Buscar

Caso Concretos EMPRESARIAL1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1: 
O novo código civil trouxe v árias inovações no que diz respeito ao Direito Empresarial e seus princípios. Uma das principais alterações se refere à substituição de conceitos adotados anteriormente pela teoria dos ?atos de comércio? que passam a ser regulados agora pela teoria ?da empresa? instituída na Itália. Nesse sentido, com fulcro no novo Código Civil, defina e diferencie ?empresa? de ?empresário?, trazendo as características de cada um.
R:Empresario é todo aquele que exerce uma atividade econômica e organizada.(capital ,tecnologia e mão de obra.), seja individualmente ou coletivamente no caso de sociedade empresaria.
Empresa e o objeto da atividade do empresário.
Caso concreto 2
Três esteticistas constituíram uma sociedade para explorar em uma clínica no Centro de Salvador, técnic as de preenchimentos faciais e toda uma gama de práticas para rejuvenescimento. Os sócios exercem suas especialidades, embora contem com o auxílio de colaboradores. Esta sociedade caracteriza-se, ou não, como sociedade empresária? Por quê?
R não se trata de sociedade empresaria e sim de sociedade simples m pois os sócios exercem suas especialidades como principal, embora com auxilio de colaboradores, não constituindo elementos de empresa conforme o art 966 P.U do CC
Caso concreto 3
Ana e Amaury, são casados pelo regime da comunhão total de bens. Ana tem 17 anos e deseja ser empresária individual e consulta você como advogado(a), sobre a possibilidade de realizar esta empreitada. No caso apresentado, Ana poderá ser empresária individual ?
R: Ana poderá ser empresaria individual, uma vez que com casamento , tornou-se plenamente capaz em razão de ter sido emancipada ( Art5 c/c 972 do CC). Não poderia pelo Art 977 do CC, ser sócio de uma sociedade com Aumari , pelo seu regime de casamento.
Caso Concreto 4
Gabriela e Marcos exercem atividade econômica no ramo de Restaurante, na capital Paulista, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Curitiba e Natal. Efetuaram o registro da sociedade, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, sob a forma de sociedade limitada. Neste caso analise se o registro e a forma societária estão de acordo com a legislação vigente.
R ; no caso em questão a forma societária esta correta( sociedade LTDA), porém o registro da sociedade que exerce atividade economicamente organizada, deve ser feito na Junta comercial do estado de são Paulo conforme art 1150 cc
Caso Concreto 5:
 Antônia é sócia de uma sociedade empresária limitada, com sua irmã Adalgisa, no ramo de vendas de roupas e acessórios multi marcas. A sociedade passa por uma crise financeira, devendo a vários fornecedores, embora seus impostos estejam em dia, bem como as suas obrigações trabalhistas. A sociedade foi executada por um dos fornecedores. Antônia possui bens particulares e consulta você, advogado (a) no ramo societário, se neste caso, responderá com seus bens pessoais.
R: Não , A sociedade é que irá responder com todo a força do seu patrimônio , pois possui responsabilidade patrimonial e processual.
Caso Concreto 6
 C & Cia Materiais de Construção Ltda.? propõe execução, fundada em título executivo judicial em face de ?Porcelana do Norte Ltda.?. Diante da insuficiência de bens de propriedade da executada, a exeqüente requer a desconsideração da personalidade jurídica para atingir os bens dos sócios, pois, com abuso de gestão, a sociedade foi utilizada para frustrar o cumprimento das obrigações com a parte credora. Aduz, ainda, que a sociedade não passa de entidade de existência meramente formal, utilizada como meio de exercício no mundo dos negócios com limitação das responsabilidades pelas obrigações que, na realidade são dos sócios. O exeqüente apresenta, através de prova documental, elementos que confirmam o abuso de gestão. Trata-se de situação que ensejaria a aplicação da Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica?
R Sim, a teoria da desconsideração da personalidade jurídica autoriza o judiciário à ignorar a autonomia Patrimonial da pessoa jurídica quando deslumbra a pratica de ato fraudulento. Dessa forma é possível responsabilizar a pessoa e ilimitadamente os sócios pelas obrigações que caberia a sociedade Art50 CC
Caso Concreto 7
Carlos, sócio de uma sociedade em formação, ainda sem registro na Junta Comercial, é surpreendido ao ler um jornal, que uma outra sociedade utiliza como nome, o mesmo nome empresarial, que escolheu com seu sócio Genton, para registrar na Junta Comercial. Indignado ingressa em juízo, objetivando impedir o uso do seu nome. O que poderia ser alegado em defesa da outra sociedade empresarial? Justifique a sua resposta indicando o dispositivo legal que a sustenta.
