Buscar

Teoria das organizações formas de trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Teoria das Organizações
1º atividade - Ricardo Alves da Silva
Quais os primeiros problemas que Ford não calculou? Como Ford conseguiu resolver os problemas que o assolavam?
Ford tinha em mente um modelo perfeito de um veiculo automotor que posteriormente veio a se chamar de carro, embora visionário Ford não teve como prever a necessidade de mão de obra. Seus produtos tinham que escoar mais rapidamente logo teve que ampliar sua oferta de mão de obra e como atrativo aumentou o valor da diária pago a seus empregados. Não contento ainda com sua produção e o ritmo de trabalho em sua empresa Ford inovou mais uma vez colocando a produção em serie em esteira e de alocação de empregados monofuncional. 
Qual era o comportamento de Ford com relação aos seus funcionários na Ford Motor Company? Quais os métodos de trabalho utilizados por Ford com seus funcionários?
Ford não tinha nenhuma preocupação com o bem-estar de seus funcionários, o autoritarismo prevalecia nas relações interpessoais com seus subordinados. Os métodos adotados por ele em sua maior parte consistiam na exploração do trabalho e supressão de direitos dos trabalhadores.
O que ocorreu quando um concorrente forte entrou no mercado de automóveis? Como foi o desfecho da situação criada pela entrada deste concorrente?
Ford, embora tenha ganhado o mercado por muito tempo vendendo o mesmo modelo por décadas atendendo a necessidade do mercado, a falta de inovação levou a Ford a decadência com o surgimento de um grande concorrente, no caso a GM, logo a Ford teve que dispensar seus funcionários por um bom tempo para pensar em uma saída para enfrentar seu concorrente. O grande trunfo foi acompanhar as tendências de mercado para seguir com suas vendas em alta lançando o modelo A que teve maior inovação em designer e acessórios e posteriormente a chegada do V8.
Discuta até que ponto a remuneração mais alta se sobrepõe às condições de trabalho precárias, considerando os dias atuais e com base em Ford? Você percebe este tipo de situação nas empresas na atualidade? Como foi a relação de Ford com os sindicatos?
Na época a busca por emprego era algo incessante, e a visão capitalista e até mesmo administrativa tinham como único fator motivacional e inerente a necessidades dos trabalhadores o valor do salario pago, logo depois, contatou-se que o dinheiro pouco tinha relevância com as atuais necessidades de trabalho, e que salários altos não era fator de permanência e cativação exclusiva que justificasse a continuidade do trabalhador na empresa.
Atualmente as empresas cada vez mais vem dando atenção a seus clientes internos (seus funcionários), e entendem que para ofertar um bom produto ou oferecer um bom serviço que permita o crescimento da empresa tem que priorizar a qualidade e bem-estar de seus colaboradores.
A relação da Ford com sindicatos era quase inexistente, só após um ato de greve e longas conversas com a alta cúpula (sua família em especial sua mulher), Ford cedeu as negociações com os sindicatos.

Outros materiais