Buscar

TCC Introdução mulher no climatério

Prévia do material em texto

MULHERES NO CLIMATÉRIO: UM OLHAR ACERCA DA SEXUALIDADE, BELEZA� E ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS.
1. INTRODUÇÃO
O climatério é definido como um período de transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo de uma mulher, ocorre entre os 40 e 55 anos. É caracterizado por alterações hormonais, metabólicas, e psicológicas. O climatério abrange a menopausa, onde ocorre a última menstruação espontânea� (MIRANDA; FERREIRA; CORRENTE, 2014).
Muitos são os motivos que levam as mulheres a afirmarem que o sexo nessa fase é algo ruim e desconfortável, como as mudanças corporais, a incompreensão do parceiro sobre o momento vivido, ressecamento vaginal, flacidez da pele, perda de força e massa muscular, como também dores generalizadas constantes. Contudo, outras razões externas foram apontadas com relação à vida familiar, como vida financeira, preocupação com os filhos, medo de traição, e até mesmo considerar o sexo impróprio para a idade (ARAUJO, 2013).
Tais mudanças podem afetar a mulher no climatério, tornando-a instável psicologicamente, emocionalmente e socialmente. Psicologicamente, a mulher que está vivenciando o período do climatério deve lidar com mudanças internas, decorrentes das alterações hormonais, como também com a perda da função reprodutiva e o início do processo senil. Socialmente, neste período, há alguns problemas sociais, como falecimento de parentes, saída dos filhos de casa, doenças instaladas, e muitas vezes estresse e incompreensão no relacionamento conjugal. Fatores estes que definitivamente contribuem para o aparecimento da síndrome do climatério e alterações na sexualidade (ALVES et al., 2015).�
As mudanças que ocorrem com a mulher no climatério perpassam as influências culturais, emocionais e situacionais que influenciarão repercutirão negativamente na sexualidade. É importante ter um olhar holístico sobre a mulher climatérica, entender que é um ser individual, com suas crenças e virtudes. Dentro das mudanças que pode haver nesse período, algumas são decorrentes de desiquilíbrio hormonal e outras relacionam-se ao estado geral da mulher e ao estilo de vida adotado�. A autoimagem, as relações sociais, os projetos e estilo de vida, além de suas expectativas, também contribuem para o aparecimento, duração e intensidades desses sintomas (MIRANDA; FERREIRA; CORRENTE, 2014).
Com a quantidade de estudos recentes, é evidente que A atenção integral a saúde das mulheres no climatério deve considerar tanto os sintomas físicos quanto os psicológicos. Dentro dos parâmetros neuropsicológicos, pode haver problemas de concentração e de memória, dificuldades para lidar com momentos estressantes, que se intensificam nos anos que seguem à menopausa. Também se inclui o nervosismo, ansiedade, mudanças de humor, irritabilidade e depressão, como uma das principais complicações neuropsicológicas nas mulheres climatéricas (FREITAS; BARBOSA, 2015).
Este é um período nítido de enfrentamento não apenas de modificações hormonais e físicas, mas, sobretudo psicológicas, emocionais, sociais e de autoimagem, gerando uma fragilidade direta à sexualidade da mulher. Deste modo o climatério se torna uma problemática de amplitude social a ser estudada.
Delimita-se como objetivo geral para este estudo, analisar a literatura científica latino-americana sobre as principais alterações para a mulher no período do climatério. Como objetivos específicos, identificar qual modificação sofrida pela mulher atingiu diretamente sua sexualidade, e quais têm sido as ações desenvolvidas pela enfermagem para o enfrentamento desta problemática.
Justifica-se a escolha desse tema, pois o climatério é um período onde há várias mudanças físicas, hormonais e emocionais na mulher, portanto a sexualidade e o sentimento de beleza e utlidade social estão fragilizados, é a fase onde a mulher se sente mais cansada, sem vontade de realizar atividades diárias e até mesmo o sexo. O envelhecimento é algo que assusta, e somando com essas alterações fisiológicas do climatério, faz com que a mulher tenha que lidar com diversas situações, sendo necessário ajuda psicológica.
O objetivo deste artigo é relatar as alterações fisiológicas e psicológicas que ocorrem na mulher no período do climatério, analisar a sexualidade e as implicações sociais sobre o envelhecimento.
�Beleza é muito subjetivo, não ficaria melhor mudar esta palavra para AUTOIMAGEM ?
�Espero que não estejam copiando os trechos dos artigos na íntegra, é plagio.
Retirem apenas o conteúdo e escrevam com suas palavras.
Plágio é crime.
Vamos fazer bem feito para publicar.
Se não for cópia podem manter este paragrafo.
�Dei uma reformulada no parágrafo, acredito que ficou melhor.
�Cortei este trecho pois ficou repetitivo. Já está no paragrafo acima.

Outros materiais