Apol História Pensamento Sociológico Nota 100
3 pág.

Apol História Pensamento Sociológico Nota 100


DisciplinaHistória Antiga Ocidental985 materiais19.224 seguidores
Pré-visualização1 página
1/5
A charge tece críticas ao efeito alienante da divisão do trabalho, fruto do contexto do século XIX, e demonstra uma das transformações ocorridas com o fim do período feudal e início da modernidade. O livro-base Sociologia geral faz menção à revolução que ocasionou essa mudança. Leia as alternativas e assinale aquela que contém o nome dessa revolução:
	
	A
	Revolução Americana.
	
	B
	Revolução Burguesa.       
	
	C
	Revolução Industrial.
	
	D
	Revolução Francesa.
	
	E
	Revolução Mexicana.
Questão 2/5 - História do Pensamento Sociológico - Eletiva
Leia atentamente o seguinte extrato de texto:
\u201cÉ a tendência em julgar as outras culturas pelo próprio padrão cultural, comparando-as, ou ainda a tendência em considerar determinada cultura a mais correta ou a melhor\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 160.   
O extrato de texto apresentado anteriormente diz respeito a um conceito sobre a forma como um indivíduo ou um grupo trata outros que apresentam hábitos ou costumes diferentes dos seus. Qual das alternativas abaixo contém esse conceito? Marque a opção correta, tomando como referência o livro-base Sociologia geral:
	
	A
	Multiculturalismo.
	
	B
	Interculturalismo.
	
	C
	Etnocentrismo.
	
	D
	Evolucionismo.
	
	E
	Culturalismo.
Questão 3/5 - História do Pensamento Sociológico - Eletiva
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cA Revolução Francesa, em 1789, significou o fim do feudalismo na Europa, promovendo profundas transformações na economia, na vida política e nas formas culturais. O objetivo era transformar a maneira como a sociedade daquela época se organizava\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012. p 27.
A Revolução Francesa estabeleceu uma nova ordem social sob um novo lema.  Conforme apresentado no livro-base Sociologia geral, assinale a alternativa que corresponde a esse lema:
	
	A
	Pela razão ou pela força.
	
	B
	Confiamos em Deus.
	
	C
	ordem e progresso.
	
	D
	Paz, trabalho e pátria.
	
	E
	Liberdade, igualdade e fraternidade
Questão 4/5 - História do Pensamento Sociológico - Eletiva
Leia o fragmento de texto abaixo:
\u201cEm Weber lê-se que: cada um desses campos pode ser racionalizado em termos consoantes com valores últimos e finalidades muito diferentes, e o que é racional de um certo ponto de vista, poderá ser irracional de outro. Racionalizações dos mais variados tipos têm existido em vários setores da vida, em todas as áreas da cultura\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo, SP: Martin Claret, 2001. p. 224.
A partir da tipologia de ação social de Weber apresentada no livro-base Sociologia geral, assinale a alternativa que corresponde à racionalidade onde o indivíduo age com relação a um objetivo específico, um fim desejado:
	
	A
	Racionalidade tradicional.
	
	B
	Racionalidade afetiva.
	
	C
	Racional com relação a valores.
	
	D
	Irracionalidade.
	
	E
	Racionalidade com relação fins.
Questão 5/5 - História do Pensamento Sociológico - Eletiva
Leia o trecho de texto a seguir:
\u201cDurante a Idade Média europeia, que durou aproximadamente mil anos (do século V ao século XV), os homens utilizavam principalmente a religião e a tradição para explicar e organizar seu mundo. [...] As explicações baseadas na fé perduraram durante quase todo o período. Mas, aos poucos, os homens foram procurando outras formas de explicação. Nessa procura, dois movimentos ocorridos na Europa são essenciais para o desenvolvimento de uma perspectiva científica e racional\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIXÃO, Alessandro Eziquiel da. Sociologia geral. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012. p. 19-20.
De acordo com o livro-base Sociologia geral, qual das alternativas apresenta os principais movimentos que auxiliaram o desenvolvimento da ciência naquela época? Assinale a opção correta:
	
	A
	Calvinismo e protestantismo.
	
	B
	Renascimento e Iluminismo.
	
	C
	Maoísmo e taoísmo.
	
	D
	Revolução francesa e Revolução industrial.
	
	E
	Revolução Russa e Revolução Inglesa.