Buscar

Enchentes em Análise do Comportamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES Análise cultural de Enchente Urbana
Amanda Endo, Déborah Tiengo, Fernanda Laurindo, Júlia Paoli, Livia Barreto, 
Luisa Taveira e Sabrina Fracarolli. 
Introdução
O descarte de lixos em locais inadequados é um dos fatores que acarreta em enchentes e suas consequências, trazendo ao poder público grandes prejuízos. Sabe-se que no Brasil, há uma média de 5.000 pessoas que perderam a vida em enchentes (Gomes & Cavalcanti, 2012). Assim, o tema abordado caracteriza-se como um produto agregado, sendo uma macrocontingência, que segundo Glenn (2004, p.142), é a relação entre a prática cultural e a soma das consequências agregadas do macro-comportamento, sendo que o comportamento de cada indivíduo colabora para uma única consequência resultante da soma desses comportamentos. Como a consequência imediata é o que controla o comportamento, o efeito cumulativo das macrocontingências pode se caracterizar um problema social. (Julio, 2008, p.4). 
Método
Para confecção do estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a enchente, que é considerada um problema social. A busca foi realizada na base de dados Scientific Eletronic Libary (SciELO). Os artigos encontrados foram utilizados como fonte de apoio com o objetivo de identificar o que motiva a perpetuar essa prática e suas consequências, e então foi desenvolvido um diagrama de macrocontingência da análise cultural de Enchente Urbana.
Conclusão
Conclui-se que a enchente, causada pelo acúmulo de lixo, é um produto agregado que oferece vários riscos a sociedade, causando desabrigo, perdas materiais e psicológicas. Pensar em como reduzir a produção do lixo e destiná-lo adequadamente são meios de combater esse problema. Com a análise dos estímulos e consequências, é possível observar o quanto isso nos afeta e como as nossas próprias ações cotidianas agravam essa problemática.
Referências
Julio F. M. Identificações de relações de metacontigências e macrocontigências, conforme os critérios propostos por Malott e Glenn, 2008.
GAZZINELLI, MARIA FLÁVIA et al . Educação e participação dos atores sociais no desenvolvimento de modelo de gestão do lixo em zona rural em Minas Gerais. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 22, n. 74,   2001 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  29  jul.  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000100013.
GOMES, Erika Ravena Batista; CAVALCANTE, Ana Célia Sousa. Desastres naturais: perdas e reações psicológicas de vítimas de enchente em Teresina-PI. Psicol. Soc.,  Belo Horizonte ,  v. 24, n. 3,   2012 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000300025&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  29  jul.  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000300025.
Righi, Eleia; ROBAINA, Luis Eduardo de Souza. Enchentes do Rio Uruguai no Rio Grande do Sul. Entre 1980 e 2005: UMA Análise Geográfica. Soc. nat. (Online) , Uberlândia, v 22, n. 1, abril de 2010. Disponível a partir do <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-45132010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 de julho de 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132010000100004.
 
Objetivo
O objetivo desse estudo é analisar a relação da prática de jogar lixo em locais indevidos com a enchente, de acordo com a utilização do conceito de macrocontingência de Marlotti e Glenn, 2008. 
Sd 
R
Sr 
 Rf -
Sd
Sd
Produto Agregado Inicial: Acúmulo de lixo na rua. 
R
R
Sd: Presença de lixeiras distantes.
OE: Ausência de leis/regulamentos. 
Jogar lixo na rua, margens de rio e bueiro. 
Regra: Não há problema em jogar lixo nas ruas. 
OE: Distância da lixeira.
Jogar lixo na rua, margens de rio e bueiro. 
Eliminação do lixo das mãos.
Sr 
 Rf -
Eliminação do lixo das mãos.
Jogar lixo na rua, margens de rio e bueiro. 
Sd: Presença de lixo nas mãos.
OE: Quantidade grande de lixo na mão.
Sr 
 Rf -
Eliminação do lixo das mãos.
Produto Agregado Posterior: Enchente Urbana.
Justificativa
O fenômeno das enchentes é algo presente não só no país, mas também no Espírito Santo, principalmente na cidade de Vila Velha, que sofre constantemente com enchentes que impedem a dinâmica da cidade.
Discussão
Podemos analisar o nosso produto agregado, enchentes urbanas, a partir do resultado do diagrama que demonstra uma macrocontingência.“Entende-se por enchente o aumento dos níveis dos rios além da sua vazão normal, ocorrendo transbordamentos de suas águas sobre as áreas próximas a ele, que são vistas como áreas de risco” (Gomes & Cavalcante, 2012). Em condições naturais as enchentes ocorrem sem prejuízos à sociedade, porém há vários fatores que agravam essa situação: ocupações irregulares, depósito de lixo na beira dos rios promovendo as enchentes, a ineficiência dos sistemas de esgoto, entre outros. Para visualizar a macrocontingência dentro do tema em questão é preciso compreender a tríplice completa, que é formada por estímulos discriminativos (Sd’s) de naturezas diferentes, podendo ser antecedentes presentes no ambiente (como coisas, objetos...) ou então Sd do tipo regra, aprendido por instrução, resultando numa prática cultural. Além dos estímulos, é formada por uma resposta (R) em comum caracterizada como jogar lixo na rua, margens de rios e bueiros. E por uma consequência (Sr) que no caso é caracterizada pela eliminação do lixo das mãos, visto que esse comportamento é mantido por um reforço negativo, em que o estímulo aversivo (a presença do lixo nas mãos) é eliminado.     	     Essa consequência afeta a sociedade como um todo e acarreta na formação do produto agregado. Este é inicialmente formado pelo acúmulo de lixo nas ruas, que em combinação com os efeitos das chuvas torrenciais resulta em enchentes, uma problemática presente na dinâmica de várias cidades. A literatura existente confirma os diversos prejuízos causados pelas enchentes, como mortes, perdas materiais, danos psicológicos, desabrigo, proliferação de doenças, dano ao patrimônio público, entre outros

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais