Buscar

REVISÃO DE DIREITOS HUMANOS- 1ª AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

REVISÃO DE DIREITOS HUMANOS – 1ª AVALIAÇÃO
AS PRIMEIRAS DECLARAÇÕES
Declaração dos direitos	Declaração de independência 		Declaração Francesa**		 	 DUDH-1948	 	 		
do bom povo da Virginia	dos E.U.A*					
Marco da universalização	consolidou a tônica preponderante	Universalizar os princípios da igualdade, Documento mais importante do DH,
dos DH.				da limitação do poder estatal e 	fraternidade e liberdade. Retirou alguns enaltece que todas pessoas nascem 
-Proclamava o direito à vida,	democracia moderna. Dedicavam privilégios da nobreza e beneficiou um livre e iguais em dignidade e em direitos
à liberdade e a propriedade.	ao reconhecimento e proteção.	 grupo social que exigia direitos civis e porque são dotadas de razão e conscien-
				liberdade de opinião e de religião pó líticos.				 cia e deve agir com os outros com espiri-
				os direitos de propriedade e igualdade.						 to de fraternidade.Com único meio de 
alcançar a justiça e a paz universais. contem 30 artigos edificados com o 
													 propósito nos direitos civis, políticos
sociais, econômico e culturais e os direitos globais que encontram-se fundamentados
										 				 nos princípios da liberdade, igualdade, 
														 ternidade e dignidade da pessoa humana.
* Declarações individualistas e patrimonialista, seus destinatários eram homens brancos, machos e ricos.
**apenas os cidadãos franceses do sexo masculino de cor branca e proprietários passaram a serem cidadãos ativos. Mulheres,negros, operários e certos grupos sociais foram excluídos da declaração francesa.
- Promulgação da constituição da Alemanha(1914-1918)=> tinha estrutura dual, uma parte destinada organização estatal e a outra à declaração dos direitos e deveres fundamentais, a carta de Weimar representou “ a melhor defesa da dignidade humana, ao contemplar os direitos civis e políticos.
-A constituição mexicana de 1917 é a primeira a positivar os direitos sociais dos trabalhadores como direitos fundamentais.
- A Rússia em 1918 edita uma constituição encampada na declaração dos direitos do povo trabalhador e explorado
- DIFERENÇA ENTRE DIREITOS HUMANOS(DH) E DIREITOS INTERNACIONAL HUMANITARIO(DHI).
O Direito Internacional Humanitário (DIH) e os Direitos Humanos (DH) são complementares. Ambos procuram proteger vidas, a saúde e a dignidade dos seres humanos, embora a partir de ângulos diferentes. O Direito Internacional Humanitário é aplicado em situações de conflito armado, enquanto os direitos humanos, pelo menos alguns deles, protegem o indivíduo em todas as situações, em tempo de guerra e paz, da mesma maneira.
- O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS
Conceituar DH, não é fácil, mas podemos dizer que direitos humanos são garantias legais de aspecto universal que visam proteger indivíduos e grupos contra ações ou omissões que interfiram com direitos adquiridos internacionalmente, como a liberdade, ou a dignidade humana. O direito internacional dos direitos humanos obrigam os governos, principalmente, e outras entidades responsáveis a cumprirem determinados parâmetros e evita que desrespeitem outros.
 
-OBJETOS DOS DH
A construção e manutenção dos pressupostos elementares da dignidade humana;
A operacionalização dos postulados da liberdade,igualdade e fraternidade;
A promoção do bem comum de todos, sem descriminação de raça, cor, sexo, estado civil, origem etc.
-CARACTERÍSTICAS
Universalidade=> decorre da constatação de que a condição de pessoa é o único requisito para titularidade de direitos,pois o ser humano é um ser moral,dotado de existência e dignidade. A universalização do DH é uma necessidade humana universal como: respirar, comer,respeito etc.
Indivisibilidade=> é a constatação de que as garantias dos direitos civis e políticos é condição para observância dos direitos sociais, econômicos e culturais e vice-versa.
Interdependência e a inter-relacionalidade=> dos DH decorre dá constatação de que esses direitos formam um bloco coeso de necessidades e aspirações humanas destinado assegurar a plenitude da existência digna de todos os seres humanos.
OBSERVAÇÃO: Os direitos humanos estão em constantes relações de dependência entre si.
Princípio da dignidade da pessoa humana
É positivada na CF-88 no seu Art.1º III, como status de principio fundamental. Para Kant: “O fundamento da dignidade da pessoa humana encontra-se na autonomia da vontade, atributo encontrado apenas nos seres racionais... a pessoa deve ser considerada com um fim e não como um meio.” A dignidade é uma qualidade intrínseca da pessoa humana que não pode ser alienada ou renunciada. Nesta caso podemos dizer que a dignidade da pessoa humana pressupõe a existência de direitos fundamentais que os protegem contra atos desumanos, por isso a dignidade da pessoa humana pressupõe do respeito do direito à vida, à honra, ao nome etc.
Princípio da liberdade
Historicamente podemos dizer que a primeira manifestação a favor da liberdade ocorreu em 1215 na Inglaterra, com o advento da Carta Magna, onde ela consagrava que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei, o direito de ir e vir, abrangendo ai o Habeas Corpus. A tríade fraternidade,igualdade e liberdade e outros documentos de direitos humanos continuaram a ressaltar essa liberdade. Hoje se defende a liberdade do individuo na maior escala possível, fala-se em liberdade de crença, de sexo, de aprendizagem, de imprensa etc. Tudo que não é proibido é permitido
Princípio da igualdade
Temos igualdade formal e material, onde a formal apresenta igualdade perante a lei e a material ocorre no sentido de justiça social, na CF-88 no Art.7º e no Art. 230, a igualdade formal presente no Art.5º da CF-88, a igualdade na lei busca garantir que no momento de criação da norma seja vedado qualquer tipo de discriminação. No “Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens”, Rousseau aponta a existência de uma desigualdade natural ou física decorrente da idade, sexo, constituição do corpo, alma, etc. e, outra, denominada de moral ou política proveniente de certos privilégios de que alguns gozam sobre outros, seja por serem mais abastados ou, ainda, mais poderosos e prestigiados. “Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam” 
Princípio da fraternidade ou solidariedade
Na revolução francesa a fraternidade era tratada como mera virtude civil e não como principio jurídico, vê-se que a fraternidade é considerada um principio fundamental dos DH, como tem no seu Art.1ª, alem disso esse principio é norteador dos direitos econômicos e sociais, dispostos nos artigos XXII a XXIV. A fraternidade entre os indivíduos ou grupos sociais é fundamental para aplicação dos ideários humanistas.
Princípio da interpretação pro homine
Por força do princípio interpretativo pro homine cabe enfatizar: quando se tratar de normas que asseguram um direito, vale a que mais amplia esse direito; quando, ao contrário, estamos diante de restrições ao gozo de um direito, vale a norma que faz menos restrições (em outras palavras: a que assegura de maneira mais eficaz e mais ampla o exercício de um direito). Exemplo: entre a norma da CADH que garante o duplo grau de jurisdição no âmbito criminal (art. 8º, 2, "h") e a que restringe esse direito (CPP, art. 594), vale a de maior amplitude (a CADH),
Princípio da supremacia mais favorável ao indivíduo
Havendo pluralidade de normas, com vigência simultânea, aplicáveis à mesma situação jurídica, deve-se optar pela mais favorável ao individuo, quer seja norma internacional ou mesmo nacional.
Princípio da razoabilidade e proporcionalidade
Apesar de apresentarem diversas semelhanças, estes princípios possuem características próprias, principalmente em relação a ordem de cada um. a razoabilidade ou proporcionalidade exige do agente público que,ao realizar atos discricionários, utilize prudência, sensatez e bom senso, evitando condutas absurdas, bizarras e incoerentes. Assim, o administrador tem apenas liberdade para escolher entre opções razoáveis. Atos absurdos são absolutamente nulos.
Princípio da vedação do retrocesso social
O princípio da vedação ao retrocesso social funciona como um limite à reforma, através do qual visa proteger os indivíduos contra a superveniência de lei que pretenda atingir, negativamente, o direito social já conquistado 
AS DIMESÕES DOS DIREITOS HUMANOS
PRIMEIRA DIMENSÃO=> Abrange o direito à liberdade, à expressão, à locomoção e à vida, que surgiu entre os séculos XII e XIX. O primeiro documento que traz a instituição destes direitos é a Magna Carta de 1215, da Inglaterra, assinada pelo rei João Sem Terra.
SEGUNDA DIMENSÃO=> É formada pelos direitos sociais, culturais, econômicos, ramificações do direito à igualdade, impulsionados pela Revolução Industrial européia. Os principais documentos que representam esta geração são a Constituição de Weimar, da Alemanha e o Tratado de Versales, ambos de 1919.
TERCEIRA DIMENSÃO=> Englobando os direitos à paz, a uma qualidade de vida saudável, à proteção ao consumidor e à preservação do meio-ambiente, surge a terceira dimensão dos direitos fundamentais.
QUARTA DIMENSÃO=> É formada pelos direitos à democracia, à informação, ao pluralismo e de normatização do patrimônio genético.

Outros materiais