Buscar

cultura popular brasileira.docx

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rose Hellen 
	Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:432169) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7529070
	Nota da Prova:
	8,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa  Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Uma representação cultural pode estar relacionada ao sentimento de medo dos indivíduos, materializada em objetos de culto. Trevo de quatro folhas, escapulário, pata de coelho e ferradura são exemplos de objetos em que se acredita trazer sorte e afastar o mal. Que nome recebe estes objetos?
	 a)
	Superstições.
	 b)
	Crendices.
	 c)
	Escapulários.
	 d)
	Amuletos.
	2.
	A literatura popular pode ser expressa tanto de forma oral comum a todos os povos, como os mitos, lendas, provérbios, parlendas, trava-línguas e adivinhas, quanto na forma escrita, o que é menos frequente, como a literatura de cordel, os dísticos de caminhão e o pão-por-deus. A literatura popular pode ser considerada o elemento mais verdadeiro da identidade cultural, por manifestar justamente a filosofia de quem a faz, a técnica, as crenças e os costumes. Sobre a literatura popular, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mitos.
II- Lendas.
III- Parlendas.
(    ) São associados a fatos reais ou históricos, e são justificados por fenômenos naturais, tendo origem indígena.
(    ) São populares entre as crianças por serem fáceis de decorar, podendo ao mesmo tempo trabalhar a memorização .
(    ) São personagens sobrenaturais, que não existem, podendo estar associados a fenômenos naturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	A culinária no Brasil é a mais diversificada possível, sendo que cada região tem um consumo maior de determinados alimentos, devido à colonização, à posição geográfica e ao clima que facilita o cultivo de determinados alimentos, em detrimento de outros. Analise a culinária e relacione-as com sua respectiva região: 
I- Região Sul.
II- Região Sudeste.
III- Região Centro-Oeste.
IV- Região Nordeste.
V- Região Norte.
(   ) Caldeirada de peixe, peixe na folha de bananeira, tacacá, pirarucu à casaca, saltenha, quibe de macaxeira.                               
(   ) Sarapatel, buchada, mata-fome, arroz de cuchá, mingaus, sarrabulho, mocotó,
Arrumadinho.                                       
(   ) Feijão pagão, empadão goiano, bolo de arroz, chouriço, farofa de banana, arroz com pequi, sopa paraguaia, carnes de caça .               
(   ) Angu, pão de queijo, tutu com couve, feijão troupeiro, vaca-atolada, galinha com quiabo, goiabada com queijo, arroz-doce, doces em calda e doce de leite.                      
(   ) Caldeiradas de peixe, marrecos e patos recheados e os doces como a cuca e o strudell, barreado.                                               
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	A sequência correta é: II - I - IV - V - III.
	 b)
	A sequência correta é: III - V - II - I - IV.
	 c)
	A sequência correta é: V - IV - III - II - I.
	 d)
	A sequência correta é: I - II - III - IV - V.
	4.
	Os Imigrante Europeus e Asiáticos, que aportaram no Brasil, trouxeram consigo uma bagagem de conhecimento que aos poucos se tornaram parte da paisagem brasileira . Mudanças que foram sentidas nas artes, culinária, arquitetura e no modo de vida. Há uma obra brasileira que mostra a miscigenação e a intenção de todos imigrantes, um trabalho remunerado na Indústria. Sobre o nome da obra e o artista que pintou esta realidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Retirantes - Cândido Portinari.
	 b)
	Cafezal - Cândido Portinari.
	 c)
	Operários - Tarsila do Amaral.
	 d)
	Trabalhadores - Tarsila do Amaral.
	5.
	No Brasil, é comum que as manifestações culturais pertençam exclusivamente a determinadas regiões do país. No carnaval das cidades de Olinda e Recife é executada uma dança característica que apresenta um ritmo rápido e coreografia com passos acrobáticos. Qual o nome dessa dança?
	 a)
	Axé.
	 b)
	Congada.
	 c)
	Frevo.
	 d)
	Maracatu.
	6.
	A preservação do patrimônio histórico é uma importante ação para salvaguardar a memória de um povo. No Brasil, os patrimônios são protegidos por determinadas instituições que procuram obedecer a critérios internacionais de classificação e cuidado dos bens tombados. Com relação à preservação do Patrimônio Histórico do Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- IPHAN é um ministério responsável pela avaliação e tombamento dos bens culturais brasileiros.
II- Os patrimônios materiais tombados são registrados em quatro Livros do Tombo.
