e corpo como aspectos integrantes do ser humano que se influenciam mutamente. Corpo e mente atuam de forma conjunta e não separados um do outro.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Complete a afirmação abaixo que apresenta um conceito para a Psicologia Social: " Um ramo da psicologia que se ocupa do confronto entre a ................................. e o comportamento das pessoas".
		
	 
	C) Relação dso conflitos
	
	B) Busca racional
	
	E) Espaços de vida
	 
	A) interação social
	
	D) Vida
	
Explicação:
 
A psicologia social aborda as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Portanto, a alternativa interação social está correta.
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	 As pessoas em geral têm a sua psicologia .Esta é uma colacação do senso comum.Entretanto, a definição científica e histórica da psicologia  atual , neste caso, aponto para uma ùnica resposta certa. Assinale:
		
	
	Estudo do comportamento Psicossomático
	
	Estudo das Percepções humanas
	
	Estudo da Alma humana
	
	Estudo dos processos sociais
	 
	Estudo do comportamento e dos processos mentais
	
Explicação:
A evolução histórica da Psicologia como Ciência caracteriza o estudo do comportamento e dos processos mentais. Inclui o estudo do comportamento e processos mentais dos animais considerados superiores, que são os humanos, e dos demais animais inferiores. 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale uma diferença entre a psicologia do senso comum e a psicologia científica:
		
	 
	A psicologia do senso comum é empírica e produz conhecimentos que podem ser utilizados por toda e qualquer pessoa e contexto, ao passo que a ciência produz, em laboratório, conhecimento teórico sem relação com a realidade concreta
	 
	O senso comum é a prática do conhecimento do cotidiano, baseadas principalmente na própria experiência do indivíduo, ao passo que a ciência sistematiza resultados obtidos do conhecimento de maneira controlada, do objeto ou fenômeno estudado de modo a torná-lo como fato.
	
	O senso comum produz a única forma de conhecimento válida para a vida em sociedade, e a ciência produz apenas conhecimento para embasar as aulas nas escolas
	
	A premissa inicial está incorreta, pois não há diferença real entre o conhecimento produzido pela psicologia do senso comum e a psicologia científica
	
	 O conhecimento  do senso comum não difere das teorias centíficas, haja vista os observadores e julgadores dos  programas de reality show.
	
Explicação:
O conhecimentdo  científico se difere basicamente  do conhecimento empírico, através de sua metodologia, técnica e sistematização.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas (1) e (2) e responda o que se pede. (1) A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa Porque (2) Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Com base na leitura das assertivas (1) e (2), é CORRETO afirmar que:
		
	
	As duas são falsas.
	 
	As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
Explicação:
	As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. Porque a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa, e por este motivo, esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes