Buscar

Gestão do Clima Organizacional Simulados e Avs (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1p Ao conjunto de padrões prevalentes de valores, crenças, sentimentos, atitudes, normas, interações, tecnologia, processos, métodos e procedimentos de execução de atividades e sua influência sobre as pessoas da empresa denomina-se:
	
	cultura organizacional.
desenvolvimento organizacional.
diretrizes empresariais.
política organizacional.
comportamento organizacional.
	1p Sobre cultura organizacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	Uma cultura organizacional forte caracteriza-se pela democracia e pela descentralização das decisões.
	
	As organizações são como pequenas sociedades com padrões distintos e totalmente homogêneos de cultura.
	
	É possível modificar a cultura organizacional.
	
	Os valores, princípios e crenças organizacionais forjam-se ao longo do tempo, a partir dos fundadores da empresa.
	
	A realização de convenções, reuniões anuais e premiações são instrumentos utilizados para reforçar aspectos da cultura organizacional.
	1p Conforme Luz (2006) é sabido que o Clima Organizacional, pode ser avaliado através de questionário, entrevista e painel de debates, porém o mais utilizado é o questionário. Por quê? Marque a alternativa que você considera correta.
	
	Permite aplicação maciça, mesmo em áreas geográficas distantes; custo relativamente baixo; geralmente os respondentes não precisam fazer leitura das questões, dificulta a identificação pela coordenação do processo.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Permite aplicação maciça, custo relativamente baixo; facilita a tabulação dos dados, o respondente precisa ¿falar¿ de suas angústias, descontentamentos e dar suas sugestões.
	
	Permite aplicação maciça, mesmo em áreas geográficas distantes, geralmente é o mais aceito pelos respondentes, permite o uso de questões abertas ou fechadas, pode ser aplicado para todos os funcionários, permite o sigilo.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	1p A cultura organizacional consiste de um conjunto de elementos que evidenciam as formas típicas de comportamento que caracterizam a organização e as bases em que esses comportamentos se sustentam. A respeito de cultura e poder em organizações, julgue os itens que se seguem.
	
	Todas alternativas incorretas
	
	Os comportamentos dos fundadores ou pioneiros são essenciais na formação e consolidação da cultura organizacional. Eles tentam desenvolver uma visão compartilhada pelos membros a respeito da organização e uma estratégia para o empreendimento.
	
	Em uma organização, coexistem múltiplas culturas. Quando os valores de determinadas unidades organizacionais são distintos dos valores dominantes na organização, ocorre uma dinâmica organizacional denominada contracultura.
	
	Todas alternativas corretas
	
	Para Edgar Shein (1985), a cultura manifesta-se em três níveis, a saber: dos artefatos visíveis, dos valores que governam os comportamentos das pessoas e dos pressupostos básicos inconscientes. O nível de artefatos visíveis é o mais superficial, o mais fácil de se observar e de se interpretar.
	1p Os estudos sobre cultura organizacional são enfáticos ao postular que, em qualquer organização, esta estará impregnada de traços da cultura nacional, o que impõe aos gestores o desafio de gerenciar a organização levando em conta os valores organizacionais e nacionais. PORQUE É essencial que o gestor seja capaz de, no esforço de gerenciar a cultura, expurgar os valores nacionais que influenciam a cultura organizacional e impedem a construção de uma identidade própria à organização. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	1p Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho. PORQUE As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam comportamentos dos funcionários na empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	1p Podemos afirmar que a administração de RH deve avaliar o clima organizacional porque além de fazer parte de sua missão, essa avaliação proporciona: 
a) uma oportunidade de melhoria contínua para os empregados e para a organização. 
b) uma constatação da insatisfação tanto do cliente interno quanto do externo. 
c) uma compreensão de que o desempenho individual afeta o desempenho organizacional. 
d) uma mistura de culturas que melhoram o clima organizacional.
	As alternativas c e d são corretas.
As alternativas a e b são corretas.
As alternativas a e d são corretas.
As alternativas b e d são corretas.
As alternativas a e c são corretas.
	1p Entre as grandes e principais áreas de eficácia de um departamento de recursos humanos podemos identificar: a) melhoria das relações trabalhistas b) diminuição da carga horária mensal c) obtenção de clima organizacional saudável d) melhoria dos sistemas tecnológicos.
	
	As afirmações a e b são corretas.
	
	As afirmações a e c são corretas.
	
	As afirmações b e d são corretas.
	
	As afirmações c e d são corretas.
	
	As afirmações b e c são corretas.
	1p O clima das organizações se manifesta através de fatos que ocorrem no dia-a-dia das organizações. Podemos identificar como manifestação do clima:
a) Otimismo b) Rotatividade
c) Confiança d) Comprometimento e) Doenças
	
	b, c e d são manifestações positivas.
	
	e, b e d são manifestações positivas.
	
	a, b e c são manifestações positivas.
	
	a, c e d são manifestações positivas.
	
	a, b e d são manifestações positivas.
	1p A área de RH da empresa de tecnologia New Tech efetou um levantamento junto ao corpo jurídico e constatou que a empresa ao longo dos anos vem acumulando um acentuado número de ações reclamatórias trabalhistas. Foi realizada uma reunião para buscar a razão desse acentuado número e chegaram à seguinte conclusão:
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação da oferta de trabalho na região.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manisfestação que o clima organizacional não anda muito bom.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que o corpo gerencial tem uma excelente atuação.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que as pessoas estão satisfeitas com a política salarial.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que a empresa tem uma grande sensibilidade no que tange a política salarial.
	1p Ao observarmos a realidade das organizações vamos encontrar determinados aspectos que balizam e demonstram claramente quais as prioridades que uma empresa procura seguir no cumprimento de seus objetivos. São eles que vão revelar a importância que as organizações dão a determinadas coisas, como exemplo, podemos destacar certos comportamentos ou posicionamentos: ética, trabalho em equipe, justiça, transparência. Esse conceito é denominado:
	
	Valor.
Mito.
Tabu.
Rito.
Missão.
	1p As pesquisas realizadas na área de RH, têm demonstrado que o segredo das empresas mais admiradas está na gestão do clima. Assim, podemos afirmar que:
	
	As pessoas nunca admiram as empresas que trabalham.
	
	As pessoas sempre admiram as empresas que trabalham.
	
	A relação é ampla e o clima
não contribui para melhorar o ambiente empresarial.
	
	Clima e admiração das pessoas pela empresa não tem qualquer relação.
	
	A relação é estreita e deve-se gerenciar o ambiente empresarial.
	1p De acordo com matéria publicada pela Revista Exame, entre as ¿Melhores Empresas para se trabalhar¿ e àquelas que venceram o ¿Prêmio Nacional da Qualidade¿ há um ponto em comum, que pode ser considerado um diferencial competitivo e as tornam atraentes para aqueles que ainda não pertencem aos seus quadros funcionais, e fidelizam aqueles outros que lá já estão vinculados. Das alternativas a seguir, assinale aquela que, segundo o que estudamos em nossa aula, melhor representa esta qualidade organizacional:
	
	Oportunidades de desenvolvimento para seus trabalhadores.
	
	Mecanismos de retenção para seus trabalhadores.
	
	Gestão de Pessoas.
	
	Pacote de Benefícios.
	
	Salários maiores que aqueles praticados pelas suas concorrentes.
	1p A empresa Modas Camile, inplantou recentemente novas políticas de pessoal, as quais trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores: I - Custos associados a doenças ocupacionais; II - Baixa produtividade; III - Nível de responsabilidade atribuída ao cargo; IV - Inclinações pessoais; V - Absenteísmo e rotatividade. Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
	
	II, III e IV
	
	I, III e V
	
	II, IV e V
	
	I, II e V
	
	III, IV e V
	1p Podemos afirmar que a administração de RH deve avaliar o clima organizacional porque além de fazer parte de sua missão, essa avaliação proporciona: a) uma oportunidade de melhoria contínua para os empregados e para a organização. b) uma constatação da insatisfação tanto do cliente interno quanto do externo. c) uma compreensão de que o desempenho individual afeta o desempenho organizacional. d) uma mistura de culturas que melhoram o clima organizacional.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	As alternativas a e d são corretas.
	
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas a e c são corretas.
	1p Entre as grandes e principais áreas de eficácia de um departamento de recursos humanos podemos identificar: a) melhoria das relações trabalhistas b) diminuição da carga horária mensal c) obtenção de clima organizacional saudável d) melhoria dos sistemas tecnológicos.
	
	As afirmações b e d são corretas.
	
	As afirmações a e b são corretas.
	
	As afirmações c e d são corretas.
	
	As afirmações b e c são corretas.
	
	As afirmações a e c são corretas.
	1p O clima das organizações se manifesta através de fatos que ocorrem no dia-a-dia das organizações. Podemos identificar como manifestação do clima: a) Otimismo b) Rotatividade c) Confiança d) Comprometimento e) Doenças
	
	a, b e c são manifestações positivas.
	
	a, b e d são manifestações positivas.
	
	e, b e d são manifestações positivas.
	
	a, c e d são manifestações positivas.
	
	b, c e d são manifestações positivas.
	1p A área de RH da empresa de tecnologia New Tech efetou um levantamento junto ao corpo jurídico e constatou que a empresa ao longo dos anos vem acumulando um acentuado número de ações reclamatórias trabalhistas. Foi realizada uma reunião para buscar a razão desse acentuado número e chegaram à seguinte conclusão:
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação da oferta de trabalho na região.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que as pessoas estão satisfeitas com a política salarial.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que o corpo gerencial tem uma excelente atuação.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manisfestação que o clima organizacional não anda muito bom.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que a empresa tem uma grande sensibilidade no que tange a política salarial.
	1p As pesquisas realizadas na área de RH, têm demonstrado que o segredo das empresas mais admiradas está na gestão do clima. Assim, podemos afirmar que:
	
	As pessoas sempre admiram as empresas que trabalham.
	
	A relação é ampla e o clima não contribui para melhorar o ambiente empresarial.
	
	A relação é estreita e deve-se gerenciar o ambiente empresarial.
	
	Clima e admiração das pessoas pela empresa não tem qualquer relação.
	
	As pessoas nunca admiram as empresas que trabalham.
	1p De acordo com matéria publicada pela Revista Exame, entre as ¿Melhores Empresas para se trabalhar¿ e àquelas que venceram o ¿Prêmio Nacional da Qualidade¿ há um ponto em comum, que pode ser considerado um diferencial competitivo e as tornam atraentes para aqueles que ainda não pertencem aos seus quadros funcionais, e fidelizam aqueles outros que lá já estão vinculados. Das alternativas a seguir, assinale aquela que, segundo o que estudamos em nossa aula, melhor representa esta qualidade organizacional:
	
	Mecanismos de retenção para seus trabalhadores.
	
	Salários maiores que aqueles praticados pelas suas concorrentes.
	
	Oportunidades de desenvolvimento para seus trabalhadores.
	
	Pacote de Benefícios.
	
	Gestão de Pessoas.
	1p A empresa Modas Camile, inplantou recentemente novas políticas de pessoal, as quais trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores: I - Custos associados a doenças ocupacionais; II - Baixa produtividade; III - Nível de responsabilidade atribuída ao cargo; IV - Inclinações pessoais; V - Absenteísmo e rotatividade. Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
	
	III, IV e V
	
	II, III e IV
	
	I, III e V
	
	I, II e V
	
	II, IV e V
	1p Podemos afirmar que a administração de RH deve avaliar o clima organizacional porque além de fazer parte de sua missão, essa avaliação proporciona:
a) uma oportunidade de melhoria contínua para os empregados e para a organização. 
b) uma constatação da insatisfação tanto do cliente interno quanto do externo.
c) uma compreensão de que o desempenho individual afeta o desempenho organizacional. 
d) uma mistura de culturas que melhoram o clima organizacional.
	
	As alternativas a e d são corretas.
	
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	As alternativas a e c são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	1p A afirmação: ¿visando compensar a negligência da Escola Clássica da Administração à interação humana no e com o trabalho, a Escola Neoclássica introduziu as ciências comportamentais na administração¿ Podemos então concluir:
	
	Que a escola neoclássica valorizava a interação humana.
	
	Que as duas escolas não valorizavam à interação humana.
	
	Que a escola neoclássica não valorizava a interação humana.
	
	Que as duas escolas valorizavam à interação humana.
	
	Que a escola clássica da administração valorizava muito à interação humana.
	1p Considerando a Avaliação Coletiva ¿ ou, Institucional ¿ no que diz respeito ao Clima Organizacional, pode-se admitir que esta responsabilidade seja uma exclusividade:
	
	De cada gestor da empresa.
	
	Da Diretoria.
	
	Da Média Gerência.
	
	Dos Supervisores.
	
	Da Administração de Recursos Humanos.
	1p A variável que dentro da pesquisa de clima organizacional podemos avaliar como o empregado percebe a gestão da empresa, a qualidade da administração, seus objetivos e suas alternativas para alcançá-los é chamada de:
	
	Avaliação da estrutura organizacional.
	
	Avaliação da integração interdepartamental.
	
	Avaliação dos objetivos organizacionais.
Avaliação da missão organizacional.
	
	Avaliação da direção e estratégias.
	0,5p Entre as estratégias adotadas pelas empresas para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado e que tem impacto direto no clima organizacional, temos:
	
	Políticas de remuneração, capacitação de pessoal e planejamento estratégico.
	
	Fusões, aquisições, downsizing, reengenharia e terceirização.
	
	Downsing, privatização, políticas de remuneração e gestão de carreira.
	
	Planejamento anual de marketing e metas de vendas.
	
	Índice de turnover, absenteísmo, queda da produtividade e desperdício de material.
	1p Para sobreviver no mercado altamente competitivo, as Empresas adotaram algumas medidas estratégicas que pudessem torná-las mais capazes de resistir e, ao mesmo tempo, conseguir destaques positivos na acirrada competição existente, resultante natural do processo de abertura econômica experimentado no Brasil, a partir da década de 90. Das respostas a seguir, qual a que descreve melhor, a lista destas práticas organizacionais adotadas, segundo o texto inicial desta pergunta?
	
	George H. Litwin, professor e consultor norte-americano.
	
	D. J. Champion.
	
	Ricardo Luz.
	
	Flávio de Toledo e B. Milioni.
	
	Maslow.
	1p Segundo o material de nossas aulas, apenas uma das estratégias para monitorar e/ou avaliar o Clima Organizacional nas Empresas, tem de fato condições de alcançar o resultado desejado. 
As demais estratégias disponíveis, têm resultados apenas parciais, já que servem para (somente) monitorar o Clima, recolhendo indícios de sua qualidade. Portanto, nas alternativas a seguir, assinale aquela que indica a estratégia mais eficaz para o monitoramento e a avaliação do Clima Organizacional.
	
	Canal Direto com o Presidente/RH.
	
	Café da Manhã com o Presidente.
	
	Sistema de Atendimento às Queixas.
	 
	Pesquisa de Clima.
	
	Canal Direto com o Departamento de Assistência Social.
	1p O conceito de clima organizacional tem despertado um interesse crescente nos administradores brasileiros desde a década de 70. 
Não por acaso ou modismo, mas por puro pragmatismo. O que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, a lucratividade. 
Um estudo conduzido pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas validou este conhecimento, essencialmente, empírico ao demonstra que entre 1997 e 2005, as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil apresentaram retorno 170% acima do Índice Bovespa e, rentabilidade do patrimônio líquido de 17,8%, resultado superior à média das 500 Maiores Empresas do Brasil (11,3%). 
Segundo o que estudamos, um estudo desta natureza revela uma tendência no mercado brasileiro. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor explica esta tendência.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro está entrando em um território altamente complexo e subjetivo, onde as pessoas passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso do negócio.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda precisa entrar em um território altamente complexo e subjetivo, onde as pessoas passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso do negócio.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda precisa deixar para trás a era em que os ativos tangíveis, eram os únicos que movimentavam a economia.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda não está, definitivamente, deixando para trás a era em que os ativos tangíveis, eram os únicos que movimentavam a economia.
	
	O estudo revela que o mercado brasileiro ainda precisa buscar valores humanos melhor preparados, pois às empresas estão aptas para o crescimento sustentável.
	0,5p Quando avaliamos a variável salário, entre os diversos aspectos, podemos avaliar: a) se está sendo feita justiça social. b) se está trazendo conflito. c) se está adequado com o cargo. d) se está compatível com o mercado.
	
	As alternativas a e d são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas b e c são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	0,5p Em algumas empresas cujos presidentes dão importância aos recursos humanos, elas criam um café da manhã onde participam o presidente e alguns empregados, aleatoriamente, escolhidos. Essa estratégia ajuda o executivo principal a entender o que se passa no ¿chão de fábrica¿ (Ricardo Luz). Assinale, nas alternativas a seguir, aquela que justifica a importância desta estratégia para o monitoramento do Clima Organizacional.
	
	A idéia da estratégia é boa mas, pode inibir o trabalhador por não se sentir confortável em falar com o Presidente aquilo que sente ou pensa.
	
	Esta estratégia cria uma linha direta entre o principal executivo e a base operacional.
	
	A idéia da estratégia é excelente mas, pode fazer com que o trabalhador se indisponha com o Presidente ao mencionar aquilo que sente ou pensa.
	
	Entre a base da pirâmide que representa a estrutura organizacional e a cúpula (direção) existem alguns órgãos intermediários representados pelos diferentes níveis de gestão, que acabam filtrando muitas informações que não chegam à direção, o que pode ser eliminado com a realização do Café da Manhã, pois este momento permite a aproximação sem intermediários ¿ entre os dois pólos da estrutura hierárquica.
	
	A estratégia é interessante mas expõe o trabalhador, caso o presidente decida fazer algo a partir do que ele mencionou e, seu chefe direto, poderá associá-lo às ações que estiverem acontecendo.
	"Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento". Além da satisfação dos funcionários, há a percepção destes sobre o clima organizacional. Explique no que consiste tal aspecto. LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2003.
	Gabarito: O aluno deverá responder: Trata-se da percepção dos colaboradores sobre aspectos que podem influenciá-lo positiva ou negativamente. Se os funcionários percebem o clima da empresa como positivo, o clima tende a ser bom. Por outro lado, se os funcionários percebem mal a empresa o clima tende a ser ruim.
	Oliveira Belo deseja investir em uma Consultoria para fazer a avaliação do clima organiacionalç em sua empresa. Contudo, demonstra dúvidas sobre este investimento. Como a análise do clima pode ajudar a organização?
	Gabarito: Espera-se que sejam citados alguns elementos destes abaixo listados: 1) A medida da extensão em que as expectativas das pessoas a respeito de como seria trabalhar em uma organização estão sendo atendidas. 2) O clima organizacional está intimamente relacionado com a motivação dos membros da organização. Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser elevado e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes. Quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou por barreiras à satisfação das necessidades individuais, o clima organizacional tende a baixar. O clima organizacional baixo é caracterizado por estados de desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, podendo, em casos extremos, chegar a estados de inconformidade e agressividade.
	0,5p A globalização, a competitividade, reengenharia, downsizing, tem levado as empresas à redução do seu quadro de pessoal. As demissões, fusões,privatização tem gerado uma reação por parte dos trabalhadores. Assim as empresas têm adotado estratégias com o objetivo de propiciar uma melhoria na satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. Dentre as alternativas abaixo quais são as estratégias?
	
	gestão da saúde e segurança do trabalhador;
	
	conhecer o pensamento do colaborador, através da pesquisa de clima organizacional;
remuneração estratégica, incluindo a remuneração variável;
	
	programas de demissão voluntária;
	0,5p A metodologia que é empregada para apurar os resultados obtidos com a aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, denomina-se ¿Tabulação¿. E, naturalmente, esta possui diversos tipos, ou, ¿caminhos¿ que podem ser utilizados para realizar esta apuração das respostas. As afirmativas abaixo reproduzem alguns deles. Identifique e assinale a resposta que melhor indica estes tipos de tabulação disponíveis para utilização.
	
	Por Índice de Satisfação Individual ¿ ISI, por Unidade (Fábrica ou Loja), por Nível Hierárquico.
	
	Por Departamento, por Região, Faixa Etária, Por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Conjunto de Variáveis, por Região, por Diretoria e, por Departamento, por Sexo e Faixa Etária, por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Departamento, por Sexo e Faixa Etária, Por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Pergunta, por Variável, e por Resultado Individual: Índice de Satisfação Individual ¿ ISI, por Unidade (Fábrica ou Loja), Por Nível Hierárquico, por Tempo de Serviço.
	1p O Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ apresenta entre seus critérios um que é um indicador sobre a gestão dos recursos humanos. Entre outros, é feito um exame das condições que são proporcionadas as condições para desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas. Também é avaliado os esforços para:
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que possibilite um controle adequado da frequência e da disciplina dos empregados.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que conduza o grupo de trabalho a aceitar os valores dos gerentes e executivos da empresa.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que conduza as pessoas ao cumprimento e obediência das normas de trabalho.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que possibilite um controle rígido das normas de trabalho e da disciplina dos empregados
	0,5p Quando o clima é considerado bom, há uma predominância de atitude positiva. Quais são?
	
	Tensões, discórdias, ânimos, alegria;
	
	Alto turnover;
	
	baixa rotatividade e alto tempo de casa;
	
	Os colaboradores sentem orgulho em participar dela.
	0,5p Quando da montagem de uma pesquisa de clima organizacional devemos cuidar da parametrização das respostas. Assim podemos afirmar que a parametrização consiste em: a) definir o número de questões necessárias para que se tenha um bom parâmetro de análise. b) definir parâmetros para facilitar o preenchimento dos questionários pelos empregados. c) definir parâmetros para facilitar a tabulação eletrônica das diferentes opções de respostas. d) definir as opções de respostas que serão consideradas ¿satisfatórias¿ e as que serão consideradas ¿insatisfatórias¿.
	
	As alternativas b e c são corretas.
	
	As alternativas a e c são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	 
	As alternativas c e d são corretas.
	1p Em relação ao clima organizacional, julgue os itens que se seguem.
	
	Os componentes do construto clima organizacional, segundo os teóricos da área, incluem autonomia, interdependência de trabalho, suporte ao desempenho, comprometimento e percepções de justiça.
	
	Um diagnóstico do clima da organização não deve incluir indagações voltadas para níveis de satisfação com o relacionamento interpessoal mantido entre as chefias e os subordinados.
	
	A principal mudança decorrente da evolução do construto clima organizacional é que, nos primórdios, era considerado como a avaliação de características da organização e, na atualidade, defende-se que constitui a avaliação da dinâmica de funcionamento da organização.
	
	Todas estão corretas
	0,5p a EXAME publicou a edição especial de 2009 das 150 melhores empresas para você trabalhar. Selecionamos algumas informações obtidas dos dados da pesquisa aplicada na construtora Tecnisa, com 1.111 funcionários e sede em São Paulo e que foram publicadas na revista: Suponha que você seja o responsável pela elaboração do texto com a análise dos dados desta pesquisa. Neste caso, escolha entre as opções a seguir, a mais adequada
Temas
Satisfeitos
Insatisfeitos
Identificação com a empresa
90%
10%
Comunicação
27%
73%
Salários e benefícios
49%
51%
Treinamento e desenvolvimento
35%
65%
Liderança
84%
16%
Carreira
32%
68%
	
	Comunicação e Carreira aparecem como os principais aspectos negativos e devem ser tratados de forma urgente, assim como os pontos relacionados à treinamento e desenvolvimento que tem maior influência na motivação dos funcionários do que salário.
	
	Os altos índices de satisfação nas questões relacionadas à imagem da empresa e liderança compensam a insatisfação em relação aos demais itens, minimizando a urgência nas ações de melhoria.
	
	Os funcionários pesquisados têm identificação com a empresa e avaliam positivamente as lideranças. As políticas e práticas de carreira e treinamento devem ser reavaliadas para identificação dos pontos que podem ser melhorados para atender às expectativas dos funcionários. A comunicação é outro ponto que merece cuidado especial dos gestores da empresa.
	
