prova final (metodologia cientifica ) uniasselvi.docx
7 pág.

prova final (metodologia cientifica ) uniasselvi.docx


DisciplinaPedagogia72.342 materiais554.338 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Rose Hellen Caroline Almeida de Oliveira (1038024)
	Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:423687) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8154496
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa  Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Quando estamos no processo de construção do nosso projeto ou ainda um artigo científico, devemos utilizar as citações e as obras de diversos autores, que relatam as suas experiências acerca da temática ou assunto que estamos pesquisando. No entanto, é comum fazermos muitas citações diretas, copiando na íntegra, parágrafos dos autores citados. No entanto, é muito salutar que façamos nossa construção através de citações indiretas, onde as nossas ideias permeiam através daquelas oriundas de outros pesquisadores. Esse processo de fato sustenta a proposta de projeto ou artigo científico de forma eficaz. Com relação às citações indiretas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas citações diretas, independentemente de fazer paráfrase (síntese de um trecho curto) ou condensação (síntese de livros ou capítulos), é obrigatória a indicação do autor e do ano da obra.
	 b)
	A citação indireta ocorre quando, ao consultar os originais para fazer seu paper, você optar por fazer cópia ao pé da letra e produzir um texto com as suas palavras.
	 c)
	Se optar por sintetizar as ideias do autor e não copiá-las ao pé da letra, a transcrição é livre, desde que seja fiel.
	 d)
	Sua paráfrase deve manter o mesmo sentido do texto original, porém não são necessárias aspas e a indicação do autor e a data de publicação.
	2.
	Leia o texto que segue:
Por onde se começa a solução de um problema? Imagine que você é um escoteiro e se perdeu numa floresta. Seu problema é voltar ao acampamento. Qual seria seu procedimento? O que significa encontrar a solução para o problema? A solução é o caminho que o levará de onde você está ao lugar onde você deseja ir. Imagine que você não sabe para onde ir: não poderá fazer nada inteligente. Gritará, chorará, andará a esmo. O procedimento inteligente é o seguinte: pegue seu mapa, identifique o ponto para onde ir, o ponto onde você se encontra e, a partir do primeiro, trace um caminho. A inteligência segue o caminho inverso da ação. E é somente isso que a torna inteligência. Começando do ponto ao qual se deseja chegar, evita-se o comportamento errático e desordenado a que se dá o nome de tentativa e erro. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O texto de Rubem Alves, ao mencionar o "procedimento inteligente", faz uma associação com o conhecimento empírico, ou senso comum, pois a solução do problema surge das experiências cotidianas do indivíduo, da intuição.
II- O texto sugere a utilização de um método, organizado e racionalizado, que, seguido passo a passo, leve à solução do problema.
III- Rubem Alves ao utilizar a expressão "procedimento inteligente" e explicá-la, refere-se ao conhecimento científico, cuja base está na racionalidade e no tratamento objetivo do problema.
IV- O texto, ao fazer uso do exemplo do escoteiro perdido na floresta, enfatiza a perspectiva de que as ações se sobressaem à inteligência.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVES, R. Filosofia da ciência. Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2007. 
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	No mundo acadêmico, o paper é um modelo específico de artigo científico. Nele, você pode organizar seus estudos, registrar suas pesquisas e reflexões. Assim estará produzindo conhecimento e ciência. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O paper é o modelo adotado pela UNIASSELVI para seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.
(    ) O trabalho acadêmico ?paper? é um modelo de trabalho adotado pelas universidades, entretanto ele não é considerado científico.
(    ) Um dos objetivos do paper é produzir ciência, publicar as pesquisas feitas pelos acadêmicos, suas observações e reflexões.
(    ) O paper tem formato de um artigo científico. Por isso, deve expressar com clareza e objetividade o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	 b)
	É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	 c)
	Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
	 d)
	Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	5.
	De acordo com Medeiros (2008, p. 38-39), "a pesquisa procura dados em variadas fontes, de forma direta ou indireta. No primeiro caso, levantam-se dados no local em que os fenômenos ocorrem (pesquisa de campo ou de laboratório); no segundo, a coleta de informações pode dar-se por documentação. A pesquisa bibliográfica caracteriza-se como documentação indireta". É aquela que busca o levantamento de livros e revistas de relevante interesse para a pesquisa que será realizada. Seu objetivo é colocar o autor da nova pesquisa diante de informações sobre o assunto de seu interesse. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A pesquisa bibliográfica é um elemento importante e indispensável em qualquer pesquisa científica.
II- Impede, além de outros motivos, que o pesquisador trabalhe em vão tentando solucionar o que já foi solucionado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
	 a)
	A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
	 b)
	A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
	 c)
	As asserções I e II são verdadeiras, bem como a relação estabelecida entre elas.
	 d)
	As asserções I e II são verdadeiras, e a relação que se estabelece entre elas é falsa.
	6.
	Etimologicamente, o termo ?monografia? significa um estudo profundo sobre um único assunto, embora essa nomenclatura, monografia, seja destinada aos Cursos de Especialização (360 horas). Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I- É comum acontecer enganos sobre os trabalhos que podem ser considerados monografia.
II- A monografia é o resultado de uma construção de conhecimento e raciocínio científico.
III- Os trabalhos monográficos são desenvolvidos por estudantes de pós-graduação.
IV- Monografias são estudos sem finalidade científica. Buscam apenas divulgar ideias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	À medida que lemos, formamos diferentes interpretações a partir de um mesmo conteúdo. Isso se dá devido ao fato de que cada leitor tem experiência de vida e conhecimento prévio díspares, que acrescentarão ideias ao texto. Assim, existe uma interação entre o conteúdo fornecido pelo texto e o conhecimento prévio do leitor. Considerar isso "implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Todo esse processo de compreensão leitora ocorre de modo dinâmico, visto que o leitor ativo intervirá no texto e, a partir das informações dadas processa e atribui