Buscar

APOL 1 Marketing de Relacionamento (100)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1 – MARKETING DE RELACIONAMENTO E MARKETING SOCIAL E AMBIENTAL
Questão 1/5 - Marketing de Relacionamento
Leia o texto abaixo:
Embora a alfaiataria tradicional tenha sofrido o impacto do desenvolvimento da roupa pronta, da adesão em massa à indumentária casual e das mudanças nas relações de trabalho, ela sobrevive em algumas dezenas de pequenas oficinas espalhadas na cidade, principalmente no Centro. Calcadas na divulgação boca a boca, elas, que estampavam grandes espaços publicitários nos jornais da primeira metade do século passado, são uma presença discreta, mas representam um contingente bem maior do que se imagina. Não contem ao pessoal do marketing, mas o corretor Rodolfo entrou na alfaiataria de dois por quatro metros com a “compra na cabeça”, já que realmente o modesto comércio não apresenta nenhum atrativo parecido com as reluzentes vitrines das lojas de shopping. Melhor retificar. O bom papo do dono melhora o humor de qualquer um que esteja passando por lá numa tarde carrancuda de Curitiba.
Fonte: BRITO, D. Os últimos Alfaiates. 13 de junho de 2010. Gazeta do Povo/Viver bem/Comportamento. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/os-ultimos-alfaiates/> Acesso em: jul 2016.
Ao ler o texto acima, você poderia fazer qual inferência de seu conteúdo com o marketing de relacionamento? Marque apenas uma alternativa:
	
	A
	A profissão de alfaiate está fadada ao desaparecimento pois as pessoas querem rapidez nas suas compras e não tem paciência de esperar pela confecção de algo.
	
	B
	Atualmente busca-se justamente uma retomada desse  tipo de relacionamento entre fornecedor e comprador tão comum no passado e importante para o bom resultado das empresas.
	
	C
	Para as empresas terem sucesso hoje em dia, devem pensar em voltar a terem uma produção artesanal pois as pessoas valorizam a customização e seria uma maneira de se diferenciar.
	
	D
	O marketing não tem influencia em pessoas que gostam de contratar os serviços de profissionais exclusivos como um alfaiate.
Questão 2/5 - Marketing Social e Ambiental
Leia o texto a seguir:
As tecnologias de grande-escala, vigentes em nossa época pressupõem a existência de organizações globais e de sistemas industriais, com uma movimentação de grades quantidades de recursos naturais e energia.
Na história do desenvolvimento da sociedade, o que vem se confirmando é que as técnicas ou tecnologias aplicadas em larga escala, que apoiam uma economia que utiliza os recursos naturais em elevadíssimos volumes, contribuem segundo Kruger (2001) para o agravamento da crise ambiental, por intensificar a produção de lixos e poluentes, assim como a  exaustão das reservas naturais, principalmente dos recursos não renováveis.  
Com base no texto o autor faz uma relação pessimista entre a intensificação do uso das tecnologias de grande escala com o desiquilíbrio ambiental. Que argumentos são utilizados por ele para apoiar seu posicionamento.
	
	A
	existência de organizações globais e de sistemas industriais
	
	B
	uma movimentação de grades quantidades de recursos naturais e energia
	
	C
	tecnologias aplicadas em larga escala, que apoiam uma economia.
	
	D
	por intensificar a produção de lixos e poluentes, assim como a exaustão das reservas naturais, principalmente dos recursos não renováveis.
	
	E
	Na história do desenvolvimento da sociedade, o que vem se confirmando é que as técnicas ou tecnologias são aplicadas em larga escala
Questão 3/5 - Marketing Social e Ambiental
No Brasil também se percebe  evolução nas ações  de seu povo para o resgates e  equilíbrio no convívio em  um  sistema global. A assinatura, sem restrições, da declaração da ONU sobre o meio Ambiente Humano foi um dos passos trilhados nessa evolução socioambiental. Um ano após a Conferência de Estocolmo realizada em 1972 foi criada a (SEMA) a Secretaria Especial do Meio Ambiente, que atua dentro do Ministério do Interior, sob o comando do professor Nogueira Neto, sendo este o primeiro órgão nacional do meio ambiente.
Quais as principais atribuições deste órgão?
	
	A
	Atribuir certificações internacionais.
	
	B
	Regular o comércio nacional.
	
	C
	Estabelecer licenciamento ambiental.
	
	D
	Controle da poluição e o desenvolvimento das práticas para a educação ambiental.
	
	E
	Fomentar a elaboração de leis para regular o consumo no mercado interno.
0:03:42
Questão 4/5 - Marketing de Relacionamento
A definição de marketing do American Marketing Association é “uma função organizacional e um  conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” No contexto do marketing de relacionamento valor para o cliente é (são):
	
	A
	O preço que o consumidor irá pagar em algum produto/serviço.
	
	B
	O quanto este consumidor vale para a empresa.
	
	C
	Os atributos que o consumidor valoriza.
	
	D
	Os preceitos morais do consumidor.
Questão 5/5 - Marketing Social e Ambiental
O desenvolvimento tecnológico, como é concebido, trás em estreita relação inúmeras implicações socioeconômicas e ambientais, conduzindo uma reflexão sobre os limites e sobre a relação desejos versus necessidades.  Por outro lado, o discurso ambientalista, que surge desta mesma consciência impõe, cada vez mais, uma adequação dos padrões de desenvolvimento adotados e referenciados no capitalismo, como visto nas certificações ambientais, selo verde, mercado verde etc.
Conforme interpretação do texto acima que relação esta implícita na sentença “uma reflexão sobre os limites e sobre a relação desejos versus necessidades”
	
	A
	O consumo exacerbado impulsionado pelo desejo causa consequências negativas para o meio ambiente.
	
	B
	A imposição do desejo sobre a necessidade.
	
	C
	Os limites devem condicionar os desejos em uma condição de consumo.
	
	D
	A base do consumo esta na satisfação dos desejos.
	
	E
	Os desejos anulam as necessidades em uma relação de consumo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes