Buscar

AD 2 FUNDAMENTOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD1 – AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II – PSICOLOGIA - UENF – 2017/2
Coordenadora: Prof. Rosiane Ribeiro Tutora a distância: Rafaela Machado. 
Estudante: Débora Vieira Wandelli
Polo: Itaperuna
Matrícula: 15213120001 Notas:__________
QUESTÃO 1: Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. Para ele, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Sendo assim, o processo de desenvolvimento se faria do individual para o social. Já na concepção de Vygostky, um sujeito interativo elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro; este pode ser um professor, pai ou mãe ou até um colega que tenha um conhecimento mais avançado.
Formado em Biologia, Piaget acredita que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios, pois são os fatores internos (inerentes a todo ser humano) que são responsáveis pelo processo de desenvolvimento. Vygotsky não aceita uma visão única, universal, de desenvolvimento humano; considerando a interação entre a criança, o ambiente e outros indivíduos, ele reconhece que, em se variando o ambiente, o desenvolvimento também variará.
Há ainda uma diferença de pensamentos em relação à linguagem: Para Piaget, a formação do pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motores; a linguagem, portanto, é apenas uma das formas de expressão do pensamento. Para Vygotsky, porém, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.

Outros materiais