Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DIREITO DA RELAÇÃO DO CONSUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O direito do consumidor é caracterizado pela busca de se equilibrar as relações em uma sociedade de massa. Nesse contexto, o tratamento dado às chamadas cláusulas abusivas é um marco no direito brasileiro, pois atenua a força obrigatória dos contratos.
Dentro desse contexto, em qual momento é reestabelecido o equilíbrio contratual?  
R- O Direito contratual enfrentou mudanças em seus paradigmas clássicos, que já não serviam para responder às questões resultantes da massificação da sociedade de consumo e os Estados passaram a intervir nas relações privadas, a fim de evitar as desigualdades, delineando, assim o intervencionismo e o dirigismo estatal. Em 1973, a Comissão de Direitos humanos da ONU, reconheceu os direitos fundamentais do consumidor e consolidou a noção de que o direito do consumidor seria um direito humano de nova geração, um direito social econômico, de igualdade material do mais fraco, do cidadão civil nas suas relações privadas frente aos fornecedores de produtos e serviços.
A principal fonte do Direito do Consumidor é o contrato, que é regido por princípios tendo como principais cinco: da autonomia da vontade, o da obrigatoriedade, o do consensualismo, o da relatividade e da boa-fé. Não obstante os princípios serem regra geral da fonte do Direito do Consumidor, o caso concreto analisado a luz dos problemas da atualidade e das regras sociais modernas, influenciadas também pelo avanço tecnológico, pelo com avanço das relações comerciais, consequentes do avanço dos meios de se produzir bens e serviços como também de fornecê-los.
A proteção contra cláusulas abusivas passou a ser um dos mais importantes instrumentos de defesa do consumidor, sem esquecer que o princípio maior da interpretação dos contratos de consumo está insculpido no artigo 47 do CDC, onde está claro que todo e qualquer contrato de consumo será interpretado de modo mais favorável ao consumidor e não só as cláusulas dúbias dos contratos de adesão.
Os princípios do direito contratual, visam estabelecer essas diretrizes: Os princípios e a teoria contratual.  Os princípios contratuais liberais. Autonomia da vontade. Liberdade contratual. Força obrigatória dos contratos. Efeito relativo do contrato. Os princípios sociais do contrato. Função social do contrato. Boa-fé objetiva.  Equilíbrio contratual. 
Esse equilíbrio é estabelecido na fundamentação do contrato e estabelecimento de seus quesitos, tendo em vista que devam ser de acordo com a Boa-fé objetiva, sem a presença de cláusulas abusivas. e Caso o abuso tenha ocorrido, com o ingresso de uma ação judicial poderá pleitear pelo ressarcimento de seus direitos.

Outros materiais