III- Apenas os bens materiais e os bens imateriais podem ser tombados.
IV- Os bens imateriais, para a sua preservação, são registrados nos Livros de Registro. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	Ao longo da história, o ensino de Artes no Brasil vem passando por diversas transformações, principalmente no que se refere às características culturais do país. A Arte no Brasil só passou a ter seu próprio espaço como uma disciplina que tinha como objetivo o pleno desenvolvimento artístico do indivíduo com o surgimento do movimento Educação através da Arte. Surgem importantes movimentos culturais, interligando arte e educação a partir do século XIX, e modificações ainda mais contundentes após a década de 1920. Sobre o ensino de Artes no Brasil, analise as afirmativas a seguir: 
I- As transformações históricas e sociais devem estar contempladas no ensino da Arte, assim como na educação em geral.
II- No percurso histórico da arte-educação, pode-se perceber que a arte foi vista como técnica, livre expressão, atividade estética e como promotora do desenvolvimento cognitivo.
III- O ensino integrado às realidades socioculturais na qual a escola está inserida reforça as diferentes culturas, reconhecidas pela legislação educacional.
IV- A escola pode, sozinha, acabar com o preconceito e a discriminação, ao promover reflexões e incentivar atitudes de respeito à diversidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	8.
	O termo folclore foi cunhado no século XIX pelo pesquisador britânico Willian John Thoms. A palavra folclore vem da fusão de dois termos que identificam esta forma de conhecimento. Qual o significado do termo Folclore?
	 a)
	A família do povo.
	 b)
	A sabedoria do povo.
	 c)
	A persistência do povo.
	 d)
	A vida do povo.
	9.
	A formação cultural no Brasil se origina do choque de diversas culturas provenientes de diferentes lugares. Isto se deve muito à forma como o país foi povoado, bem como ao seu desenvolvimento econômico e exploração dos recursos naturais. Com relação à formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
(    ) O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e, por último, as regiões Norte e Sul.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus, viviam em uma sociedade socialista, em que todos eram donos das terras e os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas eram divididas. 
(    ) O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e, para tal,utilizou-se do cunhadismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	O ano de 1929 é considerado no Brasil como marco inicial da chamada época de ouro da música popular brasileira (que se estenderia até 1945). Pode-se dizer que os padrões assumidos para a produção musical nacional - mantidos até hoje - se estabelecem no período que se inicia após a crise mundial de 1929. Alguns fatores foram determinantes para esse momento: a crise gerada pela queda dos preços internacionais do café, ocasionando uma contração da renda nacional e a desvalorização da nossa moeda, reduz sensivelmente a procura por produtos importados. "Isso faz com que o consumo se volte para o mercado interno. O momento torna-se propício à instalação de novas indústrias no Brasil, fato que o próprio governo Vargas não somente percebeu como estimulou através de incentivos à industrialização. O esforço conjunto de intelectuais e do Estado, utilizando a música como fator de integração e identidade nacionais, também contribuirá para esse quadro favorável. Mais que isso, a própria identidade popular nacional, cujo símbolo maior passa a ser a música [...]" (LAUS, 1998, p. 119). Sobre a música na época de ouro, analise as sentenças a seguir:
I- Foi amplamente divulgada pela televisão.
II- Foram gravadas as primeiras canções rurais.
III- Atua como instrumento de integração e identidade nacional.
IV- Destacam-se neste período os compositores Noel Rosa e Ary Barroso.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAUS, Egeu. A capa de disco no Brasil: os primeiros anos. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, p. 102-126, 1998.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	11.
	As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira:
I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.
IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	 a)
	I e II.
	 b)
	II e IV.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	I, II e III.
	12.
	(ENADE, 2011) Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
FONTE: CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso:
	 a)
	Sensibilizar a sociedade para a reprodução das práticas e técnicas características das manifestações culturais regionais do nosso país, promovendo uma forma de mecanização das tradições e de valorização de novas propostas culturais.
	 b)
	Exercitar o espírito cidadão, tornando-o mais ativo no processo de reconhecimento e conservação dos bens materiais em detrimento dos bens imateriais, sendo estes desnecessários à cultura contemporânea.
	 c)
	Recolher provas da importância da obra ou do objeto que será mantido em um museu para ser contemplado, pois só assim é possível preservar os bens materiais.
	 d)
	Reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas e danças populares, formas de expressão e vestuário, como fonte do patrimônio e da cultura imaterial.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes