Buscar

2 CIENCIAS DO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A agenda 21 pode ser considerada como um instrumento de planejamento de sociedades sustentáveis, conciliando a justiça social, a proteção ambiental e a eficiência econômica. Ela foi um documento oriundo de uma importante conferência das Nações Unidas, conhecida por:
		
	
	Rio +20
	
	Conferência de Estocolmo
	
	Conferência de Joannesburgo
	
	Rio +10
	 
	Eco -92
	
Explicação:
A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da ¿Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento¿ ¿ Rio 92, podendo ser definida como um ¿instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável¿.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A principal origem da poluição do ar é:
		
	
	radiação
	
	liquefação
	 
	combustão
	
	decantação
	
	vaporização
	
Explicação:
Combustão é a queima. No caso da poluição em larga escala do nosso planeta observa-se a combustão de combustíveis fósseis para que a energia seja gerada.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A preocupação ambiental surgiu no final dos anos de 60, com um grande movimento de conscientização ambiental e aumento da atenção pública através da imprensa popular. Assinale a afirmativa incorreta com relação a este tema:
		
	
	A Cúpula da Terra, em 1992, no Rio de Janeiro, foi denominada Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Eco-92 ou Rio-92.
	
	A Agenda 21 foi lançada na Cúpula da Terra.
	
	O Documento resultante da 1ª Conferência foi denominado DECLARAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE.
	 
	A Iª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente foi realizada em Paris.
	
	Considerando o conceito de Sustentabilidade, é imprescindível que as futuras gerações tenham possibilidade de usufruir dos mesmos serviços ambientais que dispomos hoje.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena. TAVARES, E. M. F. Disponível em: .Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE:
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. .
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
Explicação:
É impossível falar em sustentabilidade econômica sem considerar o aspecto ambiental. A economia, em sua origem,  partiu das forças de mercado, sem ter nehuma ligação com o meio ambiente. Já na atualidade, se percebeu a grande contradição do sistema: sem refletir sobre as consequências para o meio, a produção cada vez maior de bens, destrói  os recursos naturais que são a base  produção.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Estamos diante do seguinte princípio:
		
	
	educação ambiental;
	
	prevenção;
	 
	desenvolvimento sustentável;
	
	esgotamento.
	
	precaução;
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa expressão tem a finalidade de:
		
	
	sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento
	
	garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta
	
	divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
	
	sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento
	 
	propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente
	
Explicação:
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A expressão ¿desenvolvimento sustentável¿ é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
		
	
	A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
	
	Nenhuma das opções estão corretas
	 
	A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
	
	A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
	
	A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
	
Explicação:
A expressão desenvolvimento sustentável é utilizada para designar um modelo econômico que busque conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU  desenvolvimento sustentável é definido como ¿aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades¿.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São medidas de redução de impactos ambientais causados pelo lançamento de resíduos no ambiente, EXCETO:
		
	
	Reciclagem de materiais (incluindo compostagem).
	
	Redução de resíduos (incluindo reuso dos produtos).
	
	Recuperação de energia por resíduo combustível.
	 
	Retirada da vegetação ciliar.
	
	Disposição final (aterros sanitários).

Outros materiais