R: A outra sociedade empresaria poderia argumentar que a sociedade de Carlos ainda esta em formação, e não existe registro na junta comercial e nem no cartório de registros de pessoas jurídica s . De acordo c om o art. 1 .166 do Código Civil , a sociedade empresaria adquire a exclusividade do s eu nome a partir do registro no órgão competente. 
Caso Concreto 8 :
ANDRÉ e MAGDA são amigos de infância e tencionam constituir uma sociedade empresária para confecção de camisetas para a Copa do Mundo. André dispõe de R$ 50.000,00 e Magda pretende participar com a prestação de serviços, uma vez que é estilista. Como André é quem dispõe de capital, pretende colocar uma cláusula no contrato social totalizando para ele, 90% dos lucros da sociedade e para Magda, 10%. Para tanto, os dois procura você, advogado (a) a fim de obter as devidas orientações para a constituição da sociedade. Pode Magda contribuir com prestação de serviços para formação do capital social da sociedade empresária?
R Não. A lei veda a contribuição com prestação de serviços para formação do capital social da sociedade empresária. Só era possível na sociedade de capital e indústria, mas essa espécie de organização societária não foi recepcionada pelo CC.
Caso Concreto 9
Alexandre e Margarida são primos e tencionam constituir uma sociedade empresária para confecção de lingerie. Alexandre dispõe de R$ 50.000,00 e Margarida pretende participar no Capital da Sociedade com um imóvel que herdou de seu pai. Diante do caso apresentado, como fica a responsabilidade de Margarida na formação do Capital Societário?
R: De acordo com Art 1005 do CC, O “sócio que a titulo de cota social, transmitir domínio ,posse ou uso ,Responde por evicção...”
Caso Concreto 10:
 Letícia e Paula são sócias de uma padaria em Jaú, interior do Estado de São Paulo, e desejam saber se existe na lei algum dispositivo na lei que dispõe sobre o estabelecimento empresarial, pautado no princípio da continuidade da empresa?
R: Sim, no art 1148 do cc , Tenta preservar a manutenção dos contratos necessários à exploração do estabelecimento.
Caso concreto 11
Alexandre e Margarida constituíram uma sociedade ltda., que tem como objeto social a venda e distribuição de balas e doces em toda a Capital da Bahia. O capital foi integralizado da seguinte forma: Alexandre com 55% das Cotas e Margarida com 45% das Cotas. Alexandre é o administrador da sociedade. Diante do caso apresentado, pergunta-se: Como a administração da sociedade ficou a cargo de Alexandre, Margarida poderá ter acesso às contas da sociedade?
 R : Sim, fundamentando-se no art 1027 do CC , O Sócio tem direito de Fiscalizar os atos da sociedade e as Respectivas contas a qualquer momento, salvo se o contrato determinar época própria.
Caso concreto 12:
 Quatro amigos de infância, após ganharem uma ?bolada? na Mega Sena, decidiram abrir um negócio. Para tanto, procuraram a Dra. Lúcia Guimarães, advogada no ramo do direito societário, para obterem todas as informações sobre esta nova empreitada. Desejam os sócios que esta sociedade tenha como objeto social a venda de motocicletas, e que a mesma seja uma sociedade limitada. Como não entendem nada de administração, desejam colocarcomo administrador, o padrinho de um deles, que não vai integrar o quadro associativo. Diante disto, responda: Existe a possibilidade de determinada pessoa que não seja sócio ocupar o cargo de administrador em uma sociedade limitada?
R : Sim , Neste caso esta designação dependerá da aprovação unanimidade dos sócios , enquanto o capital não tiver sido integralizado , ou de 2/3 no mínimo após a sua integralização conforme 1061 do CC.
Caso Concreto 13: 
A sociedade existente entre os dois médicos Marina e Antônio, que exercem a medicina como atividade primeira, registra-se na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, sob a forma de sociedade simples, simples. Neste caso , considerando as normas adotadas no direito societário, verifique a viabilidade jurídica do tipo de sociedade escolhido por eles bem como, o local do arquivamento dos atos constitutivos da referida sociedade
R: Conforme Art 1150 do CC , Por se tratar de sociedade simples o registro deverá ser no RCPJ, e não na junta comercial conforme proposto no caso em tela.

Outros materiais