Buscar

A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa: de forma científica do comportamento moral dos homens em sociedade
Responsabilidade ambiental é bom negócio para empresas Segundo analistas, medidas dão retorno financeiro às empresas. Investimento da indústria em controle ambiental saltou 86,4% de 1997 a 2002, diz IBGE.Com a sustentabilidade no centro do debate mundial, empresas brasileiras aproveitam a oportunidade de serem identificadas com um país rico em recursos naturais para atrair mais consumidores e investidores. Frente aos alertas de aquecimento global e esgotamento de recursos, as companhias têm feito investimentos em tecnologias limpas, programas de redução ou anulação de emissões de carbono, reciclagem, conscientização de funcionários e restrições a clientes que não respeitam o meio ambiente (disponível em www.administradores.com.br). Com base no trecho da reportagem podemos afirmar em relação a responsabilidade social ambiental:
é uma forma de aliar a forma produtiva com o respeito ao meio ambiente, alinhando a empresa às normatizações ambientais e órgãos certificadores.
A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Estamos diante do seguinte princípio 
desenvolvimento sustentável.
Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Em mais um triste ¿Dia do Índio¿, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: osjovensqueriamapenassedivertir´epensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,´ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte. HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje." Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem: estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educação para uma conduta racional.
______________________________ é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Estamos diante da (o):
Responsabilidade social empresarial;
A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações: todas estão corretas.
Como a ética se relaciona com a responsabilidade social?
A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.
Podemos afirmar que estão de acordo com as práticas de reciclagem e responsabilidade social ambiental:
I - o tratamento do lixo é fundamental para o planejamento ambiental das cidades e políticas públicas de meio ambiente;
II - a reciclagem é dever de todos;
III - para efetivação das ações de reciclagem, a educação ambiental nas escolas e comunidades é condição de sucesso desta estratégia.
todas as afirmativas estão corretas.
	Considerando termos ecológicos, defina corretamente os termos biótipo, biota e bioma
		
Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica; bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipos semelhantes de vegetação ou de mesmafisionomia ambiental. – CORRETA
	O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
	
	
o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
	
	Com orientação voltada para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta, conforme a ordenação de palavras: "_______________ é um termo muito utilizado pelo(a) _________________ e as empresas só estão admitindo pessoas que tenham o _________________________ para o(a) __________ que vai ocupar".
		
	
	b) Habilidade, mercado de trabalho, perfil de competências, vaga
	
	e) Competência, empresa, perfil de competências, cargo
	
	d) Habilidade, empresa, perfil de competências, cargo
	 
	c) Competência, mercado de trabalho, perfil de competências, cargo
	
	a) Competência, empresa, perfil de competências, vaga
	
	
	As etapas para a seleção por competências são:
		
	 
	construção do perfil, aplicação da avaliação e análise e decisão
Complete as lacunas do texto da escritora Maria Odete Rabaglio, descrito abaixo: "Para desenvolver um trabalho bem alinhado, caberá às Empresas definir suas ____________________________, através de indicadores como missão, visão, valores, estratégias etc. Com o fortalecimento da parceria entre _____ e gestores, a preparação da empresa para implementação de uma _______________, torna-se mais fácil, iniciando com a devida sensibilização e conscientização da alta direção".
Competências Organizacionais,RH, metodologia
Se em uma entrevista o candidato contar uma situação na qual ele deu sugestões para a mudança dos procedimentos de todo o grupo, as quais contribuíram para a satisfação do cliente. Podemos ter indícios de quatro competências. Cite-as: Foco no cliente, Foco em resultados, Iniciativa, Trabalho em equipe
O profissional com talento consegue transformar seu conhecimento em resultado. Ao comentar sobre seus projetos mostra que "põe a mão na massa", não fica esperando a coisa acontecer. Talento é o profissional que faz um bom trabalho, independentemente do tempo de experiência, apresenta resultados em curto espaço de tempo e é procurado pelo emprego e não o contrário, além depossuir análise crítica das situações e buscar desafios. O talento é o profissional que tem uma inquietação interna.
 
Explique o conceito de competências a partir do conceito de talentos:
	Talentos diz respeito aos repertórios de comportamentos que algumas pessoas dominam melhor que outras. Pessoas talentosas equilibram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. Conhecimento: saber o que tem que fazer; habilidade: saber como fazer o que tem que fazer; atitude: querer ou gostar de fazer o que tem de fazer. Importante equilíbrio entre as competências, porém hoje tem-se um grande foco nas competências comportamentais.
	
	
	A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa:
		
de forma científica do comportamento moral dos homens em sociedade
Responsabilidade ambiental é bom negócio para empresas Segundo analistas, medidas dão retorno financeiro às empresas. Investimento da indústria em controle ambiental saltou 86,4% de 1997 a 2002, diz IBGE.Com a sustentabilidade no centro do debate mundial, empresas brasileiras aproveitam a oportunidade de serem identificadas com um país rico em recursos naturais para atrair mais consumidores e investidores. Frente aos alertas de aquecimento global e esgotamento de recursos, as companhias têm feito investimentos em tecnologias limpas, programas de redução ou anulação de emissões de carbono, reciclagem, conscientização de funcionários e restrições a clientes que não respeitam o meio ambiente (disponível em www.administradores.com.br). Com base no trecho da reportagem podemos afirmar em relação a responsabilidade social ambiental:
é uma forma de aliar a forma produtiva com o respeito ao meio ambiente, alinhando a empresa às normatizações ambientais e órgãos certificadores.
	A Constituição Federal de 1988 preceitua em seu artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Estamos diante do seguinte princípio:
	
desenvolvimento sustentável.

Outros materiais