A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
APPINVENTOR

Pré-visualização | Página 1 de 3

Blocks
Acessando o “Blocks Editor” você pode começar a associar ações para cada item do seu aplicativo. Usando uma interface simples e intuitiva, a construção do aplicativo parece muito com montar um quebra-cabeça. 
Figura 1 – Tela menu Blocks
Blocks (Blocos): temos a coluna de blocos para serem utilizados na criação do a aplicativo. Os Built- in são os blocos de construção, por assim dizer: 
 Control – Controle 
 Logic – Lógica 
 Math – Matemática 
 Text – Texto 
 Lists – Listas 
 Colors – Cores 
 Variables – Variáveis 
 Procedures – Procedimentos 
 Screen1 (Tela1 – ou o nome que for dado à sua tela) – temos os componentes que já foram inseridos, cada componente tem os seus blocos específicos (para utiliza-los, basta clicar no componente e arrastar o bloco desejado para o visualizador de blocos). 
Control
‘
Figura 2 – Tela menu Control
Controle: realiza o controle do que vai ser realizado mediante cada situação, como abrir uma tela, fechar a tela e fechar a aplicação. 
If 
Testa uma determinada condição. Se a condição for verdadeira, executa as ações em uma determinada sequência de blocos; caso contrário, os blocos serão ignorados.
If Else
Testa uma determinada condição. Se o resultado for verdadeiro, executa as ações na sequência de blocos do then-do ; caso contrário, executa as ações na sequência else-do de blocos.
Testa uma determinada condição. Se a condição for verdadeira, executa as ações na sequência de blocos then-do e retorna o valor de then-return; caso contrário, executa as ações na sequência else-do de blocos e retorna o valor else-return. 
Foreach
Executa os blocos na seção do para cada item na lista in list. Use o nome da variável fornecida para se referir ao item da lista atual.
For range 
Executa o bloco na seção do para cada valor numérico no intervalo do início ao fim, percorrendo o valor a cada vez. Use o nome da variável fornecida para se referir ao valor atual. 
While
Testa a condição de test. Se true, executa a ação dada no do, em seguida, testa novamente. Quando o test é falso, o bloco termina. 
Open another screen
Abre uma nova tela. 
Open another screen with initial value
Abre uma nova tela e passa um valor para ela. 
Get initial value
Retorna o valor inicial passado da tela anterior. 
Close the screen
Fecha a tela atual. 
Close value screen
Fecha a tela atual e retorna um valor para a tela que a abriu. 
Close application
Fecha o aplicativo. 
Get plain text
Retorna o texto passado para este aplicativo quando o aplicativo foi iniciado, se houver. 
Close the screen with plain text
Fecha a tela atual e passa o texto para o aplicativo que abriu este. Para vários aplicativos de tela, use a tela fechada com valor, em vez de um presente. 
Logic
 
Lógica - Contém os operadores lógicos como, verdadeiro, falso e outros. Necessitando de uma atenção especial, pelo motivo que aqui será incrementado toda a lógica de funcionamento.
True
Representa o valor constante true. Use-o para definir valores de propriedade booleana de componentes ou como o valor de uma variável que representa uma condição. 
False
Representa o valor constante false. Use-o para definir valores de propriedade booleana de componentes ou como o valor de uma variável que representa uma condição. 
Not 
Executa negação lógica, retornando false se a entrada for verdadeira e true se a entrada for falsa. 
= 
Testa se seus argumentos são iguais. 
Dois números são iguais se forem numericamente iguais, por exemplo, 1 é igual a 1,0. 
Dois blocos de texto são iguais se tiverem os mesmos caracteres na mesma ordem, com o mesmo caso. Por exemplo, banana não é igual a Banana. 
Números e texto são iguais se o número for numericamente igual a um número que seria impresso com esse texto. Por exemplo, 12.0 é igual ao resultado da junção do primeiro caractere de 1A ao último caractere de Teafor2. 
Duas listas são iguais se tiverem o mesmo número de elementos e os elementos correspondentes forem iguais. 
Atua exatamente da mesma forma que o = bloco encontrado em matemática 
≠ 
Testa para ver se dois argumentos não são iguais. 
And
Testa se todas as condições lógicas são verdadeiras. O resultado é verdadeiro se e somente se todas as condições testadas forem verdadeiras. Quando você conecta uma condição ao soquete de test, outro soquete aparece para que você possa adicionar outra condição. As condições são testadas da esquerda para a direita e o teste é interrompido assim que uma das condições é falsa. Se não houver condições para testar, o resultado será verdadeiro. Você pode considerar isso como uma piada de um lógico. 
Or
Testa se algum conjunto de condições lógicas é verdadeiro. O resultado é verdadeiro se uma ou mais das condições testadas forem verdadeiras. Quando você conecta uma condição ao soquete de test, outro soquete aparece para que você possa adicionar outra condição. As condições são testadas da esquerda para a direita e o teste é interrompido assim que uma das condições for verdadeira. Se não houver condições para testar, o resultado é falso. 
Math
Math - contém conversão de números, raiz quadrada, multiplicação, adição, divisão, subtração entre outras operações matemáticas, normalmente é usado em casso de uso onde algum termo assim é usado.
Funções:
Number
Especifica um valor numérico. 
Maior
Compara dois números dados. Se o primeiro é maior, retorna verdadeiro; caso contrário, retorna falso. 
Menor que
Compara dois números dados. Se o primeiro for menor, retorna verdadeiro; caso contrário, retorna falso. 
Menor igual a
Compara dois números dados. Se o primeiro for menor ou igual ao segundo, retorna verdadeiro; caso contrário, retorna falso. 
Maior igual a 
Compara dois números dados. Se o primeiro for maior ou igual ao segundo, retorna verdadeiro; caso contrário, retorna falso. 
Igual a
Testa se dois valores dados são iguais. Se sim, retorna verdadeiro; caso contrário, retorna falso. Este é o mesmo que o bloco na gaveta lógica e é repetido aqui por conveniência. Os argumentos podem ser qualquer coisa, não apenas números. 
+ 
Retorna a soma de dois números fornecidos. 
-
Retorna o resultado da subtração do segundo número do primeiro. 
X
Retorna o produto de dois números dados. 
/
Retorna o resultado da divisão do primeiro número pelo segundo. Por exemplo, 1 dividido por 3 é 0,3333. 
sqrt
Retorna a raiz quadrada do número dado. 
Random fraction
Retorna um valor aleatório entre 0 e 1. 
Random integer
Retorna um valor inteiro aleatório entre os valores fornecidos, inclusive. A ordem dos argumentos não importa.
Random set seed 
Use este bloco para gerar sequências repetíveis de números aleatórios. Você pode gerar a mesma sequência de números aleatórios, primeiro chamando a semente de conjunto aleatório com o mesmo valor. Isso é útil para testar programas que envolvem valores aleatórios.
Negate 
Retorna o negativo do número dado. 
Min
Retorna o menor de um determinado conjunto de números.
Max 
Retorna o maior de um determinado conjunto de números.
Quotient 
Retorna o resultado da divisão do primeiro número pelo segundo e do descarte de qualquer parte fracionária do resultado.
Remainder 
Restante (a, b) retorna o resultado de dividir a por b e tomar o restante. Por exemplo, restante (11,5) = 1, restante (-11, 5) = -1, restante (11, -5) = 1 e restante (-11, -5) = -1. 
Modulo
Módulo (a, b) é o mesmo que resto (a, b) quando aeb são positivos. Mais geralmente, módulo (a, b) é definido para qualquer aeb de modo que (andar (a / b) × b) + módulo (a, b) = a. Por exemplo, módulo (11, 5) = 1, módulo (-11, 5) = 4, módulo (11, -5) = -4, módulo (-11, -5) = -1. O módulo (a, b) sempre tem o mesmo sinal que b, enquanto o resto (a, b) sempre tem o mesmo sinal que a. 
Abs 
Retorna o valor absoluto do número dado. 
Round
Arredonda o número indicado para o inteiro mais próximo e retorna o resultado. Se o número estiver