Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO AULA 1 TESTE 3

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Marque as afirmativas verdadeiras em relação às barreiras para a comunicação eficaz. 1) Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar. 2) Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente. 3) Sexo do interlocutor.
		
	
	V, V, V.
	 
	V, V, F.
	
	V, F, V.
	
	F, V, V.
	
	F, V, F.
	
Explicação:
No que diz respeito às barreiras comunicacionais:
VERDADEIRO - Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar.
VERDADEIRO - Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente.
FALSO - Sexo do interlocutor. Pois o sexo do interlocutor não se consitui uma barreira de comunicação e nem interfere na mesma.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentro do processo de comunicação podemos encontrar quatro componentes. Nas respostas abaixo, identifique aquela que contém esses quatro elementos:
		
	
	Fonte de comunicação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Codificação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Receptor.
	 
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Interpretação.
	
Explicação:
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1 - Fonte de informação 2 - Mensagem 3 - Receptor 4 - Interpretação
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Duas características devem ser observadas no indivíduo que pratica escuta ativa. A característica que faz com que ele se coloque na posição do outro indivíduo e, assim, o entenda melhor é chamada de:
		
	
	Reflexão.
	
	Comunicação.
	 
	Empatia.
	 
	Feedback.
	
	Sintonia.
	
Explicação:
O bom ouvinte é atento não só à fala, mas também aos aspectos não verbais da comunicação, sabendo criar empatia com a pessoa que está transmitindo a mensagem. É rápido na compreensão e na criação da sua visão sobre o assunto abordado. Finalmente, é flexível o suficiente para receber críticas e mudar de opinião quando achar pertinente (TORQUATO, 2002).
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Jonas e Lucas são gerentes em uma empresa do ramo alimentício e estão trocando ideias sobre a seguinte definição: a comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. Aponte o tema da conversa:
		
	
	fatores de desempenho.
	
	negociação.
	 
	comunicação interpessoal.
	
	administração de conflitos.
	
	recrutamento.
	
Explicação:
O que é a comunicação interpessoal? A comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. 
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As tecnologias facilitam o meio de transmissão da comunicação, mas não modificam a necessidade de compreender os desafios da troca de dois tipos de conhecimento. Marque as opções que retratam esses dois tipos: 1) Explícito: dados brutos, procedimentos codificados, princípios universais. 2) Tácito: conhecimento pessoal implícito baseado na experiência individual. 3) Implícito: dados não relatados na experiência individual e demonstrados pelo grupo.
		
	
	F, F, V.
	 
	V, V, F.
	
	V ,F, V.
	
	F, V, V
	 
	V, V, V.
	
Explicação:
Os dois tipos de conhecimento são: explícito e tácito.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
		
	
	Desenvolvimento.
	
	Descrição.
	 
	Controle.
	
	Função.
	
	Avaliação.
	
Explicação:
as cinco funções básicas da comunicação interpessoal: - Controle:estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. - Informação:dar base para tomada de decisões. - Motivação:influenciar pessoas a se comprometerem à cooperação e a atingir metas e objetivos. - Emoção:expressar sentimentos e emoções. - Desenvolvimento: compartilhamento e aprendizagem 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Teresa e Albuquerque trabalham na área de Marketing de uma empresa multinacional e, estão trocando ideias sobre um processo que consiste na troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o processo sobre o qual estão trocando ideias:
		
	 
	Comunicação.
	
	Literatura.
	
	Esporte.
	
	Cultura.
	
	Maturação.
	
Explicação:
O que é o processo de comunicação? Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo.
		
	 
	Codificador
	
	Fonte de informação
	
	Receptor
	
	Mensagem
	
	Interpretação
	
Explicação:
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1 - Fonte de informação 2 - Mensagem 3 - Receptor 4 ¿ Interpretação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes