Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA ANTROPOLOGIA ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
	DISCIPLINA
	Antropologia
	SEMESTRE
	2018.2
	ALUNO
	Erika Laricy Brandão de Oliveira
	N° DA MATRICULA
	2018208012
Atividade Discursiva
Como toda ciência, não existe uma data específica para o nascimento da Antropologia. Seu nascimento se dá sempre por um processo lento que implica em criação, acumulação e reformulação de conhecimento.
Considerando o contexto mencionado acima, elabore um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
a) Primeiro momento da antropologia como etnografia.
b) Reflexão sobre a escola evolucionista, funcionalista e estruturalista de antropologia.
c) Tendência pós-moderna ou crítica de antropologia.
Primeiro momento da antropologia como etnografia:
O método etnográfico é um estudo e registro descritivo das características culturais de um determinado grupo social. O trabalho do etnógrafo era distinto da do antropólogo, no início do século XX elas se juntam em um único personagem. A década de 20 é um marco na história da antropologia social e cultural. Pode-se considera- lá como o “período clássico” da antropologia. É no período entre guerras, que os antropólogos percebem que  o mundo ocidental viveria uma profunda crise de consciência, que seria acompanhada da  intensificação dos estudos sobre as sociedades primitivas, consideradas como “modos de vida autênticos”, iniciando assim s trabalhos com a antropologia social e cultural. A pesquisa etnográfica tem bases antropológicas ou etnográficas, baseia-se na observação e levantamento de hipóteses, onde o etnólogo procura descrever o que, na sua visão, ou seja, na sua interpretação, está ocorrendo no contexto pesquisado. Uma das características da Etnografia é a presença física do pesquisador e a observação in loco. Dá-se o nome de descrição densa ao relatório que apresenta o antropólogo para descrever em pormenor os costumes, as práticas, as crenças e os mitos de uma cultura. O investigador, de uma forma geral, recorre tanto ao método qualitativo como ao quantitativo para desenvolver o seu trabalho. É fundamental que o antropólogo não tenha uma visão/perspectiva etnocêntrica na hora de avaliar os comportamentos da comunidade; caso contrário, o seu trabalho perde credibilidade. 
Reflexão sobre a escola evolucionista, funcionalista e estruturalista de antropologia: 
O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos’’. Algumas de suas características são: explicar aspectos comuns a todos os povos; mostrar a sucessão de estágios de desenvolvimento das sociedades e também ver os hábitos e costumes em termos de sobrevivência histórica; É típico do evolucionismo, separar os fatos do contexto, ou seja, comparar costume com costume em vez de o costume com o contexto e, só posteriormente o costume de uma sociedade com outra. 
O Funcionalismo surge no início do Século XX e estabelece um modelo de etnografia com seus trabalhos de trabalho de campo. É uma corrente teórica centralmente fundamentada na obra do sociólogo Durkheim. Para esta corrente cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade, fazendo com que os funcionalistas se atenham centralmente na relação função - consequência como explicadora da dinâmica social.
O Estruturalismo nasceu nos anos de 1940, ao buscar as regras estruturantes das culturas presentes na mente humana. O grande representante foi Claude Lévi-Strauss. Método estruturalista é a forma de examinar os fatores sociais reais que têm base na edificação de formas que apresentem o motivo de como acontecem as relações devido às estruturas. 
Tendência pós-moderna ou crítica de antropologia:
Foi por intermédio do assim chamado “pós-moderno” que os antropólogos passaram a ser explicitamente tematizados como “autores”, no bojo de um exame crítico, tanto da “textualidade” da representação etnográfica, quanto da inspeção de suas circunstâncias históricas e condições políticas de possibilidade.
Inicialmente foi M. Bakhtin quem chamou atenção para alguns determinantes da linguagem, Para Bakhtin a enunciação resulta da interação de indivíduos socialmente organizados e a palavra função das pessoas as quais se dirige pois, segundo ele, não pode haver linguagem com um interlocutor abstrato. A reflexão crescente sobre estes aspectos relacionados com as condições de produção da discursividade científica serviu de inspiração para delinear no interior da Antropologia um conjunto de críticas relacionadas principalmente ao modo de construção textual e ao tipo de interlocução cultural estabelecidos pelas etnografias clássicas e contemporâneas. Os autores dessas críticas, antropólogos norte-americanos designados de pós-modernos, sofreram também grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Para esses autores não foram ainda exploradas todas as consequências da denúncia dos constrangimentos que presidem a atuação do antropólogo em campo, iniciada a partir do contexto de descolonização dos povos tradicionalmente estudados pela antropologia.

Outros materiais