Buscar

exercício psicologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Leia a seguinte colocação: "Esta teoria dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre." A seguir, assinale a alternativa que corresponde a uma das teorias estudadas:
		
	
	Inatismo
	
	Estruturalismo
	
	Racionalismo
	 
	Behaviorismo
	
	Funcionalismo
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marcos é gerente de um banco localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Ao receber muitas reclamações sobre o atraso no atendimento dos caixas bancários, solicitou ao Pedagogo do Banco que realizasse um treinamento com seus funcionários. Após um diagnóstico da situação problema que versava sobre a demora no atendimento ao público, o pedagogo concluiu que os funcionários do banco poderiam trabalhar mais rapidamente e com mais motivação, caso recebessem algum tipo de benefício ou recompensa pela qualidade do serviço prestado. Na intenção de melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público, o pedagogo trabalhou com duas estratégias que seriam extensivas a todos os funcionários: Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso. Marque a resposta que explica como as duas estratégias foram utilizadas no processo de condicionamento.
		
	 
	Foram usados reforços positivos, pois o pedagogo queria condicionar comportamentos mais produtivos e usava como recompensas a gratificação salarial e o intervalo para descanso.
	
	Não foi usado nenhum tipo de estratégia condicionadora, pois é obrigação da empresa fornecer aumento salarial e descanso remunerado.
	
	Foram usadas como reforço negativo, na medida em que o pedagogo queria punir quem não trabalhasse na maneira mais produtiva.
	
	Foi utilizada uma estratégia de reforço positivo, na medida em que o pedagogo percebeu que precisaria fomentar a competitividade entre os seus funcionários e deixar vários sem receber uma ótima recompensa para que o atendimento melhorasse.
	
	Foi utilizada uma estratégia de punição para extinção do comportamento, pois os funcionários não seriam recompensados caso não apresentassem os comportamentos desejados pelos gestores.
	
Explicação:
Os reforços positivos trabalham a partir de um estímulo agradável que visa aumenta a frequência da resposta.  Ao promover uma recompensa, o pedagogo da empresa conseguiu definir um determinado comportamento, visto que os funcionários passaram a relacionar o registro do comportamento considerado adequado (melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público) e a recompensa (Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso).
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quanto à concepção ambientalista na aprendizagem e correto afirmar que:
I- Ela serve para explicar o surgimento de novos comportamentos ou daqueles valorizados em uma dada sociedade é preciso prestar atenção aos estímulos que provocam o aparecimento do comportamento desejado, visando eliminar comportamentos indesejáveis.
II- Para que a aprendizagem ocorra é preciso, portanto, que se considere a natureza dos estímulos presentes na situação, tipo de resposta que se espera obter , sendo o indivíduo controlado pelo meio a partir do condicionamento.
III- A concepção ambientalista da educação valoriza o papel do professor, cuja importância havia sido minimizada na abordagem inatista.
IV- Essa concepção refere ao comportamento aprendido através do reforço.
Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as respostas estão erradas.
	
	Os itens II e  IV estão corretos.
	 
	Os itens I, II , III e IV estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Somente o item IV esta correto .
	
Explicação:
Todas estão corretas pois fala-se em condicionamento, em controle do meio, em estímulo e resposta, em eliminar respostas inadequadas substituindo por outras adequadas para o meio, leia-se o sistema, além do conceito de reforço.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando os principais conceitos e pressupostos do Behaviorismo enquanto uma das correntes teóricas da Psicologia, assinale Verdadeiro ou Falso para alterativas abaixo e marque a sequência CORRETA:
(  ) São conceitos principais desta teoriaconceitos subsunsores, aprendizagem significativa, ancoragem.
(  ) São conceitos principais desta teoria: condicionamento, reforço, punição e extinção.
(  ) Skinner, Pavlov e Watson são os principais teóricos desta corrente.
(  ) Para que a aprendizagem aconteça, é importante que o aluno tenha interesse por ela e que os conteúdos sejam reveladores a ele.
(  ) A aprendizagem é o processo resultante da ação e controle do meio após a emissão do comportamento desejável.
		
	
	F  F  V  V  F
	
	F  V  F  F  V  
	 
	F  V  V  F  V
	
	V  V  F  V  V
	
	V  V  F  V  F
	
Explicação:
Pavlov, Skinner e Watson são representantes do behaviorismo; conceitos como condicionamento, reforços positivo e negativo, recompensa e punição, extinção, lei do efeito dizem respeito a teoria e o indivíduo para apresentar resposta adequada substituindo a inadequada é controlado pelo meio.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para estimular o hábito da leitura em seus alunos, a professora Carla prometeu que, ao final do bimestre, quem conseguir ler o maior número de livros ganhará um livro de literatura de presente. Neste processo de condicionamento, o livro ilustra qual dos conceitos Behavioristas abaixo?
		
	 
	Recompensa
	
	Estímulo neutro
	
	Estímulo incondicionado
	
	Estímulo aversivo
	
	Reforço negativo
	
Explicação:
A recompensa é dada imediatamente após o cumprimento da tarefa de leitura.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na concepção do comportamento defendida por Skinner o papel do _____________ é muito mais importante do que a maturação biológica. Na verdade, são os estímulos presentes numa dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento.
		
	
	Amor
	
	Desejo
	 
	Ambiente
	
	Sentimento
	
	Estudo
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para estimular o hábito da leitura em seus alunos, a professora Carla prometeu que, ao final do bimestre, quem conseguir ler o maior número de livros ganhará um livro de literatura de presente. Ao fazer isso, podemos dizer que a professora aplicou:
		
	
	a motivação interna
	 
	o condicionamento operante
	
	o condicionamento clássico
	
	a reflexão
	
	o condicionamento construtivo
	
Explicação:
Condicionamento operante pois a recompensa é dada tão logo ocorre a resposta desejada; envolve uma ação voluntária; querer ler para ganhar o livro.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma criança pede um brinquedo aos pais em um momento não apropriado (hora do jantar, hora da tarefa da escola) e os pais não entregam. Em seguida, a criança abre o maior berreiro ainda pedindo aquele brinquedo, os pais cedem e acabam entregando. Ou ainda, uma criança chora no momento do banho por querer ficar mais tempo na banheira, a mãe cede todas as vezes que ela chora. Portanto, percebemos que algumas crianças são birrentas não porque possuem uma natureza ruim ou são chatinhas, elas agem assim porque funciona, porque a birra produz consequências reforçadoras aos seus comportamentos (Moreira, 2008).
Estamos diante de uma situação caracterizada como:
		
	
	reforço negativo
	
	punição
	
	discriminação
	
	generalização
	 
	reforço positivo
	
Explicação:
O efeito do comportamento da criança faz com que ela repitaa ação da birra, pois consegue o que quer, funcionando como reforço positivo.

Outros materiais