Buscar

resumo a luta pelo direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO: 
ALUTA PELO DIREITO
O livro Luta Pelo Direito escrito pelo jurista Alemão Rudolf Von Ihering, pioneiro na concepção do direito como produto social que influenciou diversas outras obras em outros países ocidental. Fez direito na famosa cidade universitária de Heidelberg, completando em Gottingen, e doutorou-se na Universidade de Berlim (1942).
Traz essa grandiosa obra no intuito de repassar a luta pelo direito com finalidade de que se encontre paz, a luta é o meio que consegui-la. Essa busca incansável pela paz é o que se chama de luta pelo direito, luta de governos, luta povos, luta de classes entre outras lutas. Com o intuito de despertar nos espíritos a disposição moral que deve constituir a atuação firme e brava do anseio jurídico, segundo o próprio autor em sua introdução.
Diz também que o direito é ideia de não de lógica, mas de força: ¨O símbolo do direito, a estatua da JUSTIÇA, com é descrito no sustenta em uma mão uma balança, o lugar onde o direito é pesado e na outa mão empunha a espada que serve para faze-lo valer. A espada sem balança é uma força bruta, e a balança sem a espada é o direito imponente, uma completa a outra. O direito reina quando justiça emprega a força de empunhar a espada d modo igual à habilidade de manejo da balança.
A obra trata-se de uma filosofia individualista, onde passa a seus leitores a ideia de que cada uma deve lutar pelos seus próprios direito ¨o direito é um trabalho sem tréguas. O de todo o povo. (...) Todo aquele que tem em si a obrigação de manter o seu direito, participa desse trabalho nacional...¨
O livro traz uma realidade, que vem por traz de toda aquisição da humanidade, na busca individual de seus direitos a sempre uma luta, uma guerra cravada onde ambas as partes buscam seus interesses no intuito de paz. No pensamento de Ilhering ¨somos sempre responsáveis pelo nosso direito e ele sempre será originário da luta¨. Daí o motivo pelo qual o símbolo da justiça é a balança com a espada, uma mão pesa o direito e a outra a defende, uma conclui a outra.
O autor também reforça a ideia que nem mesmo o sentimento de justiça mais reforçado resiste por muito tempo a um sistema jurídico imperfeito: acaba debilitado, degenerado é que a essência do direito esta em ação e em todas as grandes conquistas em relação ao direito foi conquistada através da luta. ¨a abolição da escravidão, a eliminação dos servos, a livre disposição da sociedade territorial, a liberdade da indústria e da consciência, não tem sido adquiridas sem uma luta e que frequentemente tem durado vários séculos, e quase sempre banhados em ondas de sangue¨.
Em termos sociais o livro se divide em dois termos: O direito objetivo que alicerça o Estado e o direito subjetivo que capacita o cidadão a exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações das normas jurídicas, o poder e direito de exigir do Estado o cumprimento e eficácia da lei. No entanto o autor esclarece que de nada vale existir tantas doutrinas e meios jurídicos se individualmente os interessados não reclamarem seus direitos. E para isso acontecer é necessário é na intervenção de um advogado que são essenciais para administração da justiça, e não sós esses, mas também todos os que compõem o corpo jurídico.
Ilhering contesta a opinião de Putcha e Savygny, pois ambos não acreditam que o direito é uma luta constante, e para ele tudo se submete a lei. Em alguns capítulos ele cita a lei como um dever:
¨aquele que for atacado em seu direito deve resistir- é um dever para consigo mesmo, pois a vida de um homem se divide em dois meios: ¨- o material, onde o homem defende sua propriedade e o Moral onde o homem defende sua honra. Devemos defender esses direitos citados, pois nossa existência moral esta ligada a honra.
¨Temos pois o deve de defender nosso direito, porque nossa existência moral esta direta e essencialmente ligada a sua conservação; desistir completamente da sua defesa seria um suicídio moral¨.
O autor mostra que as leis só são uteis enquanto são usadas com frequência as leis menos usadas caem pelo desuso.
¨enquanto a realização pratica do direito publico e do penal esta assegurada, por que esta imposta como um dever...A do direito privado apresenta se ao particulares como forma do direito, isto é ,por completo abandonada a sua pratica a sua livra iniciativa e a sua própria atividade¨, 
O autor também fala que no direito privado que cada um deve defender a sua lei, o direito em si não tem um ramo especifico o autor só ousa a mostrar que convém a luta pelo direito mesmo que seja quando cada individuo sofre isolada uma justiça, procurando ai à busca pelos seus interesses. Mesmo que a luta seja individual ela busca seus princípios e acaba tornando se abrangente e acaba se tornando uma luta geral
Bibliografia: Rudolf von Ilhering A luta pelo direito

Outros materiais