Buscar

CASO CONCRETO 10 PRATICA SIMULADA DE PENAL

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 10 PRATICA SIMULADA DE PENAL 
 Jerusa, atrasada para importante compromisso profissional, dirige seu carro bastante preocupada, mas respeitando os limites de velocidade. Em uma via de mão dupla, Jerusa decide ultrapassar o carro à sua frente, o qual estava abaixo da velocidade permitida. Para realizar a referida manobra, entretanto, Jerusa não liga a respectiva seta luminosa sinalizadora do veículo e, no momento da ultrapassagem, vem a atingir Diogo, motociclista que, em alta velocidade, conduzia sua moto no sentido oposto da via. Não obstante a presteza no socorro que veio após o chamado da própria Jerusa e das demais testemunhas, Diogo falece em razão dos ferimentos sofridos pela colisão. Instaurado o respectivo inquérito policial, após o curso das investigações, o Ministério Público decide oferecer denúncia contra Jerusa, imputando-lhe a prática do delito de homicídio doloso simples, na modalidade dolo eventual (Art. 121 c/c Art. 18, I parte final, ambos do CP). Argumentou, o ilustre membro do Parquet, a imprevisão de Jerusa acerca do resultado que poderia causar ao não ligar a seta do veículo para realizar a ultrapassagem, além de não atentar para o trânsito em sentido contrário. A denúncia foi recebida pelo juiz competente e todos os atos processuais exigidos em lei foram regularmente praticados. Finda a instrução probatória, o juiz competente, em decisão devidamente fundamentada, decidiu pronunciar Jerusa pelo crime apontado na inicial acusatória. O advogado(a) de Jerusa, é intimado da referida decisão em 02 de agosto de 2016 (sexta-feira). Atento ao caso apresentado e tendo como base apenas os elementos fornecidos, elabore o recurso cabível e date-o com o último dia do prazo para a interposição.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DO TRIBUNAL DO JURÍ DA COMARCA DE ... DO ESTADO ...
Processo número: ...
JERUSA, já qualificada nos autos em epígrafe, que lhe move o Ministério Público, às fls. ..., por meio de seu advogado formalmente constituído que a esta subscreve, vem mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, inconformado com a respeitável sentença de pronuncia incurso no artigo 121 c/c com o artigo 18, inciso I parte final, ambos do Código Penal, conforme fls. ..., interpor tempestivamente o presente
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
com fundamento nos artigos 294, parágrafo único da Lei 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro, e artigo 581, inciso IV do Código de Processo Penal.
Requer a realização do juízo de retratação, nos termos do artigo 589 do Código de Processo Penal e, em sendo mantida a decisão atacada, seja o presente recurso encaminhado a superior instância para o devido processamento e julgamento.
Nesses termos,
Pede deferimento.
Local..., ... de ... de ...
Advogado
OAB/UF
RAZÕES DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
RECORRENTE: JERUSA
RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO
PROCESSO NÚMERO: ...
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
I -  DOS FATOS
A Recorrente foi pronunciada por ter supostamente cometido o crime de homicídio doloso simples, na modalidade dolo eventual, nos termos do artigo 121 c/c artigo 18, inciso I parte final, ambos do Código Penal, perante o Juiz da ... Vara Criminal da Comarca de ... do Estado de ..., pois teria sido imprevisível acerca do resultado que poderia causar ao não ligar a seta do veículo para realizar a ultrapassagem, e não ter atentado para o trânsito em sentido contrário, em que atingiu o motociclista Diogo, que vinha em sentido contrário, que faleceu em razão dos ferimentos sofridos pela colisão.
A respeitável decisão proferida merece ser reformada pelos motivos de fato e direito a seguir aduzidos.
II - DO MÉRITO
II.I -     Da Desclassificação do Delito
A Recorrente, quando estava indo a um importante compromisso profissional, dirigindo seu veículo bastante respeitando os limites de velocidade. Em uma via de mão dupla, a Recorrente decide ultrapassar o carro à sua frente que trafegando abaixo da velocidade permitida. Para realizar a ultrapassagem, a Recorrente não havia ligado a respectiva seta luminosa sinalizadora do veículo e, no momento da ultrapassagem, atingiu o motociclista que vinha em alta velocidade. A Recorrente prestou socorro à vítima mais vem a falecer em razão dos ferimentos sofridos pela colisão.
O dolo eventual exige, além da previsão do resultado, em que o agente assume o risco pela ocorrência do mesmo, nos termos do artigo 18, inciso I (parte final) do Código Penal, em que adotou a teoria do consentimento. A conduta da Recorrente encontra-se descrita no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, que é o homicídio culposo na direção de veículo automotor. Não há, portanto, crime doloso contra a vida, e sim crime culposo.
II.II -    Da Mudança de Rito
Como a competência do Tribunal do Júri é de crimes dolosos contra a vida, conforme o artigo 5°, inciso XXXVIII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, não é esse competente para apreciar a questão, razão pela qual os autos deverão ser remetidos ao Juízo Comum, ocorrendo assim a mudança de rito nos termos do artigo 419, do Código de Processo Penal.
III -   DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer o provimento do recurso e a reforma da sentença de pronúncia, desclassificando o homicídio doloso nos termos do artigo 121 c/c artigo 18, inciso I, ambos do Código Penal, para o crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, nos termos do artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro. Requer ainda, que seja remetido os autos para o Juízo Comum que é o juízo competente.
Nestes termos,
pede deferimento.
Local..., 09 de agosto de 2013.
Advogado
OAB/UF

Outros materiais