A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
SAUDE COLETIVA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão (Ref.:201609345683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A vacina BCG é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível. Qual sua via de aplicação?
		
	
	foi retirada do calendário vacinal, em 2017.
	 
	intradérmica
	
	via oral
	
	intramuscular
	
	subcutânea
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609343075)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Uma gestante no 7o mês de gravidez procura a sala de imunização de uma unidade básica e relata que em sua última gestação, há três anos, fez três doses de vacina dT. A conduta a ser adotada neste caso no que se refere a prevenção de tétano neonatal envolve:
		
	
	Não administrar nada, pois ela já está com o esquema completo que é válido por 5 anos.
	
	Administrar a primeira dose de dT, pois esta é uma nova gestação e é necessário reiniciar o esquema vacinal.
	 
	Administrar uma dose de dT para reforço.
	 
	Administrar uma dose de DTPa de acordo com as novas recomendações para vacinação em gestantes.
	
	Não administrar nada, pois ela já está com o esquema completo que é válido por 10 anos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609342801)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) adulto dTpa, introduzida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde é recomendada para:
		
	
	para mulheres em idade fértil, na faixa etária de 15 a 49 anos.
	 
	para gestantes a partir da 27° até a 36° semana de gestação preferencialmente.
	
	para crianças menores de 05 anos, conforme esquema da vacina pentavalente.
	
	para crianças imunodeprimidas.
	
	para todos os profissionais de saúde que atuam em unidades básicas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609343060)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto as vacinas subcutâneas, é CORRETO dizer:
		
	
	Utilizada para administrar no máximo 5 ml em adultos e 0,5 a 1ml em crianças. Tem rápida absorção e no deltóide é considerado seguro.
	
	É introduzida na camada superficial da pele, como por exemplo a BCG.
	
	A subcutânea não é indicada para vacinas.
	
	Indicada somente para a Influenza.
	 
	Tem lenta absorção. Indicadas as vacinas contra Rubéola, Varicela e Febre Amarela.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609342682)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há uma bactéria que se desenvolve em ambientes sem oxigênio, e por esta razão é encontrada com facilidade em alimentos enlatados, embalados a vácuo e tampas estufadas. Identifique em que patologia essa bactéria se refere:
		
	 
	Botulismo
	
	Difteria
	
	Coqueluche
	
	Tétano
	
	Varicela
	O conceito de promoção da saúde foi definido na Carta de Ottawa como "[...] processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação nesse processo". As definições da Carta de Ottawa evidenciam a expectativa da comunidade internacional por uma saúde pública inclusiva, levando em conta os determinantes do processo saúde-doença-cuidado, na busca por equidade e justiça social.
		
	 
	A Carta de Ottawa traçou os cinco eixos de ação para a promoção da saúde, quais sejam: construção de políticas públicas saudáveis, criando ambientes favoráveis a saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde.
	
	A promoção da saúde descrita na Carta de Ottawa não é utilizada no Sistema Único de Saúde Brasileiro.
	
	A 1ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde realizada em Ottawa, Canadá (1986), que gerou a Carta de Ottawa, não foi importante para a saúde mundial.
	
	Ter paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade não possui relação com ter saúde.
	
	A Carta de Ottawa não interferiu no processo de construção da saúde brasileira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609342307)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Princípio do Sistema ùnico de Saúde que garante o acesso de todos os indivíduos aos serviços oeferecidos pelo sistema de saúde, chama-se:
		
	
	Equidade
	
	Integralidade
	
	Descentralização
	 
	Universalidade
	
	Hierarquização
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609342321)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das vacinas abaixo não pode ser administrada em gestante
		
	 
	DUPLA VIRAL
	
	hipertensão severa
	
	HEPATITE B
	
	ANTI-TETÂNICA
	
	DUPLA BACTERIANA
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609343036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ensino de saúde e a promoção da saúde estão ligados por uma meta comum ¿encorajar as pessoas a alcançar o nível mais elevado possível de bem estar de modo que elas possam viver com mais saúde e prevenir as doenças evitáveis. É correto afirmar em relação ao assunto, EXCETO: (Concurso da prefeitura de Uberaba, MG, 2016: adaptada.)
		
	
	A saúde é vista como uma condição dinâmica, sempre mutável, que possibilita que uma pessoa funcione em um potencial ótimo em determinado momento.
	
	A finalidade da promoção da saúde é focalizar o potencial de uma pessoa para o bem estar e encorajar as alterações apropriadas nos hábitos pessoais, estilo de vida e ambiente, de modo que os riscos diminuirão e a saúde e o bem estar serão estimulados.
	
	A promoção da saúde pode ser definida como aquelas atividades que auxiliam os indivíduos no desenvolvimento de recursos que manterão ou estimulando o bem estar e melhorarão sua qualidade de vida.
	
	A promoção da saúde é um processo ativo, ou seja, não é algo que possa ser prescrito ou ditado.
	 
	Um indivíduo com uma doença crônica fica impossibilitado de atingir algum nível desejável de bem estar
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609342301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A vacina dupla do adulto faz parte do calendário básico de vacinação e protge contra:
		
	
	Coqueluche e difteria
	 
	Difteria e tétano
	
	Rubéola e sarampo
	
	Paralisia infantil e tuberculose
	
	Tétano e cachumba
	
	1a Questão (Ref.:201609342452)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os conceitos sobre Saúde Coletiva, Saúde Pública e Saúde Comunitária foram evoluindo, a partir do momento histórico-científico, como adaptação da ciência ao modo de vida da população. Diante dessa afirmativa analise os conceitos a seguir e identifique o ERRADO.
		
	 
	Na saúde coletiva, a saúde está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e não sofre influências do ambiente coletivo onde vive.
	
	A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico.
	
	A saúde pública atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	A saúde comunitária discute sobre a saúde dos indivíduos e como ocorrem a distribuição dos níveis de saúde neste grupo, tendo o objetivo de melhorar a saúde da população levando em conta como a população está organizada socialmente, no ambiente em que vive, como estão distribuídos os recursos e outros. Seu enfoque é buscar soluções para os fatores que podem impactar a saúde da população.
	
	O conceito de saúde coletiva resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil que tem como objetivo analisar o processo saúde-doença de uma coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. Essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609342512)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa