5e9f494d c03a 4e4d 85ca 47c34dcec765
14 pág.

5e9f494d c03a 4e4d 85ca 47c34dcec765


DisciplinaAdmk16 materiais342 seguidores
Pré-visualização2 páginas
3
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO \u2013 ADMINISTRAÇÃO
ANDRINE NEITZKE
DJULIA DA SILVA VON HAUSEN
ELIEZER SCHRODER RUTZ
GIÃ RUTZ OTTO
JANINE TIMM LEMKE
LIANDRA BARTZ NEUENFELD
Ong +saber
atuando junto aos imigrantes
Canguçu
2018
ANDRINE NEITZKE
DJULIA DA SILVA VON HAUSEN
ELIEZER SCHRODER RUTZ
GIÃ RUTZ OTTO
JANINE TIMM LEMKE
LIANDRA BARTZ NEUENFELD
ong +Saber
Atuando junto aos imigrantes
Trabalho apresentado ao Curso Adminstração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Projetos; Empreendedorismo; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais
Orientador: Profs. Aleksander Roncon; Alessandra Petrechi De Oliveira; Elizete Alice Zanpronio De Oliveira; Indiara Beltrame Brancher; Leuter Duarte Cardoso Junior; Marilza Aparecida Pavesi; Suzi Bueno de Almeida;
Canguçu
2018
sumário
sumário	2
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	Atuando junto aos imigrantes	6
2.2	Planejamento do serviço da ong + Saber	8
2.3	Curso Motivacional	10
3	Conclusão	12
referências	13
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho planejamos a fundação da OGN +Saber, sem fins lucrativos cujo objetivo é atuar juntos aos imigrantes, sendo que no primeiro passo consideramos os aspectos do empreendedorismo social, iniciamos o planejamento do empreendimento desenvolvendo o modelo do Negócio conforme o modelo Canvas.
Procuramos citar os aspectos culturais oriundos dos país de origem dos imigrantes, pesquisar e apresentar iniciativas de outros países para ajudar a resolver os gargalos que esses movimentos migratórios estão causando nos países, considerar os serviços prestados pela ONG, revisão da demanda ou previsão de vendas, planejamento de capacidade da produção, planejamento de materiais planejamento e controle da capacidade, por fim faremos a descrição do curso a ser elaborado e a criação de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto).
DESENVOLVIMENTO
Para começarmos o planejamento da nossa ONG utilizamos o modelo de negócio Canvas que é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios, na figura em anexo a seguir está o modelo de projeto da ONG +Saber.
Figura 1 \u2013 Modelo de negocio Canvas
No segmento de mercado vamos atuar com o intuito de promover integração e união entre os refugiados dos diversos Países criando assim uma rede de comunicação universal entre os povos e as Nações, sem exclusão de raça, sexo ou faixa etária.	
O Projeto + Saber, é uma Organização não Governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a integração, e o apoio aos imigrantes que por algum motivo saem dos seus países de origem à procura de melhores condições de vida, refúgio e amparo, procurando contribuir para a inserção econômica e social dos refugiados/imigrantes na sociedade brasileira, promovendo a visibilidade, confiança e um sentimento de pertencimento dos refugiados/imigrantes com a cidade e com as pessoas, proporcionando a inclusão econômica dos refugiados/imigrantes, a partir da geração de renda através da venda de produtos e serviços e assim desenvolver uma plataforma que seja capaz de unir brasileiros e refugiados/imigrantes no Brasil, sendo essa nossa proposta de valor.
