estudo dirigido tsp1
5 pág.

estudo dirigido tsp1

Disciplina:Psicologia de Tsp123 materiais37 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ESTUDO DIRIGIDO TSPI
1)- Com base nos conhecimentos do Behaviorismo Radical, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os comportamentos são aprendidos durante a vida do indivíduo, principalmente através da interação com o meio.
II. Apesar de não negar os sentimentos e as emoções e embora não possam ser acessados, o Behaviorismo Radical optou por considerar como verdade apenas os eventos públicos os quais, podem ser observado igualmente por mais de um espectador.
III. Ações, pensamentos e sentimentos obedecem às mesmas leis, e têm as mesmas propriedades de qualquer outro comportamento, diferenciando-se apenas pelo grau de acessibilidade.
IV. O Behaviorismo Radical baseia-se no pragmatismo.
V. O comportamento operante refere-se ao comportamento que produz modificações no ambiente e é afetado por essas modificações.
Assinale a alternativa CORRETA.
 a III, IV e V.
 b I, III, IV e V.
 c II, IV e V.
 d I, II e V.
 e I, II, III e V.
Resposta:
b) I, III, IV e V
2)- Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas e punições, a fim de balizar o comportamento das pessoas que delas participam. Esse sistema deve levar em conta o conceito de reforço positivo de Skinner. Sobre a aplicação desse conceito na organização, assinale a alternativa INCORRETA.
 A O reforço positivo é orientado para os resultados desejados pela organização.
 B As recompensas obtidas atuam no sentido de reforçar, cada vez mais, a melhoria do desempenho.
 C As pessoas procuram desempenhar suas atividades da maneira pela qual obtêm maiores recompensas e benefícios.
 D As recompensas organizacionais tendem a diminuir a interdependência do indivíduo para com a equipe e da equipe para com toda a organização.
Resposta:
d) As recompensas organizacionais tendem a diminuir a interdependência do
indivíduo para com a equipe e da equipe para com toda a organização.
3) Em uma creche, os pais estavam chegando atrasados para buscar os seus filhos. Para tentar evitar o atraso, que resultava em maior trabalho para os funcionários, decidiram que seria aplicada uma multa para os pais que chegassem fora do horário. Contudo, nessa situação, o que foi observado é que o número de pais que atrasaram não só aumentou, como os atrasos se tornaram mais longos. A partir de uma análise funcional desse comportamento de atrasar é possível dizer que:
 A A cobrança de uma multa funcionou como uma punição negativa para o comportamento de atrasar, sendo as contingências de controle aversivo pouco eficientes na alteração de comportamentos, permitindo compreender a continuidade do atraso, que foi negativamente reforçado.
 B A cobrança da multa é um reforço negativo para o comportamento de atrasar, uma vez que aumentou a frequência desse comportamento a partir da retirada do dinheiro, que é irrisório perto das recompensas obtidas pelo atraso.
 C A cobrança da multa funcionou como um reforço do comportamento de atrasar, uma vez que o valor cobrado é pequeno perto do custo de resposta que teriam que emitir para chegar a tempo, quando comparado ao valor de conseqüências concorrentes.
 D A cobrança é uma punição positiva para o comportamento de atrasar, uma vez que acrescenta uma multa e que em longo prazo fará com que os pais parem de atrasar, haja vista que estimula autocontrole destes e é consonante com a proposta pedagógica da creche de aumentar a conscientização dos pais.
Resposta:
c) A cobrança da multa funcionou como um reforço do comportamento de atrasar,
uma vez que o valor cobrado é pequeno perto do custo de resposta que teriam que emitir
para chegar a tempo, quando comparado ao valor de conseqüências concorrentes.
4) Uma empresa definiu uma estratégia de modificação de comportamento de seus empregados baseada em reforço positivo. Para tanto, assumiu uma postura junto aos seus empregados. Assinale a alternativa que apresenta a postura correta.
 A condicionou uma parcela significativa da remuneração dos vendedores à satisfação dos clientes.
 B buscou direcionar os comportamentos desejáveis por meio da definição dos valores da empresa.
C demitiu os empregados que faltaram mais de vinte dias servindo de exemplo aos demais.
D premiou os empregados com bom desempenho, deixando de aplicar sanções desconfortáveis.
Resposta:
d) premiou os empregados com bom desempenho, deixando de aplicar sanções
desconfortáveis.
5) Sempre que Antônio se comporta mal, sua mãe bate nele com um cinto. O menino chega a ter medo só de ver o cinto. Nesta situação, o estímulo condicionado é
 a o medo.
 b o espancamento.
 c o cinto.
 d a mãe.
 e o mau comportamento.
Resposta:
c) o cinto.
6) Combinando bebida alcoólica com drogas que produzem doenças, os sentimentos positivos a respeito do álcool podem ser substituídos por negativos em alguns alcoolistas. O papel desempenhado pelas drogas no processo de contracondicionamento é de
 a estímulo incondicionado.
 b resposta incondicionada.
 c estímulo neutro.
 d estímulo condicionado.
 e resposta condicionada.
Resposta:
a) estímulo incondicionado.
7) Uma das primeiras aplicações de grande escala da ciência do behaviorismo para a psicopatologia e seu uso em terapia behaviorista abriu caminho para as práticas de redução de ansiedade e do medo presentes na vida do indivíduo, permitindo que fobias graves fossem eliminadas. Os indivíduos eram gradualmente apresentados a objetos ou situações que temiam e podiam testar a realidade e ver que nada de ruim acontecia na presença do objeto ou da cena fóbica. Trata-se da Técnica de
 a condicionamento operante.
 b desfobilização gradual.
 c desconstrução fóbica.
 d extinção de ansiedade.
 e dessensibilização sistemática.
Resposta:
e) dessensibilização sistemática.
8) O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei
 a do efeito.
 b da ocorrência.
 c da probabilidade.
 d do desempenho.
 e da tendência central.
Resposta:
a) do efeito.
9) Pode-se afirmar que as máquinas de jogos de azar funcionam segundo um esquema de reforço
a condicionado secundário.
b contínuo.
c de razão variável.
d incondicional.
e negativo.
Resposta:
c) de razão variável.
10) B. F. Skinner apontou que o comportamento operante é fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que seguem a resposta e que enquanto o comportamento respondente é controlado por seus antecedentes, o comportamento operante é controlado por
 a processos autônomos.
 b suas consequências.
 c emoções do indivíduo.
 d pensamentos automáticos do indivíduo.
 e experiências subjetivas.
Resposta:
b) suas consequências.
11) Quanto à punição é INCORRETO afirmar:
a A punição é um procedimento importante que envolve consequência à ação de uma resposta quando há apresentação de estímulo aversivo ou remoção de um reforçador negativo presente.
b Os dados de pesquisas mostram que a supressão do comportamento punido só é definitiva se a punição for extremamente tensa, isto porque as razões que levaram à ação que se pune - não são alteradas com a punição.
c Punir ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação.
d As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo Behaviorismo obrigava- se o aluno: a ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo; a receber "reguadas", a ficar isolado etc.
e Os behavioristas, respaldados por crítica feita por Skinner e outros autores, propuseram a substituição definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos desejados.
Resposta:
e) Os behavioristas, respaldados por crítica feita por Skinner e outros autores, propuseram a substituição definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos desejados.
12) Uma criança