2 CIENCIAS DO AMBIENTE
1 pág.

2 CIENCIAS DO AMBIENTE

Pré-visualização1 página
1a Questão
	

	

	
	

	A agenda 21 pode ser considerada como um instrumento de planejamento de sociedades sustentáveis, conciliando a justiça social, a proteção ambiental e a eficiência econômica. Ela foi um documento oriundo de uma importante conferência das Nações Unidas, conhecida por:

		

	
	Rio +20

	
	Conferência de Estocolmo

	
	Conferência de Joannesburgo

	
	Rio +10

	 
	Eco -92

	

Explicação:
A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da ¿Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento¿ ¿ Rio 92, podendo ser definida como um ¿instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável¿.

	

	 

	

	 2a Questão
	

	

	
	

	A principal origem da poluição do ar é:

		

	
	radiação

	
	liquefação

	 
	combustão

	
	decantação

	
	vaporização

	

Explicação:
Combustão é a queima. No caso da poluição em larga escala do nosso planeta observa-se a combustão de combustíveis fósseis para que a energia seja gerada.

	

	 

	

	 3a Questão
	

	

	
	

	A preocupação ambiental surgiu no final dos anos de 60, com um grande movimento de conscientização ambiental e aumento da atenção pública através da imprensa popular. Assinale a afirmativa incorreta com relação a este tema:

		

	
	A Cúpula da Terra, em 1992, no Rio de Janeiro, foi denominada Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Eco-92 ou Rio-92.

	
	A Agenda 21 foi lançada na Cúpula da Terra.

	
	O Documento resultante da 1ª Conferência foi denominado DECLARAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE.

	 
	A Iª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente foi realizada em Paris.

	
	Considerando o conceito de Sustentabilidade, é imprescindível que as futuras gerações tenham possibilidade de usufruir dos mesmos serviços ambientais que dispomos hoje.

	

	 

	

	 4a Questão
	

	

	
	

	Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena. TAVARES, E. M. F. Disponível em: .Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE:
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

		

	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. .

	
	As asserções I e II são proposições falsas.

	

Explicação:
É impossível falar em sustentabilidade econômica sem considerar o aspecto ambiental. A economia, em sua origem,  partiu das forças de mercado, sem ter nehuma ligação com o meio ambiente. Já na atualidade, se percebeu a grande contradição do sistema: sem refletir sobre as consequências para o meio, a produção cada vez maior de bens, destrói  os recursos naturais que são a base  produção.

	

	 

	

	 5a Questão
	

	

	
	

	A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Estamos diante do seguinte princípio:

		

	
	educação ambiental;

	
	prevenção;

	 
	desenvolvimento sustentável;

	
	esgotamento.

	
	precaução;

	

	 

	

	 6a Questão
	

	

	
	

	A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa expressão tem a finalidade de:

		

	
	sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento

	
	garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta

	
	divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

	
	sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento

	 
	propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente

	

Explicação:
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

	

	 

	

	 7a Questão
	

	

	
	

	A expressão ¿desenvolvimento sustentável¿ é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:

		

	
	A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.

	
	Nenhuma das opções estão corretas

	 
	A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.

	
	A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.

	
	A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.

	

Explicação:
A expressão desenvolvimento sustentável é utilizada para designar um modelo econômico que busque conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU  desenvolvimento sustentável é definido como ¿aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades¿.

	

	 

	

	 8a Questão
	

	

	
	

	São medidas de redução de impactos ambientais causados pelo lançamento de resíduos no ambiente, EXCETO:

		

	
	Reciclagem de materiais (incluindo compostagem).

	
	Redução de resíduos (incluindo reuso dos produtos).

	
	Recuperação de energia por resíduo combustível.

	 
	Retirada da vegetação ciliar.

	
	Disposição final (aterros sanitários).