Buscar

RELATÓRIO MANEJO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS COM ALERGIA ALIMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR
SAC - Setor de Atividades Complementares
CAMPUS: Vergueiro DATA DA ATIVIDADE: 07/08/2018
Estudante: Sabrina Alves Juca RA: B66979-9 semestre: 8º
Tipo de Atividade: ( ) Visita técnica ( ) Pesquisa (X) Palestra ( ) Curso ( ) Semana Científica ( ) Trabalho Voluntário ( ) Seminário ( ) Oficinas 
 ( ) Outro
Local da Atividade: Universidade Paulista Horário: 10h00 – 11h00
Chancela do responsável pelo local do Evento: _______________________
No dia 07 de agosto de 2018 foi palestrado pela nutricionista Rafaella Cajaíba Cruz Martiolli o tema: Manejo nutricional de crianças com alergia alimentar: cuidados com macro e micro nutrição.
Neste dia foi falado sobre os tipos de alimentos que estão relacionados com a alergia, sendo o principal leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixe e frutos do mar.
Hoje em dia percebe - se que existe erros na definição de alergia alimentar tanto pela população como também pelos profissionais da área da saúde.
A alergia alimentar envolve mecanismos imunológicos, pode ser mediada pela imunoglobulina E (IgE) ou não mediada pela (IgE). É determinada pela National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) como resposta imunológica adversa reprodutível que ocorre devido a exposição a um determinado alimento.
Das manifestações os sistemas envolvidos podem ser: cutâneo, gastrintestinal, oral, respiratório, cardiovascular, neurológico, ocular e gênito-urinário. 
Apesar de conhecer as diferentes fontes dos alérgenos alimentares, realização de diagnósticos e manifestações clínicas muitas das vezes ainda é necessário que haja a restrição do alimento em questão, o diagnóstico correto contribui para impedir a limitação da dieta. Muitas das vezes mães que estão amamentando também necessitam aderir à restrição dos alimentos citados. 
O tratamento consiste na exclusão total do alimento identificado sendo fundamental explicar ao paciente sobre a importância da leitura do rótulo dos alimentos.
Análise Crítica: O ensino contribuiu para o desenvolvimento da leitura de rótulos de alimentos abrangendo a associação com alergias alimentares. Do mesmo modo para o desejo do conhecimento da composição dos alimentos por meio da literatura o que é capaz de colaborar com a minha formação profissional. 
Assinatura do(a) estudante: __________________________________ 
HORAS/ ATIVIDADE: _________ Visto Prof. ___________ Data: ___________ 
 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Continue navegando