Buscar

Mecanismos de transporte de membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Mecanismos de transporte de membrana
Transporte passivo
Mecanismo de passagem natural de pequenas moléculas através da membrana plasmática  que ocorre sem gasto de energia. São 2 tipos:
Difusão Simples: Ocorre sem mediadores, onde as substancias que estão fora da célula por serem muito pequenas ultrapassam a membrana de gordura com total facilidade.
Difusão Facilitada: É o movimento do soluto nos dois lados da membrana, como as substancias fora das células são “pesadas” (ex:açucares) há utilização de uma proteína carreadora que “carrega” a substancia para dentro da célula. São 3 tipos:
Uniportadores (ou transportadores uniport): transportam um único tipo de substrato, seguindo o gradiente de concentração. Um exemplo disso é a proteína de transporte para a glicose (carreador GLUT);
Antiportadores (ou transportadores antiports): fazem a translocação de dois tipos de substratos diferentes em direção opostas, usando o gradiente de concentração de um deles para impulsionar o outro contra o gradiente de concentração. Um exemplo disso é o trocador Na+/Ca2+, o qual o sódio entra na célula (a favor do gradiente químico) e o cálcio sai da célula (contra o gradiente químico);
Simportadores (ou transportadores simport): fazem a translocação de dois substratos diferentes na mesma direção, usando o gradiente de concentração de um deles para impulsionar o outro contra o seu gradiente químico. Um exemplo disso é o carreador Na+/Glicose no intestino (carreador SGLT1) o qual deixa entrar sódio em função do gradiente químico, e impulsiona a entrada também de glicose (contra o gradiente químico).
Transporte ativo
Mecanismo de passagem em que há um consumo de energia e ocorre contra o gradiente de concentração (ou seja do lugar menos concentrado para o mais concentrado) 
Bomba de sódio e potássio
A bomba mais conhecida é a bomba de Na+/K+, cuja função é manter o potencial elétrico e as condições fisiológicas essenciais para a sobrevivência das células. Essa bomba bombeia sódio do meio intracelular para o meio extracelular, isto é, contra seu gradiente químico. Concomitante a esse processo, essa mesma bomba carrega potássio o meio extracelular para o meio intracelular, também contra o gradiente químico.

Outros materiais