	É preciso que a empresa melhore suas ações de comunicação, seu plano de carreira e invista mais em treinamento. Se isso não ocorrer, os demais itens avaliados positivamente podem cair na próxima pesquisa.
	
	O índice de satisfação em relação à identificação da empresa foi o mais alto obtido: 90%. O principal problema da empresa está nos aspectos relacionados à comunicação (73% de insatisfação).
	0,5p Define-se Clima Organizacional por:
	
	É um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
	
	Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
	
	É o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
	
	Todas alternativas estão corretas.
	1p Ao conjunto de padrões prevalentes de valores, crenças, sentimentos, atitudes, normas, interações, tecnologia, processos, métodos e procedimentos de execução de atividades e sua influência sobre as pessoas da empresa denomina-se:
	
	diretrizes empresariais.
	
	comportamento organizacional.
	
	política organizacional.
	
	cultura organizacional.
	
	desenvolvimento organizacional.
	Cite 5 itens que manifestam o Clima Organizacional.
	Compare com a sua resposta: Turnouver Pichações nos banheiros Absenteísmo Programas de sugestões mal sucedidos Avaliação de desempenho Greves Conflitos interpessoais e interdepartamentais Desperdícios de materiais Queixas no serviço
	Cite 5 estratégias para avaliar o Clima Organizacional.
	Compare com a sua resposta: Contato direto dos gestores com seus subordinados; Entrevista de desligamento; Ouvidoria; Programa de Sugestões; Reuniões de equipes; Linha direta com o presidente ou diretor de RH; Café da manhã com presidente/diretores/gerentes; Pesquisa de clima organizacional.
A literatura brasileira sobre clima ainda é escassa. Encontramos informações relacionadas a esse tema em estudos que abordam:
1) a produtividade, a rentabilidade.					2) a administração dos negócios.
3) a cultura,
o comportamento e o desenvolvimento organizacionais.	4) o mercado de ações no Brasil. 		
5) a gestão de recursos humanos. 
 
Quais as vantagens que as empresas têm com a melhoria do seu clima?
1) Torna a empresa mais lucrativa.					
2) melhora a sua produtividade e os seus resultados financeiros. 
3) aumenta o seu market share.
4) aumenta a sua produção e a sua rentabilidade.
5) Melhora a relação dos empregados com os seus gestores. 
 
Aponte uma evidência que um bom clima pode proporcionar melhores resultados financeiros:
1) Pesquisa da ABRH.				2) 500 Maiores e Melhores Empresas.]
3) Pesquisa da Hay Consultores.			4) Pesquisa da Fundação Dom Cabral		
5)As Melhores Empresas para se Trabalhar 
Que estratégias as empresas vêm adotando que impacta negativamente no clima organizacional?
A.    Desenvolvimento das lideranças.		B.    Diversificação.		C.    Balanced Scorecard.
D.    Fusão.					E.    Terceirização.		F.    Gestão por Competências.
1) A e B			2) Todas as alternativas			3) Nenhuma alternativa			4) D e E
5) D, E e F		6) A, D e F 
Por que motivo algumas estratégias corporativas têm impactado negativamente o clima nas organizações?
1) porque aumentam a competitividade entre as empresas.
2) porque aumentam o comprometimento dos empregados. 
3) por causa da pressão provocada pelos sindicatos. 
4) porque reduzem salários. 
5) por causa das demissões que provocam 
 
Indique 3 palavras que encontramos direta ou indiretamente nos conceitos de clima organizacional?
1) motivação, valor e lealdade.			2) cultura, gestão, percepção. 		3) bem-estar, gestão e cultura. 
4) satisfação, percepção e cultura. 			5) comportamento, lealdade e propriedade. 
 
Qual é a principal relação entre cultura e clima organizacionais?
1) causa e efeito, respectivamente. 		2) efeito e causa, respectivamente. 
3) lealdade. 					4) poder. 				5) personalidade. 
 
Aponte um indicador que represente a forma de manifestação do clima organizacional.
1) o ritmo dos trabalhadores. 				2) as greves. 
3) as pichações nos banheiros das empresas. 		4) o turnover da empresas. 	5) todas as opções estão corretas 
 
A quem compete avaliar o clima no âmbito das equipes de trabalho?
1) ao RH.				2) aos gestores.				3) à direção da empresa.
4) ao presidente da empresa		5) aos supervisores. 
 
A quem compete avaliar o clima no âmbito corporativo?
1) ao RH. 					2) aos gestores. 			3) às Melhores Empresas para se Trabalhar. 
4) ao presidente da empresa. 			5) aos supervisores. 
 
Por que compete ao RH avaliar o clima das organizações?
1) porque o clima afeta a rentabilidade das empresas. 
2) para candidatar às empresas no guia Melhores Empresas para se Trabalhar. 
3) porque o assunto está relacionado aos trabalhadores. 
4) porque faz parte da sua missão. 
5) para aumentar o grau de satisfação dos trabalhadores. 
Aponte um indicador que demonstre a relação entre o clima e a qualidade dos produtos e serviços.
1) CCQ. 		2) PNQ. 			3) BNDES. 		4) BC. 			5) PT. 
 
Em que tipo de empresa o clima deve preocupar mais?
1) na de capital fechado. 				2) na de capital aberto. 
3) na de capital intensivo 				4) na de mão-de-obra intensiva. 
5) nas multinacionais.
São formas parciais de acompanhar o clima:
1) entrevista de desligamento. 			2) Ombudsman. 				3) canal direto com o presidente.
4) atendimentos do Serviço Social. 			5) todas as opções anteriores. 
 
Indique a principal estratégia de avaliação do clima.
1) café da manhã com o presidente. 		2) pesquisa do clima organizacional. 
3) entrevista de desligamento. 			4) ombudsman. 					 5) Questionário. 
 
Cite duas técnicas de pesquisa de clima.
1) Ombudsman, questionário. 			2) turnover e painel de debate.
3) painel de debate e ombudsman 			4) questionário, entrevista		5) entrevista de desligamento, questionário 
 
Qual é a principal vantagem do questionário como técnica de pesquisa?
1) custo.						2) preserva o anonimato do respondente. 		3) é de fácil aplicação. 	
4) pode ser aplicado simultaneamente em empresa geograficamente dispersa. 				5) é de rápida aplicação. 
 
Qual é a principal desvantagem da entrevista enquanto técnica de pesquisa de clima?
1) é cara. 					2) exige pessoas tecnicamente habilitadas. 
3) a aplicação é demorada. 			4) exige muitos entrevistadores. 			 5) revela o respondente. 
O que é uma variável organizacional?
1) é uma técnica de pesquisa de clima. 			2) é uma estratégia de avaliação do clima. 
3) é a variação dos resultados das pesquisas de clima. 
4) é um aspecto das organizações tradicionalmente avaliado nas pesquisas de clima. 
5) é uma estratégia que serve para acompanhar o clima das organizações. 
 
Aponte dois aspectos que são avaliados na variável Gestão:
 1) clima e rigor disciplinar. 				2) competência técnica e relacionamento com a equipe. 
3) feedback e remuneração variável. 			4) reconhecimento e benefícios. 
5) entrevista de desligamento e questionário. 
 
Das variáveis estudadas, quais as que podem ser fundidas numa só.
1) gestão e salário. 					2) treinamento e ética. 
3) segurança do trabalho e departamento pessoal. 		4) imagem da empresa e responsabilidade social. 
5) trabalho em equipe e trabalho. 
 
Aponte dois aspectos que são avaliados na variável Trabalho:
1) o clima e a hora extra. 					
2) o volume de trabalho realizado e o horário de trabalho. 
3) o reconhecimento e a remuneração. 
 
Qual das variáveis organizacionais demanda um maior número de perguntas nas pesquisas de clima.
1) trabalho. 				2) trabalho em equipe. 				3) salário. 
4) treinamento e desenvolvimento. 		5) gestão. 
O que se busca no apoio da direção da empresa quanto às pesquisas de clima é; 
1) a aprovação para a realização da pesquisa. 
2) a autorização para contratar uma consultoria externa. 
3) o compromisso assumido pela direção com as mudanças a serem implementadas. 
4) a aprovação do custo da pesquisa. 
5) a demissão de alguns empregados. 
 
Indique três decisões que fazem parte do planejamento da pesquisa de clima.
1) a técnica de pesquisa a ser usada; o público a ser pesquisado; quem irá conduzir o projeto da pesquisa. 
2) quanto ao clima; quanto à cultura e o modelo de gestão; 
3) custo; painel de debate e questionário. 
4) entrevista de desligamento, ombudsman e custo. 
5) A pesquisa salarial, gestão e questionário. 
 
No planejamento da pesquisa de clima qual é o cuidado maior quanto à coleta?
1) que ela seja feita em um só dia. 				2) que ela seja bem divulgada. 
3) que a postagem seja paga pela empresa. 		4) não permitir que os gestores coletem as pesquisas. 
5) que se possa fazer a coleta eletrônica. 
 
Quanto à abrangência de uma pesquisa ela pode ser:
1) parcial e imparcial. 					2) por amostragem ou para todos os empregados. 
3) só para empregados. 					4) para os empregados e terceiros. 
 
Que vantagens uma consultoria externa proporciona ao fazer a pesquisa de clima?
1) alivia o RH desse trabalho. 
2) isenção. 
3) conhecimento mais especializado. 
4) todas as opções estão corretas. 
 
O que significa montar uma pesquisa de clima?
1) escolher as perguntas ou afirmações. 			2) escolher os tipos de opções resposta. 
3) escolher o formato da pesquisa. 				4) decidir pelo uso ou não de perguntas cruzadas. 
5) aplicar um teste piloto. 					6) decidir por fazer um ou mais cadernos de pesquisa. 
7) todas as questões estão corretas. 
 
Qual é o objetivo principal da etapa de divulgação da pesquisa?
1) gerar credibilidade para a pesquisa. 			2) divulgar quem irá conduzir a pesquisa. 
3) empreender um esforço de endomarketing. 		4) garantir uma efetiva participação dos respondentes. 
5) demonstrar o comprometimento da alta administração. 
 
Qual é a finalidade da parametrização de uma pesquisa?
1) calcular os resultados da pesquisa.
2) estabelecer parâmetros a fim de planejar a realização da pesquisa. 
3) determinar e indicar que opções de resposta são consideradas satisfatórias ou favoráveis e quais as que serão consideradas insatisfatórias ou desfavoráveis. 
4) determinar os custos da pesquisa. 
5) garantir credibilidade à pesquisa. 
 
Indique uma situação excepcional na forma de parametrizar?
1) a opção “não tenho opinião”. 			2) respostas que devem ser enumeradas. 
3) a opção “mais ou menos” 			4) as respostas sob a forma de escala. 		
5) todas as respostas estão corretas. 
 
Quais os riscos de se responder uma pesquisa de clima em casa quando se usa questionário em papel?
1) extravio. 					2) não cumprimento do prazo de entrega. 
3) sofrer possíveis influências de terceiros. 		4) todas as respostas estão corretas. 
 
Parametrize as opções de resposta da seguinte pergunta: 
Você está satisfeito com o seu salário? Sim (  )  não (  )  maios ou menos (  )
1) respectivamente: satisfeito; insatisfeito; satisfeito. 		2) respectivamente: satisfeito; insatisfeito; 50% satisfeito. 
3) respectivamente: satisfeito; satisfeito; satisfeito. 		4) respectivamente: insatisfeito; insatisfeito; insatisfeito. 
Qual é a sequência básica que devemos seguir para tabular os resultados de uma pesquisa de clima?
1) primeiro tabulamos as variáveis em seguida o resultado geral. 
2) primeiro tabulamos a série histórica, depois o resultado geral. 
3) primeiro parametrizamos, em seguida tabulamos. 
4) primeiro tabulamos as perguntas/questões, depois tabulamos as variáveis e por último tabulamos o resultado geral. 
5) primeiro separamos as perguntas por tema; depois as tabulamos. 
 
O que significa tabular uma pesquisa de clima?
1) significa definir os parâmetros para podermos calcular os resultados da pesquisa. 
2) significa apurar o grau de satisfação com cada pergunta da pesquisa. 
3) significa calcular as variáveis organizacionais. 
4) significa apurar os seus resultados. 
5) significa calcular a série histórica. 
 
Como se tabula uma variável organizacional?
1) através da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas/questões. 
2) através da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas/questões relativas à variável em questão. 
3) tabulando-se primeiro o resultado geral e depois as variáveis. 
4) todas as respostas acima estão corretas. 
 
Qual é o objetivo da tabulação especial?
1) calcular o resultado das questões que apresentam a opção “não tenho opinião”. 
2) calcular o resultado geral da pesquisa sem passar pela tabulação das variáveis organizacionais. 
3) calcular de forma especial cada pergunta/questão da pesquisa. 
4) determinar se a pesquisa foi suficientemente abrangente ou não. 
5) todas as respostas estão corretas. 
 
Tabule a seguinte pergunta de uma pesquisa de clima:
Sinto que meu trabalho é valorizado pela empresa.
8 funcionários responderam “concordo totalmente”
3 funcionários responderam “concordo”
21 funcionários responderam “discordo”
46 funcionário responderam “discordo totalmente”.
1) 11,0% satisfeitos 		2) 1,41 % satisfeitos 		3) 67,0% satisfeitos 
4) 14,1% satisfeitos 		5) 22,8% satisfeitos 
 
Quantos tipos relatórios de pesquisa de clima são normalmente elaborados?              
1) um para os resultados de cada pergunta, um com os resultados de cada variável e um para apresentar os resultados gerais. 
2) um para a tabulação especial, um para a tabulação das perguntas e um para o resultado geral. 
3) um com o resultado geral da empresa. 
4) um com os resultados corporativos e um para cada diretoria, contendo os resultados corporativos e os seus respectivos resultados. 
5) todas as respostas acima estão corretas. 
 
Quem deve definir os planos de ação de uma pesquisa de clima.
1) os gestores da empresa, assessorados pelo RH. 		2) o RH. 
3) uma consultoria externa. 				4) o RH e uma consultoria externa. 
5) um grupo de empregados indicados pelas diretorias da empresa. 
6) um grupo de empregados indicados pelas diretorias da empresa, assessorado pelo RH. 
7) todas as respostas estão corretas. 
 
Esse é um dos cuidados que a empresa deve observar ao divulgar os resultados de uma pesquisa de clima:
1) seguir a hierarquia. 
2) consultar a direção da empresa sobre o que deve e o que não deve ser divulgado. 
3) anunciar junto com a divulgação dos resultados alguma providência a ser tomada. 
4) ilustrar os resultados. 
5) todas as respostas estão corretas. 
 
O que deve ser priorizado na montagem dos planos de ação?
1) as ações que tiverem maior importância para os empregados. 
2) as ações que demandarem menores investimentos com um grande impacto sobre as pessoas. 
3) os resultados mais críticos (perguntas e variáveis). 
4) todas as respostas acima estão corretas. 
 
Dê um exemplo de um tipo de “ Instrução” que é dada ao empregado que irá responder uma pesquisa de clima.
1) responda a sua idade. 			2) qual é o nome do seu chefe. 		3) não se identifique. 
4) você está satisfeito com o trabalho que realiza. 			
5) após preencher a pesquisa devolva-a ao seu superior imediato. 
Qual é o principal objetivo da pesquisa socioeconômica em relação à gestão do clima?
 1) avaliar o padrão sociocultural dos respondentes. 
2) serve para complementar as informações fornecidas pela pesquisa de clima. 
3) avaliar se o empregado sabe utilizar corretamente o seu salário. 
4) verificar onde mora o empregado e com quem ele mora. 
 
Numa pesquisa socioeconômica que aspectos da vida do trabalhador e de sua família são levantados:
1) educacional. 				 2) habitação. 		3) saúde. 		4) transporte. 
 5) lazer. 				6) alimentação. 		7) todas as respostas estão corretas. 
 
Quem deve conduzir a pesquisa socioeconômica?
1) pelo médico da empresa. 
2) o ideal é que seja feita por um profissional habilitado, de preferência de fora da empresa, que conduza a pesquisa de forma ética, a fim de não criar qualquer constrangimento para o respondente. 
3) o departamento de pessoal. Pode ser feita também pelo Serviço Social da empresa. 
4) o setor de treinamento. 
5) o setor de relações trabalhistas. 
 
O que as empresas estão fazendo para melhorar o clima? Estão corretas as alternativas (assinale apenas uma):
A.    Estão melhorando as condições de trabalho .
B.    Estão flexibilizando as condições de trabalho (horários de trabalho; disciplina, remuneração etc).
C.    Estão terceirizando alguns processos de trabalho.
D.    Estão procurando reconhecer mais seus empregados.
E.    Estão melhorando o feedback dados aos seus empregados.
1) A e B. 		2) A, B, C. 		3) A, C e E. 		4) A e C. 		5) A, B, D e E. 
	 1a Questão (Ref.: 201301211099)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Cite 5 estratégias para avaliar o Clima Organizacional.
	Resposta: 1) Pesquisa de clima organizacional, 2) Café da manhã com o presidente, 3) Atendimento do serviço social, 4) Entrevista de desligamento, 5) Reuniões com as equipes de relações trabalhistas
	Gabarito: Contato direto dos gestores com seus subordinados; Entrevista de desligamento; Ouvidoria; Programa de Sugestões; Reuniões de equipes; Linha direta com o presidente ou diretor de RH; Café da manhã com presidente/diretores/gerentes; Pesquisa de clima organizacional.
	 2a Questão (Ref.: 201301383891)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sabe-se que Cultura de uma empresa acaba reforçando o comportamento de seus membros, reflete a mentalidade que predomina na organização, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado. Assim podemos conceituar os traços da cultura com as afirmativas:
	 
	A cultura Organizacional é constituída de aspectos, que dão às organizações um modo particular de Ser. Ela está para a organização, assim como a personalidade está no indivíduo.
	
