Buscar

AD1 PORTUGUÊS IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ 
Disciplina: Português IV Coordenador: Prof. Dr Ronaldo Amorim Lima 
AD1 – 2017. 1
Aluna: Débora Vieira Wandelli
Matrícula: 15213120001
(1) Disciplinas
(2) Formação
(3) Níveis
(4) Semântica
(5) Fonologia
(6) Sintaxe
(7) Frase
(8) Disposição
 
a) A diacronia observa a evolução/mudança das palavras através do tempo e as compara em diferentes épocas.
b) A sincronia observa as palavras e suas disposições numa determinada época.
 3) Morfema é a menor parte indivisível de uma palavra, responsável pelo significado – elemento semântico. O morfe é o elemento que representa/ concretiza graficamente o morfema.
 4) Alomorfia é a variação de um morfema, sem mudança no seu significado; o morfema pode ser representado por mais de um morfe. Por exemplo, em infeliz, incomum e incerto o prefixo –in indica negação em todos os casos. Do mesmo modo, em irreal, imoral e ilícito o prefixo –i indica negação. Neste caso, o prefixo –in sofreu uma alomorfia e pode ser indicado através dos alomorfes in e i. Outros exemplos de alomorfia: cabelo/capilar (duas formas para indicar um significado), casarão/colheraça (duas formas para indicar grandeza), menininha/cidadezinha (duas formas para indicar algo pequeno), etc.
 5) São elementos mórficos que se juntam ao radical para formar novas palavras. Podem ser acrescidos ao início (prefixos) ou ao final (sufixos) do radical.
Ao adjetivo “nova” acrescentou-se o sufixo –mente, formando o advérbio de modo “novamente”. E ao substantivo “satisfação” acrescentou-se o prefixo –in, que indica negação, formando um novo substantivo “insatisfação”.

Outros materiais