Buscar

Apol bioestatística nota 100.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Bioestatística
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Na investigação, [...] trabalha-se tradicionalmente com testes de hipóteses. Partindo de um corpo teórico formula-se uma ou várias hipóteses e depois, com base nos dados empíricos, tomam-se decisões. Face à hipótese o que poderá o investigador decidir? Com que base lógica toma uma decisão?”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, L. M. J.; GAMEIRO, M. G. H. Interpretação crítica dos resultados estatísticos: para lá da significância estatística. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 3, p. 151-162, 2011. p. 153. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas sobre amostras e hipóteses na bioestatística, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As amostras são selecionadas de forma a confirmar a hipótese do investigador.
	
	B
	Testes de aderência à normalidade buscam encontrar a hipótese nula, ou seja, que a distribuição é normal.
	
	C
	Amostras que possuem vieses pela forma de obtenção, tamanho, distribuição das variáveis e pareamento devem ser excluídas das pesquisas.
	
	D
	Em qualquer comparação entre duas amostras, a hipótese nula (H0) é que elas são diferentes e a hipótese alternativa (H1) é que não há diferença entre os grupos.
	
	E
	As hipóteses só podem ser testadas por testes estatísticos se a hipótese de normalidade é confirmada nos testes específicos.
Questão 2/5 - Bioestatística
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Na Educação Física, por muitas vezes, debruçamo-nos no entendimento de atitudes de nossos alunos, atletas, ou mesmo de nosso público que consome esportes. Temas como motivação, ansiedade corporal, satisfação corporal, violência esportiva, desistência da prática esportiva, relações entre gêneros, estigmatização são abordados pelos pesquisadores na área de Educação Física”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPANA, A. N.; TAVARES, M. C.; SILVA, D. Modelagem de Equações Estruturais: Apresentação de uma abordagem estatística multivariada para pesquisas em Educação Física. Motricidade, v. 5, n. 4, p. 59-80, 2009. p. 60. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint sobre os tipos de dados em bioestatística, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na bioestatística, somente podemos trabalhar com dados do tipo quantitativo em escala contínua.
	
	B
	Utilizam-se dados quantitativos, geralmente em uma escala contínua, ou qualitativos, com dados ordinais ou nominais.
	
	C
	Dados paramétricos são aqueles em que o pesquisador designa um escore que serve como parâmetro comparativo entre os valores.
	
	D
	Nas medidas paramétricas ou contínuas utiliza-se a mediana, enquanto nas medidas não-paramétricas, utiliza-se a média como medida de tendência central.
	
	E
	Dados quantitativos são, por exemplo, os de sexo (masculino e feminino)., idade, naturalidade.
Questão 3/5 - Bioestatística
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A bioestatística, ao contrário do pensamento geral, não se inicia na análise dos dados já coletados. É parte importante da bioestatística o planejamento do experimento, a determinação do tamanho da amostra e posterior análise. O bioestatístico deve fazer parte do grupo de pesquisadores e ser consultado ao se definir o objetivo da pesquisa. Esse profissional deve, então, entender todas as fontes de variabilidade que poderão afetar os resultados esperados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANDONADE, Eliana. Medicina baseada em evidências e a bioestatística: como ser um leitor atento (Editorial). Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 11, n. 4, p. 1, 2009. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Bioestatística: armadilhas e como evitá-las sobre a pergunta do estudo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve ser colocada de forma clara, concisa e precisa, para possibilitar a classificação das variáveis de forma adequada.
	
	B
	Refere-se à apresentação dos dados, a partir das análises e das discussões dos achados.
	
	C
	Não compõe a fase de elaboração e planejamento do projeto, mas sim de descrição do relatório final.
	
	D
	É não-intencional, proveniente de questões conceituais ou metodológicas que não foram identificadas em tempo.
	
	E
	Quando existente, pode afetar os resultados, que podem ser considerados inconsistentes.
Questão 4/5 - Bioestatística
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Há com frequência uma ênfase excessiva ao cálculo do tamanho de amostra em detrimento da concepção cuidadosa de um plano amostral, que são as estratégias a serem adotadas para garantir que a amostra a ser estudada seja representativa do universo real do fenômeno a ser estudado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAES, A. T. Itens essenciais em bioestatística. Arq Bras Cardiol, v. 71, n. 4, pp. 575-580, 1998. p. 579. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Conceitos básicos de epidemiologia e estatística para a leitura de ensaios clínicos controlados sobre a randomização, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) A randomização busca constituir os grupos com características muito semelhantes quanto a fatores de risco ou de prognóstico, que se distinguem pela intervenção a ser avaliada.
II. ( ) A randomização assegura a distribuição homogênea dos fatores nos grupos comparados em todas as ocasiões em que é implementada.
III. ( ) Estratégias de alocação a partir de ordem de chegada, numeração corrida e dias da semana não devem ser utilizadas.
IV. ( ) A identificação da intervenção a que um paciente será submetida não deve ser facilitada, pois o responsável pode manipular o processo e comprometer a comparação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 5/5 - Bioestatística
Considere a citação: 
“O planejamento do tamanho da amostra é frequentemente importante e quase sempre difícil de ser executado, requerendo um cuidado ao eleger os objetivos científicos e ao obter informações apropriadas antes mesmo do início de cada estudo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NORMANDO, D.; ALMEIDA, M. A. O.; QUINTÃO, C. C. A. Análise do emprego do cálculo amostral e do erro do método em pesquisas científicas publicadas na literatura ortodôntica nacional e internacional. Dental Press J Orthod, v. 16, n. 6, pp. 1-9, 2011. p. 6. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas sobre os conceitos aplicados na bioestatística, analise as afirmativas a seguir:
I. A distribuição da amostra pode ser paramétrica (normal) ou não-paramétrica, conforme sua média e variância.
II. O teste t de Student deve ser utilizado antes dos testes que verificam a normalidade da amostra.
III. Sensibilidade e especificidades são probabilidades na bioestatística, respectivamente, do teste apresentar resultado positivo em um indivíduo doente e do teste apresentar resultado negativo em um indivíduo sem a doença.
IV. A curva ROC é construída de forma gráfica a partir da disposição dos valores encontrados na amostra A no eixo X e da amostra B no eixo Y. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II, III e IV

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes