Buscar

DESAFIO COLABORATIVO ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Percebemos que muitas datas comemorativas e de grande importância para serem lembradas, hoje são trabalhadas/comentadas nas escolas somente uma semana antes do dia. Como exemplos destaco aqui três datas: dia do Índio, 7 de setembro e o Folclore Brasileiro.
Acredito que as escolas desde a construção/alteração do PPP, deveriam incluir tais datas para serem estudadas e trabalhadas ao longo do ano letivo, ou seja na disciplina de História, pelo menos uma vez ou duas por semana destacar um tipo de cultura ou data comemorativa e desenvolver atividades de interdisciplinaridade, dessa forma, no dia de comemorar tal data nossas crianças já conseguissem discernir e compreender o papel importante que tem tais personagens, ou entender o porque de tal comemoração.
Em minha opinião, o professor não tem formação nem interesse para lidar com isso, justamente por que a escola não lhe incentiva, não cria mecanismos que motivem, nem oferecem suportes para desenvolver tais atividades.
As escolas precisam ensinar e incentivar a incluir a cultura popular como parte integrante do cotidiano escolar, pois conforme o enunciado acima, isso faz parte da cultura de nossos antecedentes, é a cultura de um povo que vem passando de geração para geração, não devemos simplesmente deixa-las em um livro fechado e abri-lo somente de ano em ano.

Outros materiais