Buscar

Sustentabilidade Empresarial e Tecnologias Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Algumas tecnologias propostas como soluções para a manutenção da sustentabilidade, entre elas a sustentabilidade empresarial, acabaram por se constituir em passivos ambientais, onerando sensivelmente empresas e instituições, na sua destinação final, quando cumpriram a sua função operacional, na respectiva etapa do ciclo de vida do produto e dos processos produtivos.
 
Como devem ser as tecnologias ambientais?
Nota: 25.0
	devem estar orientada para gerar benefícios sociais, resultados econômicos e redução dos impactos ambientais. Esses critérios deverão ser utilizados para que a solução tecnológica adotada através da seleção de uma tecnologia ambiental traga os melhores resultados tanto para o público interno quanto para o público externo das empresas. Deve-se então promover a Redução de resíduos, mudança tecnológica, redução no consumo de energia, recuperar, reciclar, incorporar a logística reversa, programas de monitoramento ambiental.
Questão 2/4 - Motivação e Satisfação no Trabalho
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) responde a duas necessidades: dos trabalhadores que reivindicam bem-estar e satisfação no trabalho e das organizações que precisam potencializar a produtividade e a qualidade. Liste as consequências negativas da ausência de QVT no ambiente de trabalho. 
Nota: 12.5
	A ausência de QVT pode gerar prejuízos para o trabalhador que irão afetar diretamente as organizações, como: Falta de disposição para o trabalho, Demonstração de sofrimento e depressão, Relacionamento interpessoal comprometido, Falta ou excesso de sono e fome, Adoecimento físico, mental e emocional, Redução da performance no trabalho, Aumento dos índices de absenteísmo, rotatividade e acidentes. (p. 193-194, CAPÍTULO 6 - WALGER, VIAPIANA, BARBOZA, 2014)  
Questão 3/4 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Combatemos a corrupção e a discriminação e estimulamos a ética na relação com e entre os funcionários. Estabelecemos códigos e políticas de conduta que são reforçados em ações de comunicação interna e treinamentos. Conheça nossas principais ações: Respeitamos a legislação trabalhista e temos dois documentos internos que norteiam nossa atuação nesse sentido: Código de Ética e Política de Direitos Humanos. Além disso, o Santander possui compromissos formais que determinam boas práticas nas relações de trabalho em toda a sua cadeia de valor. Com o objetivo de informar e orientar nossos funcionários sobre o tema (Assédio Moral) criamos o programa “O Santander Contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho”. A iniciativa inclui ações como: palestras de sensibilização e orientação para gestores da capital e do interior de São Paulo; inserção do tema no programa institucional de formação de gestores; divulgação na intranet de cartilha digital sobre o tema e publicação do acordo firmado entre o Banco e o Ministério Público do Trabalho; distribuição de cartilhas em papel e curso online disponível a todos os funcionários. O Santander, ainda, possui um canal interno exclusivo para receber manifestações relativas ao não cumprimento de políticas internas ou de legislação, uso indevido de senhas, gestão inadequada e discriminação de qualquer tipo, assédio moral e/ou sexual, riscos à integridade física, corrupção e suborno, uso indevido de informações confidenciais ou estratégicas, conflitos de interesses, dentre outras. Todos os casos são avaliados e recebem retorno em até 45 dias. Após investigação, as ocorrências podem resultar em medidas disciplinares, corretivas, transferências de função, mudança no local de trabalho, ou mesmo no desligamento e processo cível competente.
 
 
BANCO SANTANDER. Ética nas Relações com Funcionários. Disponível em: < https://sustentabilidade.santander.com.br/pt/Praticas-de-Gestao/Paginas/Etica-nas-Relacoes-com-Funcionarios.aspx>.
 
A partir do exemplo prático apresentado na contextualização da questão, onde se discorre a respeito de práticas empregadas pelo Banco Santander, descreva quais são as obrigações das organizações para com seus funcionários.
Nota: 20.0
	A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisões em relação as ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção, remuneração, rescisão de contrato, entre outros. Para tanto, ela deve além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional (Capítulo 03, p. 90).
Questão 4/4 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Os planos de participação acionária têm sido vinculados ao pacote de benefícios das empresas. Por meio desse benefício o empregado compra ações da empresa por preços abaixo do mercado e passa a ser dono também. Os planos de participação acionária podem ser utilizados para favorecer a motivação. Explique a relação entre o plano de participação acionária e a motivação.
Nota: 20.0
	Esse senso de co-propriedade aumenta o comprometimento, incentiva comportamentos proativos, estimula os esforços coletivos, com isso melhora a satisfação e o desempenho dos empregados. (p. 105, CAPÍTULO 3 - WALGER, VIAPIANA, BARBOZA, 2014)

Continue navegando