+ Saber segue com os seguintes canais de divulgação, disponibiliza uma pagina de rede social com informações sobre a ong, além de outras mídias sociais, como rádio, revistas, para que possa alcançar um maior maior número de refugiados e imigrantes que vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades.											Buscamos com o Programa uma relação mais próxima com os refugiados, que muitas vezes, vindos por questões políticas, guerras, desastres naturais e outros atritos que forçam estas pessoas a deixarem tudo para trás e buscarem novas oportunidades em outros países, pessoas que já estão mais estruturadas e com seus serviços e produtos mais consolidados até pessoas em situação muito vulnerável e que realmente precisam se inserir no mercado de trabalho e veem, no programa, uma oportunidade de estar visível e levar um pouco da sua cultura e idioma para os Brasileiros. Sendo assim, reforçamos a intenção e a proposta desta plataforma ao solicitar empatia, compreensão e paciência ao se conectar com os refugiados e imigrantes, pois alguns falam pouco português ou o serviço/produto oferecido ainda está em fase de lapidação e aprendizado mútuo. Esperamos que muitas trocas sejam realizadas e que a plataforma contribua para estreitar laços e fazer do nosso país uma casa ainda mais acolhedora para àqueles que estão chegando agora, por isso oferecemos a elas palestras motivacionais e cursos de idioma, culturais e culinários.				 				Como fontes de renda temos além das rendas geradas através das principais atividades realizadas na ong, como também contamos com auxilio de recursos próprios e de doações de voluntários. 					Como recursos chave dispomos de uma sede localizada na cidade , com equipamentos e atendimento de boa qualidade o que possibilita um ótimo desenvolvimento dos objetivos propostos.							Nossas atividades buscam desenvolver a integração e ao mesmo tempo gerar renda para a manutenção do programa, entre as atividades desenvolvidas temos: a) Aulas- voltadas a cultura do pais migrado, sua politica, geografia, historia entre outros. Aulas também do pais de origem de cada imigrante, conhecer mais sobre suas culturas, historias também faz parte. b)dança c) Culinária d) Esporte e) Visuais f) Musica g) Moda h) Palestra.
Nossos parceiros são pessoas associadas a ong, que prestam serviços temporários atuando como professores no programa, os próprios imigrantes que trazem consigo as culturas, costumes , culinária etc. + Saber funciona como uma via de mão dupla, tanto os imigrantes aprendem do nosso Pais quanto nós conhecemos mais sobre o deles.	
Como estrutura de custos temos as aulas que são ofertadas aos imigrantes ao ingressarem na + Saber, aulas de dança onde os imigrantes aprenderão as danças e ritmos desenvolvidos no Brasil em contra partida haverá professores(a) de dança pra que seja ensinado a brasileiros (alunos pagantes) as danças dos países de origem dos imigrantes. Todas as atividades realizadas na ong voltada aos imigrantes serão revertidas em serviços, para a manutenção fonte de renda para o sustento dos imigrantes e da ong.
Atuando junto aos imigrantes
Propomos algumas acões que facilitam a empregabilidade e adequação ao país, cujo os imigrantes poderão trazer suas iniciativas de culinária, que é muito aceita no mundo inteiro, e também dentro de seus conhecimentos, que será assim, uma possibilidade de sobrevivência.
Serão propostas as mais diferentes atividades ao qual cada um se adapte, onde irá possibilitar uma melhor vida financeira, econômica e social, onde as conseqüências serão os frutos do país que as acolheu.
Acreditamos que os imigrantes tragam com eles diversidades de conhecimentos, em todas as atividades, como, educacionais, sociais, industriais, rurais, agrícolas, e com isso, a possibilidade de uma vida melhor, onde existiria a troca de experiência dos povos que terá como conseqüência o progresso.Os países que recebem um alto fluxo de migrantes estão adotando políticas públicas com o objetivo de evitar quaisquer tipos de desigualdades, dentre elas, as sociais. 
Neste cenário, milhares de migrantes ganham oportunidades de emprego e educação (escola para a família). Como exemplo, podemos citar a Alemanha, que foi a primeira potência da Europa a abrir as portas, oficialmente, para os migrantes e refugiados.
	Outra inciativa é a da EU (União Européia) que está empenhada em facultar vias legais e seguras de entrada na Europa às pessoas que necessitem de