	Somente as alternativas A, B e D estão corretas.
	
	Entendemos a cultura organizacional como um conjunto
de representações gráficas , construídas e reconstruídas nas relações cotidianas dentro da organização, que são expressas em termos de valores, normas, significados e interpretações.
	
	A cultura é formada pelo somatório de influência de fatores tão diferentes como salário, relacionamento e comunicação entre a chefia e os funcionários, reconhecimento (ou falta dele). convênio médico.
	
	A cultura não molda a identidade de uma organização, assim como a identidade e o reconhecimento dos próprios funcionários.
	 3a Questão (Ref.: 201301220638)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma empresa possui filial em diferentes regiões do país. Ela, quando da realização da pesquisa de clima organizacional, deve realizar uma tabulação geral e uma tabulação em cada fábrica para identificar possíveis problemas nessas unidades. Chamamos essa tabulação de:
	
	tabulação por faixa etária.
	
	tabulação por turno de trabalho.
	 
	tabulação por área geográfica.
	
	tabulação por nível hierárquico.
	
	tabulação por abrangência.
	 4a Questão (Ref.: 201301220181)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os resultados divulgados pela pesquisa da consultoria Hay, com 35 presidentes de empresas de grande porte e segmentos variados, revelou que 82% deles consideram que a gestão de RH exerce alto impacto nos negócios. Por esses resultados podemos afirmar que o trabalho da área de RH na visão dos presidentes é:
	
	Não é importante, mas contribui para acalmar as pessoas.
	
	Não é importante e gera pouco impacto nos negócios.
	
	É importante mas não contribui com o negócio da empresa.
	 
	É importante e contributiva ao negócio da empresa.
	
	É importante porque contribui para acalmar as pessoas.
	 5a Questão (Ref.: 201301220225)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A área de RH da empresa de tecnologia New Tech efetou um levantamento junto ao corpo jurídico e constatou que a empresa ao longo dos anos vem acumulando um acentuado número de ações reclamatórias trabalhistas. Foi realizada uma reunião para buscar a razão desse acentuado número e chegaram à seguinte conclusão:
	 
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manisfestação que o clima organizacional não anda muito bom.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que a empresa tem uma grande sensibilidade no que tange a política salarial.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que o corpo gerencial tem uma excelente atuação.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que as pessoas estão satisfeitas com a política salarial.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação da oferta de trabalho na região.
	 6a Questão (Ref.: 201301227728)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os chamados heróis são pessoas que encarnam valores de uma organização e de sua cultura. Os heróis são um dos importantes elementos da cultura organizacional PORQUE Servem como modelos, mostrando que o desempenho pessoal não é só desejável como viável. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 7a Questão (Ref.: 201301211083)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sobre cultura organizacional, assinale a alternativa incorreta.
	
	Uma cultura organizacional forte caracteriza-se pela democracia e pela descentralização das decisões.
	
	A realização de convenções, reuniões anuais e premiações são instrumentos utilizados para reforçar aspectos da cultura organizacional.
	
	É possível modificar a cultura organizacional.
	 
	As organizações são como pequenas sociedades com padrões distintos e totalmente homogêneos de cultura.
	
	Os valores, princípios e crenças organizacionais forjam-se ao longo do tempo, a partir dos fundadores da empresa.
	 8a Questão (Ref.: 201301220630)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A tabulação por variável, também chamada de assunto pesquisado, decorre da tabulação de todas as perguntas relacionadas à determinada variável e permite:
	 
	conhecer o grau de satisfação dos funcionários com relação a uma determinada variável.
	
	conhecer o grau de satisfação dos empregados que entraram recentemente na empresa.
	
	conhecer o pensamento dos gestores sobre a realidade organizacional.
	
	conhecer o grau de satisfação dos chefes em relação ao trabalho de seus subordinados.
	
	conhecer o grau de satisfação do clientes externos com relação aos produtos da empresa.
	 9a Questão (Ref.: 201301224305)
	DESCARTADA
	- A área de Recursos Humanos é a promotora de um quadro de pessoal motivado , integrado e produtivo com o intuito de contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais; Sob este aspecto a pesquisa de clima é responsabilidade do RH. Porquê?
	
	Porque a área de RH é a área mais estratégica da organização e através dela os resultados são alcançados ;
	 
	Procura entender as reais motivações dos colaboradores e procura promovê-las ;
	 
	Porque é responsável pela conciliação dos interesses organizacionais com os interesses individuais;
	
	Porque traduz a competitividade organizacional;
	 10a Questão (Ref.: 201301383885)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Muitas empresas estão passando por processos de fusão, aquisição, aliança estratégica, misturando culturas que muitas vezes apresentam valores e crenças conflitantes. Baseado neste cenário quais estratégias as empresas podem adotar para manter equilíbrio na estrutura organizacional com redução de custos:
	
	Implantar a demissão para reerguer a empresa.
	
	o Kaizen não pode ser desenvolvido dentro de determinadas empresas.
	
	Incorporam estratégias, como terceirização para especializar o trabalho e reduzir custos operacionais.
	 
	Realizar o processo de Downsizing, redução de seus níveis hierárquicos para torná-las mais ágeis, mais enxutas e menos onerosas.
	
	Com a implantação do Kaizen não é necessário o uso do BSC (Balanced Scorecard) para medir os Indicadores Balanceados de Desempenho.
	 11a Questão (Ref.: 201301220801)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Um dos instrumentos de pesquisa sobre o clima organizacional destaca-se o uso de questionários. Sobre esta afirmação, explique dois fatores que evideciam a importância de seu uso.
	Resposta: Dentre os instrumentos de pesquisa de clima organizacional (questionário, entrevista individual e painel de debates), o questionário ganha sua relevância por apresentar, dentre os existentes, o de menor custo em sua operacionalização e, o mais importante, por preservar a identidade do respondente.
	Gabarito: O aluno deverá responder às seguintes questões: Permitem análises claras, que facilitam a identificação dos tópicos relevantes; São rápidos, fáceis de responder, permitindo aplicação integral; Permite uma aplicação maciça; Permite o anonimato do respondente; Mais rápido e sem exigência de um espaço físico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais