A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
76 pág.
Visão Sistêmica dos Conceitos Matemáticos

Pré-visualização | Página 1 de 15

Visão Sistêmica dos Conceitos Matemáticos
Painel
Minhas disciplinas
Visão Sistêmica dos Conceitos Matemáticos
Avaliações
Exercício 1
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 10 Out 2018, 22:37
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 10 Out 2018, 22:55
	Nota
	5,0 de um máximo de 10,0(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Artigo: “O Movimento da Educação Matemática no Brasil: Cinco Décadas de Existência”, disponibilizado nos Materiais Complementares, nos traz que a História da Matemática no Brasil ao longo dos tradicionais períodos político-administrativo caracteriza-se na “história serial’ (BURKE, 1992, p. 29) pela disposição dos dados ao longo dos cinco séculos. Esta história por tomar como referência o próprio conhecimento matemático, e pode ser agrupada em períodos. Assinale as alternativas que apresentam quais são esses períodos:
I. Matemática Jesuíta.
II. Matemática Militar.
III. Matemática Positivista.
IV. Matemática Institucionalizada.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e. Apenas a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rodrigues (2012) na antiguidade, o conhecimento era passado de pai para filho de uma maneira bastante natural: à beira de uma fogueira, em uma caçada, no semear do campo, olhando a natureza, entre outras. Assim, o conhecimento era um processo natural para qualquer civilização, cumprindo as mais variadas necessidades. A escola pitagórica destaca entre todos os conceitos, um que considera superior, chegando mesmo a afirmar que os homens que trabalham com esses conceitos são superiores aos demais. Escolha a assertiva que corresponda a este conceito:
Escolha uma ou mais:
a. matemático.
b. teórico;
c. científico;
d. prático;
e. empírico;
Feedback
A resposta correta é: matemático..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rodrigues (2012) os conhecimentos da história de suas disciplinas precisam fazer parte da formação dos professores para que tenham elementos que lhes permitam mostrar aos alunos como ciência que não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. Escolha a assertiva abaixo que apresenta esse conceito:
Escolha uma ou mais:
a. O conhecimento da filosofia dos conceitos matemáticos.
b. O conhecimento das fórmulas e dos conceitos matemáticos;
c. O conhecimento da história dos fundamentos da matemática;
d. O conhecimento da história dos conceitos matemáticos;
e. O conhecimento da construção dos conhecimentos matemáticos;
Feedback
A resposta correta é: O conhecimento da história dos conceitos matemáticos;.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rodrigues (2012) a humanidade em sua trajetória traçou inúmeras formas de se comunicar, uma delas foi a matemática o pioneiro da Inteligência Artificial, Ray Solomonoff, desenvolveu e inventou todo um processo da probabilidade algorítmica. Escolha a assertiva abaixo que defina, segundo Rodrigues (2012) o conceito sistemática:
Escolha uma ou mais:
a. a técnica ou processo científico que utiliza um conceito de alinhamento das informações;
b. a teoria ou processo empírico que utiliza um sistema de processamento;
c. a técnica ou processo empírico que utiliza um sistema de coordenadas cartesianas.
d. a técnica ou processo científico que utiliza um sistema de processamento;
e. a técnica ou metodologia científica que utiliza um sistema de coordenadas cartesianas;
Feedback
A resposta correta é: a técnica ou processo científico que utiliza um sistema de processamento;.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem vários obstáculos para incorporarem a história da Matemática em sala de aula, um deles diz respeito a má formação do professor. Assim sendo é de grande importância que o professor:
Escolha uma:
a. Estacione. Ou seja, que o professor não procure se atualizar diante as transformações que vem acontecendo na sociedade.
b. Busque um melhor aprimoramento. O desejo é ver o professor satisfeito em apreender, compreender e passar isto aos seus alunos, ganhando assim um motivo a mais de vida. Lembrando sempre o produto final a ser formado será um cidadão, com todos quesitos necessários para que ele tenha possibilidade de crescimento.
c. Busque especializações. Contudo, o professor não possui desejo em ensinar, e nem de formar sujeitos críticos e atuantes na sociedade.
d. Busque ajuda nas teorias, não sendo necessário buscar novas práticas e nem formação continuada para as aulas de matemática.
e. Busque a qualidade da educação por meio de um ensino tradicional, onde o professor é o detentor do saber e o aluno apenas recebe o conhecimento sem poder questionar, argumentar.
Feedback
A resposta correta é: Busque um melhor aprimoramento. O desejo é ver o professor satisfeito em apreender, compreender e passar isto aos seus alunos, ganhando assim um motivo a mais de vida. Lembrando sempre o produto final a ser formado será um cidadão, com todos quesitos necessários para que ele tenha possibilidade de crescimento..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma manchete publicada no jornal da Folha de São Paulo da época: Matemática Moderna Torna o Estudo Mais Accessível, traz a seguinte notícia: “A Matemática Moderna vem se transformando em vanguardeira de uma pedagogia da libertação contra todas as formas de ensino rígido, opressor e dogmático. Ao invés de impor elevadas taxas de reprovação nas escolas, a Matemática Moderna soube encontrar o caminho autocrítico dos seus métodos, tornando acessíveis difíceis conteúdos, e possibilitando a aliança de mestres, alunos e livros”. A partir de então, a indústria de livros didáticos de Matemática atingiu seu momento áureo. Assim, assinale a (s) alternativa (s) correta (s) sobre as mudanças nos livros didáticos:
I. Tratava-se de uma "revolução curricular", ainda controversa nos bastidores da comunidade acadêmica.
II. As questões dos livros, antes colocadas em forma de perguntas ou problemas, apresentava-se em formas de sentenças para completar, diagramas para relacionar elementos, distinguir verdadeiro e falso, exigindo pouco raciocínio e muito domínio da nova simbologia, prova material de que o uso da “moderna” linguagem matemática era praticado nas escolas. Os exercícios para completar, no manual do aluno, foram, aos poucos, restringindo o uso de cadernos e interferindo nas práticas da escrita dos alunos.
III. Não foram apenas as mudanças na estrutura de apresentação dos conteúdos que tornaram diferentes os livros didáticos de Matemática. Eles passaram a ser descartáveis. Eram publicados separadamente: o livro do professor e o livro do aluno.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas a alternativa III está correta.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Apenas a alternativa I está correta.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rodrigues (2012) o conhecimento não nasce do vazio, mais sim de um acumular de experiências vivenciadas apresentando características não lineares. Segundo Miorim (S/d, p. 15) citado por Rodrigues (2012), existente até hoje, a concepção de que os homens que trabalham com os conceitos matemáticos são superiores aos demais. Escolha a assertiva abaixo que apresenta a corrente desse pensamento:
Escolha uma ou mais:
a. escola pitagórica;
b. etnomatemática.
c. escolástica;
d. Rene Descartes;
e. Escola Piagetiana;
Feedback
A resposta correta é: escola pitagórica;.
Questão 8
Correto

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.