Buscar

Bactérias fixadoras de nitrogênio isoladas de microcosmo de solo cultivado com cana-de-açúcar e tratado com o insticida fipronil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX 2011– UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro de 2011.
�
BACTÉRIAS FIXADORAS DE NITROGÊNIO ISOLADAS DE MICROCOSMOSDE SOLO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇUCAR E TRATADO COM O INSETICIDA FIPRONIL
Adijailton José de Souza(1); Bruno Augusto Prohmann Tschoeke(2) ; 	Maria Camila de Barros Silva(3); Priscila de Souza Ramos(4); Fernando José Freire(5); Júlia Kuklinsky-Sobral(6)
(1)Discente de Graduação em Agronomia, Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana (LGBM), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Av. Bom Pastor, s/n, Boa Vista, Garanhuns, PE, CEP 55296-901. E-mail: adjailtonjose@hotmail.com; (2)Discente de Graduação em Agronomia - Bolsista PET-Biotecnologia, LGBM/UAG/UFRPE; (3) Mestranda do programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola, LGBM/UAG/UFRPE; (4)Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, LGBM/UAG/UFRPE; (5)Professor Adjunto, Departamento de Agronomia, UFRPE, Rua Dom Manoel de Medeiros, Dois Irmãos, Recife, PE, 52171-900; (6)Professora Adjunta, Tutora Bolsista do Grupo PET Biotecnologia, LGBM/UAG/UFRPE
�
Resumo – A cana-de-açúcar extrai quantidades expressivas de nitrogênio dos solos a cada ciclo de produção, aumentando os custos de produção devido ao uso de insumos e, conseqüentemente, podendo prejudicar o meio ambiente. A associação de plantas com micro-organismos traz benefícios à produção agrícola, como a fixação biológica do nitrogênio (FBN). Contudo, a microbiota benéfica associada ao solo e às plantas pode ser afetada pelo manejo da cultura, como o uso de pesticidas agrícolas. Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de selecionar bactérias isoladas de microcosmos de solo cultivado com de cana-de-açúcar quanto ao potencial qualitativo de fixar nitrogênio in vitro. Foram testadas 38 linhagens bactérias de microcosmos de solo cultivado com plantas de cana-de-açúcar e tratado com o inseticida fipronil (0, 50, 100, 200, 400, 600 e 1200 g/ha), no Estado de Pernambuco. As linhagens de bactérias foram inoculadas em meio de cultura semi-sólido NFb, livre de fonte de nitrogenada, com três repetições por linhagem. Logo após foram incubadas a 28ºC por oito dias. Após a incubação foram realizadas as avaliações, onde a FBN se caracterizou pela formação de um halo horizontal ao meio de cultura, caracterizando o crescimento bacteriano. Das 38 linhagens bacterianas observou-se no campo experimental que 40% dos apresentam a capacidade de fixar nitrogênio, com crescimento em meio de cultura utilizado, por pelo menos duas concentrações de duas vezes consecutivas. As diferentes concentrações de fipronil aplicadas ao solo do microcosmo tiveram influência sobre a ocorrência de bactérias fixadoras de nitrogênio.
Palavras-Chave: bactérias diazotróficas, interação planta-bactéria, promoção de crescimento vegetal.
Introdução
A cana-de-açúcar é uma cultura que necessita de significativas quantidades de nitrogênio do solo em ciclo de produção. Aliado a essa demanda de nitrogênio, ainda são empregadas expressivas quantidades de pesticidas, o que eleva muito os custos de produção.
A possibilidade de substituição parcial ou total desses adubos pelo nitrogênio atmosférico, fixado por sistemas biológicos, apresenta-se como uma alternativa de grande relevância econômica e ambiental (National Academy of Sciences, 1994). 
A utilização da biotecnologia microbiana como fonte de produtos que venham a suprir as necessidades nutricionais das plantas tem tomado significativa importância nas pesquisas.
Diversas pesquisas demonstram a capacidade de bactérias do solo, mais especificamente da rizosfera, na promoção de crescimento de plantas
(Glick, 1995). 
A simbiose pode ser detectada pela colonização das bactérias, na epiderme e córtex da raiz, ou sistemicamente, colonizando toda a planta (Moreira & Siqueira, 2002).
Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de selecionar bactérias isoladas de microcosmos de solo cultivado com de cana-de-açúcar quanto ao potencial qualitativo de fixar nitrogênio in vitro.
Material e Métodos
O experimento foi conduzido no Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana (LGBM), na Unidade acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE), foram avaliadas 38 linhagens de bactérias de microcosmos de solo cultivado com plantas de cana-de-açúcar e tratado com o inseticida fipronil (0, 50, 100, 200, 400, 600 e 1200 g/ha), no Estado de Pernambuco. As linhagens foram inoculadas em meio de cultura semi-sólido NFb, insento de fonte nitrogenada, com três repetições por linhagem. Em seguida, foram incubados a 28°C por oito dias. Após o período de incubação, foram realizadas as avaliações, onde a FBN foi caracterizada pela formação de um halo horizontal no interior do meio de cultura, que é característico do crescimento bacteriano.
Resultados e discussão
Dentre as 38 linhagens avaliadas, 40% apresentaram a capacidade de fixar nitrogênio, apresentando crescimento no meio de cultura utilizado, em pelo menos duas vezes consecutivas. As diferentes concentrações de fipronil aplicadas ao solo do microcosmo tiveram influência sobre a ocorrência de bactérias fixadoras de nitrogênio, fato observado na freqüência relativa de linhagens fixadoras em relação ao tratamento de fipronil do qual foram isoladas, sendo 7,14% dos tratamentos de 0, 50 e 1200 g/ha, 14,29% das linhagens nos tratamentos de 200 (dose recomendada de aplicação em campo) e 400 g/ha, destacando sobre os demais tratamentos, o de 100 g/ha e o de 600 g/ha, com 28,57% e 21,43% de linhagens positivas, respectivamente.
Figura 1: formação de halo horizontal no meio de cultura, indicando crescimento bacteriano em NFb semi-solido, sem fonte de nitrogênio, indicando que a linhagem é positiva para FBN.
Figura 2: freqüência de bactérias positivas para fixação biológica de nitrogênio in vitro.
Conclusões
1. Fipronil apresentou significativa influência sobre a ocorrência de bactérias fixadoras biológicas de nitrogênio. 
2. As concentrações aplicadas são fatores que podem interferir na seleção de bactérias que realizam a fixação biológica de nitrogênio.
Agradecimentos
Os autores podem fazer agradecimentos breves nesse espaço, não no texto, nem nos rodapés das páginas ou tabelas.
Referências
NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES. Biological Nitrogen Fixation: Research
Challenges - A Review of Research Grants Funded by the U.S. Agency for International Development. National Academic Press. Washington, D. C., 1994.
GLICK, B. R. The enhancement of plant frowth by bree-living bacteria. Canadian Journal of Microbiology, v. 41, p. 109-117, 1995.
MOREIRA, F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Fixação biológica de nitrogênio atmosférico. In: Microbiologia e bioquímica do solo. Lavras: UFLA, 2002. p. 399-471.
�
�PAGE �2�
�PAGE �2�

Outros materiais