Buscar

AD2 Linguística 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Débora Vieira Wandelli
Matrícula: 15213120001
Polo: Itaperuna
A singular linguagem humana
Na necessidade de se comunicar com os outros, ao longo do tempo o homem foi instituindo diversas formas de fazê-lo. Seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais, a linguagem é a capacidade que o ser humano – e só ele – tem de realizar essa comunicação, e embora pareça que alguns animais “conversem” entre si e até mesmo com o homem, essa não passa de uma impressão, pois a comunicação animal se difere, e muito, da humana.
Uma das propriedades mais marcantes da linguagem humana e que não pode ser encontrada no sistema de comunicação animal é a da articulação, que consiste na possibilidade de decompor enunciados e a partir dessas partes decompostas formar novos enunciados. A dupla articulação da linguagem – formada por morfemas e fonemas – permite uma economia, pois há reaproveitamento de partes, além de evitar a sobrecarga na memória. Além dessa, há outras características peculiares da linguagem humana, como a sua natureza dialógica e variabilidade do conteúdo da mensagem.
Certamente há entre os animais um sistema de comunicação por vezes muito engenhoso, como no caso das abelhas, animais que se organizam em sociedade. A propósito, a sociedade é a condição para que haja linguagem. É necessário, porém, que fique claro que tal comunicação entre os animais se estabelece com muitas limitações que a linguagem humana desconhece. Apesar das semelhanças encontradas entre dois sistemas, as diferenças são consideráveis. Por exemplo, as abelhas não podem passar sua mensagem sem a presença de luz, pois é inteiramente gestual. 
Diante do exposto, conclui-se que não há forma de comunicação mais complexa e admirável que a linguagem humana. Com seus aspectos singulares, de qualquer sistema de comunicação animal, por mais próximo dessa linguagem que seja se distingue. Muitas outras particularidades ainda reservam à linguagem humana a posição mais sublime no universo da comunicação, resta apenas aos usuários, aos falantes, debruçar-se nessa incomparável aventura do conhecimento.

Outros materiais