Buscar

atividade ciclo 2 26443

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
�
	Disciplina: Conhecimento sobre o corpo.
	Tarefa: Atividade do ciclo 2
	Nome: Rafael Peixoto Toledo
	RA: 1165316
	Turma: DGEF1501GUAE
	Parecer do Tutor: 
�
Caracterize as células eucarióticas e procarióticas.
As principais características das células procarióticas é a ausência de algumas organelas e do envoltório nuclear (carioteca), ou seja, essas células não tem um núcleo definido fazendo com que seu material genético fique difundido por todo o citoplasma. Já as células eucarióticas tem seu material genético protegido pela carioteca e possuem em seu interior membranas e organelas com funções bem definidas.
Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e
quais são suas funções?
As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são os lipídios, as proteínas, a água, os carboidratos e os ácidos nucléicos (DNA e RNA). A água, que é a mais abundante no organismo, é necessária para a realização de todas as atividades metabólicas celulares. Os carboidratos são as moléculas mais abundantes da natureza e tem como função fornecer a energia utilizada nas reações metabólicas celulares, ou seja, é a mais importante fonte de energia celular. Os lipídios tem como função a reserva energética e estrutural bem como a função de isolante térmico através das células adiposas. As funções das proteínas variam de acordo com a especificidade de cada proteína, suas funções são a sustentação estrutural celular e dos tecidos, transporte (glicose, aminoácidos, água, etc.), defesa contra organismos invasores e controle do metabolismo. Os ácidos nucleicos controlam a atividade celular e também tem como função o armazenamento e transmissão das informações genéticas.
Como é composta a membrana plasmática?
A membrana plasmática tem uma organização molecular conhecida como “modelo mosaico fluido”, sua estrutura é constituída de uma camada dupla de lipídios (fosfolipídios) com proteínas presas entre a camada dupla de lipídios e carboidratos fixados na camada extracelular dos lipídios.
Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
O transporte entre a membrana plasmática é dividido em transporte passivo e transporte ativo. No transporte passivo não existe gasto energético, é subdividido em difusão simples, difusão facilitada e osmose. No transporte ativo existe gasto energético. 
Faça uma breve descrição dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Analise como esse conhecimento será útil para sua formação.
O tecido epitelial possui células perfeitamente justapostas com pouco espaço intercelular, os tecidos epiteliais diferem-se nos seguintes tipos, o epitélio de revestimento que reveste a parte externa e as cavidades do corpo, o epitélio glandular que tem a capacidade de produzir secreção e o neuroepitélio que é capaz de captar estímulos externos. O tecido conjuntivo possui várias células e uma matriz celular muito volumosa, tem como função a sustentação de tecidos e órgãos, integrar tecidos, regular a troca de nutrientes e armazenar gordura, pode ser diferenciado em tecido conjuntivo frouxo, tecido conjuntivo denso, tecido conjuntivo com propriedades especiais, cartilagem e tecido ósseo. O tecido muscular possui células com função de contração, o que possibilita os movimentos do corpo e a mudança da forma dos órgãos, possui uma grande capacidade de produzir energia mecânica utilizando a quebra de ATP, essas células são conhecidas como fibras musculares, existem três tipos de tecidos musculares, o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o liso. O tecido nervoso tem como função receber estímulos externos e internos e fazer com que o organismo produza uma reação (contração muscular, produção de secreção, etc.), as células responsáveis por receber e enviar estímulos são os neurônios que são divididos em dendrito, corpo e axônio. Como futuro profissional de educação física é de grande valia conhecer os diversos tipos de tecidos do corpo humano e suas características para que eu possa entender como a estrutura do corpo humano reage aos estímulos que serão utilizados nas aulas de educação física evitando assim lesões e fazendo com que o aluno tenha um desempenho mais favorável nas atividades.
Quais são as células componentes do tecido ósseo, suas funções e sua importância durante o processo de reparo ósseo após fraturas?
O tecido ósseo é composto pelos osteoblastos que tem a responsabilidade de sintetizar a matriz orgânica do tecido, os osteócitos, que são necessários durante a manutenção da matriz óssea, permitem o fluxo de íons e moléculas, os osteoclastos que reabsorvem a matriz óssea o que modela o osso durante a reparação de fraturas, as células osteogênicas se proliferam na superfície da matriz óssea e, por ter a capacidade de se diferenciar em osteoblastos, tem um papel importante na reparação e crescimento do osso.
Faça uma correlação entre as funções dos tecidos muscular e nervoso e sua importância para os movimentos humanos.
O tecido nervoso é responsável por receber e enviar estímulos, um desses estímulos é a contração muscular, ou seja, para que o musculo se contraia é necessário um estímulo produzido e enviado pelo tecido nervoso, dessa forma, os movimentos do corpo humano só são possíveis se houver uma correlação entre os tecidos musculares e nervosos, pois o tecido nervoso envia o estímulo e o tecido muscular executa o movimento.
Elabore um plano de aula que utilize os conceitos aprendidos em Biologia Humana.
Levando em conta que já estaria atuando como professor de educação física, eu colocaria os alunos em contato com um boneco de um corpo humano utilizado nas aulas de ciências, dessa forma posso fazer com que os alunos criem o interesse de entender como o corpo humano funciona e quais são seus principais tecidos e sua importância. Após conseguir a atenção dos alunos eu usaria slides que mostrassem e descrevessem os tecidos humanos e debateria com os alunos qual a importância de cada tecido para a realização das atividades físicas, dessa forma, durante as aulas práticas os alunos poderiam entender os efeitos que cada tipo de tecido tem sobre o seu corpo durante a atividade. Utilizando esse método, posso fazer com que os alunos criem interesse pelo assunto entendendo que a aula de educação física não é apenas sobre jogos, mas também uma disciplina que mostra como o corpo humano funciona e reage, isso seria de grande valia durante a prática de educação física.
REFERÊNCIAS:
SILVA, C. T. V. Biologia Humana. Batatais: Claretiano, 2013.

Outros materiais